Matheus Vargas, que vai concorrer com Jorginho, jogou os 90 min. Foto: Rafael Bandeira/Sport.
Após empatar o jogo aos 40 do 2º tempo, num lance com ex-jogadores do Fortaleza, do bom lançamento do meia Vargas à finalização precisa do ponta Edinho, o Sport fez uma blitz sobre o Maguary. Apesar da atuação modorrenta até ali, a torcida, presente em ótimo número em Bonito, foi no embalo. E o leão teve a chance de virar o jogo, 2 minutos depois. O lance, entretanto, resume os erros no futebol de “2022” e já deixa dúvidas sobre “2023”.
Num contragolpe rápido, a bola foi de pé em pé até ser ajeitada para o camisa 19, que havia sido acionado no decorrer. No caso, a bola do jogo foi para o pé de Thiago Lopes. Que fez o que cansou de fazer na temporada passada, com lembranças vivas contra Náutico e Operário, por exemplo. Bateu mal e desperdiçou “a” chance pra virar a partida. Não deu mais uma vez e ficou mesmo no empate em 1 x 1, pela 2ª rodada do Pernambucano.
Embora tenha sido a estreia do técnico Enderson Moreira, que sequer teve amistosos na pré-temporada, a utilização de peças tão questionáveis cedo assim passa a impressão de que o trabalho é o “mesmo” dos últimos meses (Claudinei…). Enderson foi contratado para levar o Sport à Série A a partir do seu currículo com três títulos da Série B na última década. Esperava-se uma arrumação da casa. Neste ponto, o excesso de oportunidades a quem nunca rende, e também tivemos Kayke de titular fazendo o mesmo, me parece uma bola fora. É cedo pra dizer? Para a quase todo o trabalho, é. Para os nomes citados, creio que não.
Reencontro após 45 anos
Esse confronto não acontecia desde 1978! Num amistoso na Ilha do Retiro, o leão venceu com gols de Cabrera e Darci. Pouco antes, a Associação Atlética Maguary havia conquistado a Série A2 de 1977, a primeira edição da história, mas não participou da elite local no ano seguinte. Inclusive, acabou desativando o seu departamento de futebol profissional por muitos anos, com esta temporada marcando, enfim, a estreia na Série A1. O curioso é que o Sport também não jogou o Estadual de 1978, se licenciando após uma briga com a FPF.
Escalação do Maguary (melhores: Chapa e Luan, autor do gol)
Wadson Chapa; Rafael Peixoto, Mateus Henrique, Feliphe Gabriel e Paulo Victor; Memo, Maykon Douglas (Ricardo Silva) e Luan Henrique (Anderson); Bruce (Kelvin), João Gomes (Gustavo Moreira) e Alan Pinheiro (Mendes). Técnico: Nelson Correia
Escalação do Sport (melhor: Edinho; piores: Thiago Lopes e Kayke)
Renan; Eduardo (Ewerthon), Rafael Thyere, Sabino e Igor Cariús (Wanderson); Fabinho (Thiago Lopes), Ronaldo e Matheus Vargas; Juba, Labandeira (Edinho) e Kayke (Gabriel Santos). Técnico: Enderson Moreira
Os dois confrontos na história (1V do leão e 1E)
1º) 14/03/1978 – Sport 2 x 0 Maguary (Ilha do Retiro), Amistoso
2º) 11/01/2023 – Maguary 1 x 1 Sport (Arthur Tavares), Estadual
Leia mais sobre o assunto
Sport vai ao “estoque” e cria uniforme em homenagem a Pelé em 2023
A tabela do Pernambucano 2023, agora com 13 clubes; 84 jogos na TV
Abaixo, assista ao primeiro gol do Sport na temporada de 2023.
GOL DE ESTREANTE! GOL DE EDINHO! 🥅 pic.twitter.com/SVW7ZDAT85
— Sport Club do Recife (@sportrecife) January 12, 2023