Paulo Sérgio marcou o gol, mas também recebeu o 3º amarelo. Foto: Gabriel França/Náutico.
Fechando a 7ª rodada da Copa do Nordeste, na noite de domingo, o Náutico precisava de uma vitória simples para chegar à vice-liderança do Grupo B. A bronca era o desafio técnico, tendo o CRB pela frente. O organizado time alagoano havia começado a rodada como líder do Grupo AA, mas também estava forçado a vencer para terminar novamente na ponta. Num jogo com 25 finalizações entre certas e erradas, sendo 14 x 11 para o visitante, o empate em 1 x 1 acabou não agradando tanto, creio, ainda que ambos sigam na zona de classificação ao mata-mata e dependam apenas de suas forças.
No 1º tempo, o Náutico teve mais volume, saindo um da característica, não necessariamente boa, de Allan Aal. Na ocasião, o scout de finalizações apontou 8 x 5 para o mandante. Porém, o CRB de Daniel Paulista, que acertou a trave com Anselmo Ramon, foi mesmo mais perigoso na cara do gol. Aos 46, um recuo malfeito de Luiz Paulo virou uma chance fatal para Gegê.
Náutico só melhorou com as alterações
A chance de subir na tabela, com a benesse do mando de campo nas quartas, passava a ser uma saída do G4, já que a Juazeirense ia vencendo o River em jogo paralelo. Essa dificuldade em se afirmar numa chave de pontuação baixíssima somada à má performance recorrente levou a torcida do timbu a uma atitude incomum. Ray Vanegas, que de fato vem mal, foi acionado ainda no 1º tempo e entrou sob vaias. Esta era o nível pressão.
Apesar deste caldeirão, a reação no 2º tempo não demorou. Numa boa trama aos 12, Paulo Sérgio pegou um cruzamento rasteiro e acertou de primeira, igualando o placar – veja os gols abaixo. Curiosamente, o scout de finalizações retratou o mesmo cenário da etapa inicial. Ou seja, o time acuado marcou o gol e o outro finalizou mais, com o CRB tendo 9 x 3.
Recalculando a rota na classificação
Com o empate, o CRB chegou a 12 pontos e terminou a penúltima rodada em 2º lugar no Grupo A, a 2 pontos do Sport. O curioso é que esse pontinho para o alvirrubro de Maceió eliminou o alvirrubro de Natal. E o América, agora sem chances de entrar no G4, é o adversário do Náutico na última rodada, que terá oito jogos simultâneos na quarta-feira.
Uma vitória simples na Arena das Dunas classifica o time pernambucano, que agora tem 7 pontos. Porém, está no limite. Em caso de empate precisará secar dois times: Juazeirense e Treze, ambos com 6. Já o CRB receberá o Altos, sendo favorito para avançar, inclusive com o mando de campo no Rei Pelé na próxima fase. Nem Náutico nem CRB tinham como obter a classificação antecipada hoje, mas havia chance de ficar numa condição melhor…
Escalação do Náutico, 1 (melhor: Paulo Sérgio; pior: Vanegas)
Vágner; Arnaldo, Guilherme Matos, Rafael Vaz e Diego Matos (Ray Vanegas e depois Thalissinho); Sousa, Marco Antônio (Wendel Lessa) e Patrick Allan (Marcos Júnior); Cléo Silva (Kauan Maranhão), Luiz Paulo e Paulo Sérgio. Técnico: Flávio Ribeiro
Escalação do CRB, 1 (melhor: Anselmo Ramon)
Matheus Albino; Hereda, Fábio Alemão, Saimon e Willian Formiga (Matheus Ribeiro); Falcão (João Pedro), Rômulo (Caio César) e Gegê; Mike (Labandeira), Léo Pereira (Welder) e Anselmo Ramon. Técnico: Daniel Paulista
Histórico geral de Náutico x CRB
68 jogos (todos os mandos)
32 vitórias pernambucanas (47,0%)
18 empates (26,4%)
18 vitórias alagoanas (26,4%)
Leia mais sobre o assunto
Estudo aponta Náutico e CRB entre os 40 clubes mais valiosos do Brasil; veja o ranking
Abaixo, assista aos dois gols do empate no Estádio Eládio de Barros Carvalho.
Gegê e Paulo Sérgio. Um gol para cada lado nos Aflitos. Se liga na rede balançando no confronto alvirrubro. 🔴⚪⚽ pic.twitter.com/AV3US05NtS
— Copa do Nordeste (@CopaNordesteCBF) March 25, 2024