As bolas oficiais do Pernambucano e da Copa do Nordeste de 2022. Foto: Anderson Stevens/Sport.
A temporada de 2022 reserva um embate televisivo interessante na capital pernambucana nos três primeiros meses. Pela primeira vez, duas emissoras locais vão disputar horários simultâneos (ou quase simultâneos) com torneios e times locais diferentes.
Até 2017 a Globo dominava o cenário, passando tanto o Pernambucano, desde 2000, quanto o Nordestão, desde 2013. Assim, definia a grade e as suas prioridades. A partir de 2018, com o SBT tomando os direitos do NE, através da afiliada TV Jornal, surgiu uma “guerra fria”. Afinal, o duelo ainda não era literal, com a copa regional às terças e sábados e com a competição estadual nas quartas e aos domingos. Desta vez, a partir de uma reformulação interna da própria emissora da Família Marinho, haverá um choque de transmissões nas tardes de sábado – e de forma direta por 45 minutos.
Após perder (ou abrir mão…) dos direitos do Paulistão e do Carioca, a Globo suspendeu até abril a transmissão de jogos em seu horário tradicional, às 16h de domingo. Explica-se: esses campeonatos formavam a grade nacional, com a distribuição de jogos para mais de 20 estados. Assim, a faixa só deve ser retomada com o início das Séries A e B do Campeonato Brasileiro. Contudo, alguns Estaduais seguem no portfólio, mas de forma regionalizada, casos de Pernambuco e Minas Gerais. Assim, esses jogos passaram para a tarde de sábado, um horário mais flexível em termos de alterações. Num passado não muito distante, isso já era recorrente em PE durante a Série B, com os jogos substituindo o Caldeirão do Huck – hoje, o Caldeirão do Mion. Portanto, a mudança na grade nacional da Globo forçou o choque na grade estadual, via Globo Nordeste. E agora vamos ao futebol de fato, com a disputa de audiência.
Pra começar, por um motivo ruim, deverá haver uma concentração de acompanhamento na tevê. Em 10 de janeiro o governo do estado voltou a restringir o público nos jogos, com limitação de 3 mil torcedores, devido ao aumento de internações de pessoas com Covid-19 – antes, a última flexibilização já havia liberado 50% da capacidade dos estádios. O segundo ponto trata da importância dos campeonatos e escalações principais, caso a caso.
Por parte de Náutico e Sport há uma tendência de prioridade na Lampions, mas com formações máximas no PE em clássicos ou jogos decisivos, no turno e, sobretudo, no mata-mata. Fora do Nordestão e da Copa do Brasil, o Santa Cruz jogará o PE à vera em todos os jogos e deverá ser deslocado para mais jogos na tevê, até mesmo para desafogar as duas tabelas. E isso já deve ocorrer na segunda rodada do Estadual – a grade da primeira já está definida (veja abaixo). A tabela básica prevê Retrô x Sport como o único jogo no dia 29 de janeiro. Pela lógica, o jogo da Globo. Entretanto, a tabela detalhada da Copa do Nordeste já confirmou Sport x Náutico neste mesmo dia, com transmissão do SBT – e não só para o Recife, indo também aos demais estados da região.
É improvável que a FPF faça algo semelhante à bizarrice da FBF em 2020 (relembre abaixo). Então, Caruaru City x Santa, no domingo, deve ser antecipado, com Retrô x Sport sendo remanejado para outra data. Confirmando este cenário, o trio de ferro estaria na tevê aberta ao mesmo tempo. Em tese, o Clássico dos Clássicos leva a corrida pela audiência, certo? Não necessariamente, pois o último ponto da avaliação mensura a força dos canais, havendo, dentro do Grande Recife, uma diferença considerável.
Base de audiência vs qualidade do produto
Indo para 5º ano transmitindo o Nordestão, a TV Jornal registrou a sua maior audiência no torneio em 31 de março de 2021, com o Clássico das Multidões no Arruda, que terminou com vitória do Sport num pênalti aos 51 minutos do segundo tempo. Pelo roteiro, um jogo de apelo na telinha. Com pico de 26 pontos, a partida teve uma média de 21,0 pontos no Ibope, superando a marca de 18,5 pontos, também estabelecida num clássico entre rubro-negros e tricolores, mas na edição de 2020. Cada ponto corresponde a 1% da população da região metropolitana, hoje em 4 milhões. É um dado interessante, mas só se for observado de forma isolada.
Ocorre que o Campeonato Pernambucano de 2021, exibido com exclusividade na Globo, teve uma média de 21,8 pontos considerando os 12 jogos, incluindo partidas entre grandes e pequenos. Num recorte só com os clássicos, e foram seis ao todo, o índice do PE foi de 27,5 pontos, bem acima. Paralelamente à qualidade técnica em campo, há base de audiência dos canais, influenciando na “largada” das transmissões. Na Globo Nordeste, a partida, com ao apelo ou não, já começa muito à frente da TV Jornal, que luta por duas horas para alavancar o seu índice. Ou seja, veremos uma divulgação intensa dos canais (e campeonatos) envolvidos por cada ponto. Na Globo para para fixar a nova data no telespectador. E na TV Jornal para seguir lembrando que existe a opção do “canal 2” em vez do “canal 13”. Mesmo com um torneio menor, na minha opinião, a Globo larga com favorita para ter um índice geral maior aos sábados. A conferir.
Agenda de janeiro com as transmissões em tevê aberta no Grande Recife
22/01 (16h30), PE – Náutico x Íbis (Aflitos), Globo*
22/01 (17h45), NE – CRB x Sport (Rei Pelé), TV Jornal
29/01 (16h00), PE – Caruaru City x Santa Cruz (Antônio Inácio), Globo*
29/01 (17h45), NE – Sport x Náutico (Ilha do Retiro), TV Jornal
* A confirmar
O maior choque de transmissões no país aconteceu na Bahia
O choque de transmissões do futebol pernambucano na tevê aberta pode chamar a atenção, mas nada que se compare ao cenário vivido pelo Vitória em 15 de março de 2020. Na Bahia, o achatamento das tabelas do Baiano e do Nordestão aconteceu há alguns anos, com a dupla Ba-Vi variando entre times titulares e times de transição/aspirantes. Um jogando no sábado, outro no domingo. Ou uma partida no domingo e outra na segunda-feira. Contudo, o leão de Salvador acabou jogando duas vezes no mesmo dia. Na tarde daquele domingo, entrou em campo às 15h30 pela Copa do Nordeste, recebendo o River no Barradão – a partida transmitida pela TV Aratu (SBT) terminou com goleada rubro-negra, 4 x 1. Meia hora depois, começou outro jogo, em Riachão do Jacuípe, contra o Jacuipense, pelo Estadual. Neste, com exibição da Rede Bahia (Globo), derrota por 1 x 0. Audiência dividida ou não?
Leia mais sobre o assunto
A tabela detalhada do Pernambucano de 2022, com jogos na Globo aos sábados
A tabela da Copa do Nordeste de 2022, com 2 semanas entre os jogos da final