O chute que definiu o resultado na noite em Rosa e Silva. Foto: Kleber Soares/cortesia.
Abrindo a 5ª rodada da Copa do Nordeste, o Náutico foi derrotado pelo River do Piauí por 1 x 0, nos Aflitos, e complicou bastante a sua situação. Agora, terá que esperar os demais jogos para saber se continua no G4 do Grupo B. Obviamente, precisará secar bastante, numa consequência direta da falta de consistência como mandante. Este foi o terceiro jogo do timbu em casa. Somou apenas 1 ponto dos 9 disputados, perdendo de Botafogo-PB e River por 1 x 0 e empatando com o misto do Ceará em 0 x 0. Ou seja, sequer balançou as redes.
Semifinalista do Pernambucano, tendo um confronto em dois jogos contra o Retrô a partir do fim de semana, o Náutico foi a campo com a força máxima à disposição, tendo o jovem Thalissinho como novidade entre os titulares. Contudo, diante de 5.319 torcedores nesta terça-feira, o time praticou um futebol modorrento, de pouquíssima profundidade e efetividade no ataque. Das 10 finalizações, apenas 4 foram na barra.
15 dias até o clássico pela Lampions
O River nem chegou com tanto perigo também, mas teve duas boas chances no 1T, e mais duas no 2T, acertando o travessão em uma e marcando na outra. Bastou. O gol do River saiu aos 26 minutos, num pênalti batido pelo atacante Felipe Pará. Depois disso, o Náutico só assustou numa cobrança de falta de Vanegas, já nos acréscimos. Em parte, isso ocorreu pelo bom papel defensivo do River, com 14 desarmes certos – o Náutico teve a metade.
Com apenas 5 pontos no torneio, tendo 1 vitória, 2 empates e 2 derrotas, o alvirrubro agora terá que buscar a recuperação no Clássico dos Clássicos na Arena Pernambuco, daqui a 15 dias. Até lá, o ambiente no clube será dosado pelo que fará no mata-mata do Estadual.
Liderança provisória do River
Este resultado marcou a primeira vitória da história do River nos Aflitos. Com isso, manteve o ótimo histórico geral no confronto. O clube piauiense segue invicto contra o Náutico, tendo duas vitórias e dois empates. E olhe que apenas uma partida aconteceu em Teresina, há 45 anos! Para o Nordestão, o triunfo valeu a liderança provisória no Grupo A, onde soma 9 pontos. Mantendo a ponta ou não, uma coisa é certa: River terminará a 5ª rodada no G4.
Escalação do Náutico, 0
ágner; Arnaldo, Guilherme Matos (Robson Reis), Rafael Vaz e Diego Matos (Luiz Paulo); Lorran (Marco Antônio), Marco Antônio e Patrick Allan; Júlio César (Ray Vanegas), Thalissinho (Fernandinho) e Paulo Sérgio. Técnico: Allan Aal
Escalação do River, 1
Joanderson; Vivico, Mingoti, Leandro Amaro (Iago Felipe) e Izaldo; Darlan Bispo, Guilherme Escuro, Doda e Ronald; Felipe Pará e Crislan (Ju Alagoano). Técnico: Dico Woolley
Os quatro jogos na história do confronto
1º) 30/10/1979 – River 3 x 1 Náutico (Brasileirão)
2º) 27/09/2000 – Náutico 0 x 0 River (Copa João Havelange)
3º) 23/01/2020 – Náutico 1 x 1 River (Nordestão)
4º) 05/03/2024 – Náutico 0 x 1 River (Nordestão)
Scout: 2V do River e 2E
Leia mais sobre o assunto
Estudo aponta o Náutico entre os 30 clubes mais valiosos do Brasil; veja o ranking
Abaixo, assista ao gol de Felipe Pará, que valeu a vitória piauiense no Eládio.
OLHA O @riveracoficial AÍ! ⚽
Gol solitário que valeu MUITO para o Galo Carijó! 🐓 Felipe Pará balançou as redes para o time visitante. pic.twitter.com/ryhw36XmMd
— Copa do Nordeste (@CopaNordesteCBF) March 6, 2024