Anúncio da Betnacional
Compartilhe!

O técnico terá 33 jogos para tentar deixar o Sport acima do Z4. Chega com o time lá. Arte: Sport.

O carioca Jair Ventura é o novo técnico do Sport para o Brasileirão de 2020. Sem trabalhar em clubes há quase duas temporadas, o treinador de 41 anos foi escolhido, enfim, pelo sistema de jogo. Se vai dar certo no Sport, tomado por limitações técnicas e financeiras, é outra questão. Porém, ao menos agora há um norte em relação à proposta de jogo: no caso, com defesa compacta, com até oito jogadores atrás da linha da bola, e ataques em contragolpes. Assim, o leão tende a ter menos posse de bola, forçando os desarmes. Foi assim no melhor momento na ainda curta carreira profissional de Jair, com quase 100 jogos no Botafogo entre 2016 e 2017.

No primeiro ano, ele comandou a estrela solitária na 5ª colocação na Série A, obtendo uma vaga na Libertadores, onde fez um bom papel, chegando às quartas de final. No Bota, também com dificuldades econômicas e pressionado pelos resultados, conseguiu dar uma cara à equipe, sempre dentro de uma ótica mais defensiva – priorizava a escalação com três volantes, e o Sport mal vinha utilizando dois. No texto sobre a saída de Daniel Paulista, mais cedo, eu abordei o assunto falando do óbvio prazer do torcedor em ver um futebol ofensivo. Quando possível, claro. Quando não, há outro caminho para ser minimamente competitivo. Considerando o plantel atual do Sport, não consigo ver outra saída (ou tentativa de saída).

Voltando a Jair, o sucesso no Rio o levou ao futebol de SP, trabalhando no Santos e no Corinthians, mas em duas passagens bem curtinhas, de sete meses e dois meses, respectivamente. Ali, o sarrafo de cobrança aumentou, inclusive sobre variação tática, e o técnico não correspondeu à altura. Agora, o sarrafo volta a diminuir e Jair tende a se adequar melhor. Portanto, é uma meta dupla na mesma direção, com Sport querendo permanecer na elite e o técnico de querendo recuperar o seu mercado nesta mesma divisão. A conferir.

Torcedor rubro-negro, o que você achou da contratação de Jair Ventura para o comando técnico?

Jair Ventura como técnico profissional
Botafogo em 2016/2017 – 95 jogos, com 43V, 21E e 31D (52%)
Santos em 2018 – 39 jogos, com 14V, 10E e 15D (44%)
Corinthians em 2018 – 19 jogos, com 4V, 6E e 9D (31%)
Total – 153 jogos, com 61V, 37E e 55D (47%)

Curiosidade
Em fevereiro, quando o Sport anunciou Daniel Paulista para o lugar de Guto Ferreira, havia outro nome na mesa. Justamente o de Jair, que chegou a ficar próximo do clube, mas acabou preterido por uma escolha pessoal do presidente leonino, Milton Bivar, que cedeu à direção desta vez.

Leia mais sobre o assunto
Daniel Paulista deixa o Sport após 5 jogos na Série A, com o time sem proposta para a Série A


Compartilhe!