Obs. Não pude assistir ao jogo. Aqui, trato o contexto. Foto: Gabriel França/Náutico.
Sem deslanchar na Série C, o Náutico empatou com o Caxias em 2 x 2, nos Aflitos, e segue fora do G8, o grupo de classificação à fase decisiva. O time pernambucano já havia começado a rodada a dois pontos de distância, mas agora está a três (8 x 11). E com a concorrência cada vez maior, tanto que figura no modesto 11º lugar. Mesmo considerando que o clube tem um jogo a menos, a performance segue preocupando.
Neste domingo, o pressionado time de Mazola até abriu o placar. Marcou no primeiro minuto do 2º tempo, através de Paulo Sérgio. O centroavante chegou a 6 gols no Brasileirão e a 12 na temporada. Ocorre que o time gaúcho, que também não vive boa fase, virou depois. Só não impôs um revés ao timbu porque Gustavo Maia empatou aos 45 minutos – veja abaixo. O empate amenizou a situação no domingo, mas, à vera, o resultado foi um fiasco para o Náutico, que somou apenas 4 pontos dos últimos 15 disputados.
Ainda sobre o jogo, vale pontuar como curiosidade que este confronto não acontecia há 19 anos. Curiosamente, os quatro jogos anteriores foram numa divisão acima, na Série B. Observando agora a sequência da Série C, o alvirrubro voltará a jogar em Rosa e Silva na 9ª rodada. Enfrentará o lanterna da Terceirona. Até o momento, o Floresta sequer pontuou. Ainda que o cenário seja o mais acessível possível, o nível de competitividade do Náutico não vem injetando tanta confiança assim. De toda forma, é mais uma oportunidade para tentar “voltar” à disputa de fato.
Escalação do Náutico, 2
eferson Romário; Arnaldo (Marco Antônio), Iran, Rafael Vaz e Luiz Paulo (Luan); Sousa, Renato Alves e Andrey (Patrick Allan); Thiago Lopes (Kauan), Gustavo Maia e Paulo Sérgio. Técnico: Mazola Júnior
Escalação do Caxias, 2
Zé Carlos; Marcelo, Dirceu (Lucas Ryan), Lucas Cunha e Mendes; Barba, Pedro Cuiabá, Emerson Martins (Elyeser) e Tomas Bastos; Galvan (Gabriel Silva) e Álvaro (Vinícius Spaniol). Técnico: Argel Fuchs
Os cinco jogos na história do confronto
1º) 14/09/2002 – Caxias 0 x 0 Náutico (Série B)
2º) 11/07/2003 – Caxias 0 x 4 Náutico (Série B)
3º) 22/06/2004 – Caxias 2 x 3 Náutico (Série B)
4º) 10/09/2005 – Náutico 3 x 1 Caxias (Série B)
5º) 09/06/2024 – Náutico 2 x 2 Caxias (Série C)
Scout: 3V do Náutico e 2E
Leia mais sobre o assunto
A tabela do Náutico na Série C do Brasileirão 2024, com 19 jogos e transmissões na TV
Abaixo, assista ao gol de Gustavo Maia, que empatou o jogo nos acréscimos.
GOOOLAÇO!! VAMOOOOOS https://t.co/YRb1ARA03P pic.twitter.com/iIZtezNP16
— Náutico (@nauticope) June 9, 2024