A situação atual das capas de clubes com milhões de seguidores em outras redes…
Apontado pelo Ibope como a rede social mais popular para o debate sobre futebol, entre tantos outros assuntos do dia a dia, o Twitter vem enfrentando uma crise desde a venda para Elon Musk, que pagou US$ 44 bilhões pela plataforma. Em 18 de novembro, após a saída de vários funcionários insatisfeitos com as novas diretrizes, colocando em xeque a funcionalidade do microblog, viralizou no Brasil uma rede social indiana chamada “Koo”, criada em 2020 e com cerca de 50 milhões de usuários. Num primeiro olhar, é basicamente uma versão genérica do Twitter.
Com muita gente criando um perfil por lá para garantir a continuidade da dinâmica no Twitter, caso a crise se alastre, já surgiram percalços antigos da internet. No caso, o registro de domínios de entidades por parte de anônimos, apenas para tentar ganhar alguma grana na venda da “@”, casos de Sport, Internacional e Athletico – esses de forma bem evidente. O blog verificou as supostas páginas de 25 clubes tradicionais do país no Koo, considerando o mesmo “user” do Twitter. Curiosamente, quase todos os nomes foram registrados em novembro de 2022, com vários falando em preço a combinar na DM – acredite se quiser. A exceção é o Vasco, que parece mesmo ser nome próprio, numa conta desde julho de 2021.
Também tem perfil até sem seguidor, mas já ativo com esse intuito de repasse. Também há versões elaboradas com mais informações e imagens, mas sem qualquer chantagem, como as contas de Ceará, Fortaleza e Náutico. Entre os principais nomes do NE, os únicos sem perfil, mesmo extraoficial, foram CRB e Sampaio. Abaixo, a confira situação de cada clube no Koo. Será que essa rede ganhará força no mercado brasileiro? Sem esperar a resposta, alguns “espertos” saíram cadastrando tudo. Só pra garantir, fiz o meu perfil lá: @cassito_z.
O nº de seguidores nos perfis registrados no Koo:
246 – Fluminense (@fluminensefc)
78 – Atlético-MG (@atletico)
50 – Cruzeiro (@cruzeiro)
39 – Fortaleza (@fortalezaec)
36 – Palmeiras (@palmeiras)
34 – Flamengo (@flamengo)
28 – Ceará (@cearasc)
21 – Botafogo (@botafogo)
14 – São Paulo (@saopaulofc)
9 – CSA (@csaoficial)
8 – Sport (@sportrecife)
6 – Grêmio (@gremio)
5 – Náutico (@nauticope)
5 – Paysandu (@paysandu)
4 – Corinthians (@corinthians)
4 – Vasco (@vascodagama)
3 – Coritiba (@coritiba)
1 – Bahia (@ecbahia)
1 – Goiás (@goiasoficial)
1 – Internacional (@scinternacional)
1 – Santos (@santosfc)
0 – Athletico-PR (@athleticopr)
0 – Remo (@clubedoremo)
0 – Santa Cruz (@santacruzfc)
0 – Vitória (@ecvitoria)