Autor do gol no Clássico dos Clássicos, Patrick marcou de novo. Foto: Gabriel França/Náutico.
Abrindo o mata-mata do Campeonato Pernambucano, o Náutico venceu o Afogados por 2 x 0 e avançou para a semifinal, onde enfrentará o Retrô. Apoiado por 10.444 torcedores numa noite de sexta-feira, após duas mudanças de data, o alvirrubro foi superior no primeiro tempo e recuou excessivamente no segundo – mesmo sem ser pressionado. Os gols saíram nos acréscimos de cada etapa, com Patrick Allan dando sentido ao volume de jogo no 1T e Paulo Sérgio convertendo uma penalidade no 2T, que na minha visão não existiu – veja os lances abaixo. O camisa 9 acabou sendo expulso na comemoração, ao fazer o gesto da torcida uniformizada, que é uma “dedada”. Será um desfalque pesado na próxima fase.
Timbu despacha Afogados pela 3ª vez
O Náutico bateu o time sertanejo duas vezes nesta edição e segue invicto no confronto, agora com dez jogos. O Afogados havia chegado às quartas após uma virada incrível. Precisando vencer na última rodada, perdia por 2 x 0 até os acréscimos e virou. Nos Aflitos, porém, o milagre passou longe de acontecer novamente. Por sinal, esta foi a terceira vez que os clubes se enfrentaram no mata-mata. Deu Náutico em todas as vezes. Antes, já havia passado nas quartas de 2018, fazendo 1 x 0, e na semifinal de 2019, fazendo 2 x 0.
Com a classificação, o alvirrubro também deu um passo importante para obter a vaga na Copa do Brasil de 2025 – torneio em que está ausente em 2024. Para conseguir de forma direta, o time ainda precisa avançar à decisão do Estadual de 2024. Caso caia na semifinal, ficará com a vaga se o Sport for finalista, pois assim acabaria em 3º lugar.
Tira-teima na semifinal do PE
Embora tenha feito uma boa campanha na primeira fase do Pernambucano, com 6V, 2E e 1D, o Náutico foi obrigado a jogar nas quartas de final porque ficou atrás de Sport (1º) e Retrô (2º), que foram direto à semifinal. No caso do clube-empresa de Camaragibe, a diferença foi só no saldo de gols, com +13 vs +8. Sem contar a ultrapassagem na penúltima rodada, quando a fênix venceu o confronto direto em São Lourenço da Mata.
Inclusive, aquele resultado no turno valeu a vantagem no curto histórico entre os times, com 3V do Retrô, 2E e 2V do Náutico. Agora, então, o reencontro com uma cara decisiva, ainda mais após a troca de farpas entre as gestões. Ao clube timbu pesa a favor, claro, a decisão do Estadual de 2022, quando levou a melhor. Assim como aquela final, a semifinal será em ida e volta. Pela tabela oficial, os jogos serão nos Aflitos em 10/03 e na Arena PE em 17/03.
Escalação do Náutico, 2
Vágner; Arnaldo, Joécio (Guilherme Matos), Rafael Vaz e Diego Matos; Lorran, Marco Antônio e Patrick Allan; Evandro (Fernandinho), Júlio César (Thalissinho) e Paulo Sérgio. Técnico: Allan Aal
Escalação do Afogados, 0
Danilo; Felipe Pacajus, Gabriel Alves, Artur e Weslley; Jordan (Robinho), Alemão e Fernandinho (James Dean); Palominha, Danilo Bala (Erik Mendes) e Rodrigo Carvalho. Técnico: Pedro Manta
Histórico geral de Náutico x Afogados
10 jogos (todos os mandos)
7 vitórias alvirrubras (70%)
3 empates (30%)
0 vitória sertaneja (0%)
Leia mais sobre o assunto
Folhas dos elencos do Pernambucano 2024 custam cerca de R$ 5 milhões; veja valores
Abaixo, assista ao gol de Patrick Allan, aos 48 minutos do primeiro tempo.
É O HOMI 🔥🔥🔥🔥 https://t.co/sFF2e9809k pic.twitter.com/FuGddaacYu
— Náutico (@nauticope) March 2, 2024
Agora, veja o gol de pênalti de Paulo Sérgio, aos 49 minutos do primeiro tempo.
MEU 9️⃣ CRAVA Y CRAVA 🔥🔥🔥 https://t.co/RVGx6MRpp3 pic.twitter.com/6yTHPp3rbi
— Náutico (@nauticope) March 2, 2024