O caminho até a decisão de 2025 vai passar no Arruda e na Arena PE. Arte: Cassio Zirpoli.
Após 45 jogos ao longo de 9 rodadas, foi encerrada a primeira fase do Campeonato Pernambucano de 2025, com seis dos dez clubes avançando ao mata-mata. Com a liderança absoluta assegurada na última rodada, o Santa Cruz pulou diretamente para a semifinal. No embalo do anúncio da SAF, que ainda não foi implantada, o time coral teve 74% de aproveitamento, superando o favoritismo dos dois arquirrivais. Por sinal, Sport (Série A) e Náutico (Série C) terão que disputar as quartas de final. Isso porque o Maguary, da cidade de Bonito e ainda sem divisão nacional, surpreendeu e terminou na vice-liderança.
Quartas de final no YouTube
Dos seis classificados à fase decisiva deste ano, quatro terão que largar nas quartas, com disputas em jogos únicos: Náutico (3º) x Retrô (6º) nos Aflitos e Sport (4º) x Decisão (5º) na Ilha. Os dois jogos das quartas serão realizados no meio do Carnaval, mas de portões fechados, devido à falta de efetivo da Polícia Militar no Recife. Lembrando que tanto a semifinal e quanto a final serão no sistema de “ida e volta”, replicando o modelo do ano passado. Na semifinal, o chaveamento terá 1º versus 4º ou 5º e 2º versus 3º ou 6º.
Abaixo, confira a tabela completa do mata-mata do Estadual de 2025. Em relação às transmissões, a Rede Globo vai focar na semifinal e na final, já que não tem grade disponível para o futebol local durante o período carnavalesco. Assim, o GOAT deve transmitir as partidas das quartas de final – o canal do YouTube também irá transmitir a decisão.
Trio de Ferro ganhou 88% dos títulos
No mata-mata, o mando de campo respeitará sempre as melhores campanhas na primeira fase. Na semifinal, portanto, Santa Cruz e Maguary farão o segundo jogo em casa, no Arruda e na Arena Pernambuco, respectivamente. Não será em Bonito? Segundo o Artigo 31 do regulamento, a capacidade mínima na semifinal é de 10 mil lugares, mas o Estádio Arthur Tavares só comporta 5 mil. Caso as disputas nas fases eliminatórias terminem em igualdade, na pontuação e no saldo de gols, a definição será nos pênaltis. Inclusive foi assim nas duas semifinais de 2024, com Sport x Santa (dois empates) e Náutico x Retrô (1 x 0 pra cada).
Das 110 edições já realizadas na história da Série A1, os três grandes clubes do Recife levaram 97 taças, ou 88,1% do total. Foram 44 títulos do Sport (atual bicampeão), 29 do Santa Cruz (último em 2016) e 24 do Náutico (último em 2022). Entre os demais classificados em 2025, só o Retrô chegou perto, com dois vices. No formato com mata-mata obrigatório, em vigor desde 2010, foram 6 títulos do Sport, 5 do Santa, 3 do Náutico e 1 do Salgueiro.
Cinco vagas nacionais em disputa
Vale lembrar que as três vagas locais na Copa do Brasil de 2026 serão dadas ao campeão, ao vice e ao 3º lugar na classificação final do PE. Garantido no mínimo na 3ª posição, o Santa já tem vaga. Na Série D são duas vagas. Uma delas já é praticamente do Tricolor, que só ficará de fora se a final for Maguary x Decisão, os outros concorrentes. E o Nordestão? Em tese, o campeão vai à próxima edição, mas a nova distribuição ainda não foi confirmada pela CBF.
Leia mais sobre o assunto
Folhas dos elencos do Pernambucano 2025 custam quase R$ 9 milhões; veja valores
Quartas de final
02/03 – Sport (4º) x (5º) Decisão (Ilha do Retiro), GOAT
03/03 – Náutico (3º) x (6º) Retrô (Aflitos), GOAT
Semifinal
08/03 (ida) – 4º ou 5º vs Santa Cruz (a definir), Globo
09/03 (ida) – 3º ou 6º vs Maguary (a definir), GOAT
15/03 (volta) – Santa Cruz vs 4º ou 5º (Arruda), Globo
16/03 (volta) – Maguary vs 3º ou 6º (Arena Pernambuco), GOAT
Final
22/03 (ida) – Jogo a definir; Globo e GOAT
26/03 (volta) – Jogo a definir; Globo e GOAT*
* A data da grande decisão poderá ser remarcada