O estádio completará 50 anos em 11 de novembro de 2023. Foto: Tiago Stille/ Governo do Ceará.
A goleada do Ceará sobre o Juventude, na última rodada do Brasileirão de 2022, encerrou a temporada do Castelão, que foi, novamente, o estádio com mais jogos oficiais no Brasil. Deixou o Maracanã em 2º lugar pelo segundo ano seguido. Ao todo, foram 73 jogos na arena alencarina, sendo 38 na Série A, 13 no Nordestão, 7 no Cearense, 6 na Copa do Brasil, 5 na Sul-Americana e 4 na Libertadores. Isso contando basicamente com Ceará e Fortaleza como mandantes, com o Ferroviário, também da capital, tendo que atuar em outras praças.
Com o desgaste natural e o período chuvoso acentuado neste ano, o campo seguiu sendo alvo de críticas por parte dos jogadores, não só dos times visitantes como dos próprios times cearenses. Para 2023, no cinquentenário de inauguração do estádio e com o calendário prevendo outro grande volume de partidas, o campo será inteiramente novo. Orçada em R$ 1,95 milhão, com recursos do estado, a obra faz a segunda intervenção desde a Copa do Mundo de 2014, quando o Castelão foi reformado e modernizado.
Desde o Mundial, no entanto, esta reforma é a primeira que se estende também ao sistema de drenagem, que falhou algumas vezes, como na final da Copa do Nordeste entre Fortaleza e Sport. Segundo a Superintendência de Obras Públicas, será feita a remoção de todas as camadas do gramado, seguida pela verificação dos drenos, pela troca da manta de drenagem, recomposição das camadas de brita e areia e o plantio da grama. Chegou a ser discutida a possibilidade de grama sintética, mas as direções de Ceará e Fortaleza optaram por seguir com grama natural. Sobre a drenagem, a expectativa é que dure bem até 2028.
Estádios com mais jogos no Brasil em 2022
1º) 73 jogos – Castelão (CE)
2º) 65 jogos – Maracanã (RJ) e Mineirão (MG)
Estádios com mais jogos no Brasil em 2021
1º) 83 jogos – Castelão (CE)
2º) 68 jogos – Maracanã (RJ)
Em relação à reabertura há uma curiosidade. Apesar do encerramento mais cedo, por causa da Copa no Catar, a tendência é que o Castelão siga fechado nos dois primeiros meses de 2023. A previsão é de até 90 dias, com o início dos trabalhos no dia seguinte ao último jogo. Ou seja, pode acabar só em 11 de fevereiro, com o Cearense já em andamento. O torneio local começará em 15 de janeiro, com os clubes já avisados sobre a troca para o Presidente Vargas. E a Libertadores? O Fortaleza estreia na 2ª fase da preliminar, num duelo em ida e volta. Esses jogos estão previstos para os dias 22 de fevereiro e 1º de março. Portanto, caso a obra não atrase, o Fortaleza deverá jogar apoiado por mais de 50 mil pessoas…
Veja o início da obra para o novo campo do palco em Fortaleza, em 14 de novembro.
O Governo do Estado já iniciou as obras para a troca do gramado da Arena Castelão. A previsão é de que, entre 60 e 90 dias, o estádio volte a estar em condições de ser utilizado novamente. + pic.twitter.com/eKRi14D1o6
— Izolda Cela (@IzoldaCelaCe) November 14, 2022
Leia mais sobre o assunto
Da lanterna à Libertadores, o roteiro incrível do Fortaleza em 2022. De novo!
Cearense 2023 muda fórmula para ter mais jogos de Fortaleza e Ceará pela 46ª taça