Por reclamação, Jobson foi expulso e deixou o timbu com 10. Foto: Celso da Luz/Criciúma.
Num jogo de tudo ou nada, o Náutico perdeu do Criciúma por 2 x 1, no interior catarinense, e somou 10ª derrota consecutiva como visitante na Série B. Com apenas 30 pontos, na lanterna da competição e a 7 pontos do Novorizontino, o 16º lugar (que ainda jogará), o bicampeão pernambucano agora só pode chegar a 42 pontos. Isso se vencer os quatro jogos restantes. Na prática, está virtualmente rebaixado à Série C.
No Heriberto Hulse, o time tentou dimensionar a importância do confronto contra o tigre. Ou pelo menos parte do time. No segundo tempo, quando o jogo estava 1 x 1, após o alvirrubro buscar o empate com Everton Brito, o meia Jobson foi expulso de maneira tola. Amarelo pela falta e outro amarelo por xingar o árbitro após a marcação. No último Clássico dos Clássicos, na Ilha, o jogador foi duro na entrevista na tevê após o jogo. Na ocasião, falou, e repetiu, que só deveria ficar no Náutico quem quisesse jogar no BR. Nesta noite, não pareceu que o próprio Jobson estivesse querendo.
O cartão vermelho aos 25 minutos sobrecarregou um time já pressionado, pela classificação e pelas deficiências técnicas evidentes, como a defesa, agora com 54 gols sofridos em 34 rodadas – média de 1,58. Embora o goleiro Jean tenha chegado já no encerramento da última janela de contratações, ele já tem a sua parcela de culpa nesses números. Bastante indeciso na bola aérea, o goleiro acabou socando uma nos pés de Lohan, que definiu a vitória do Criciúma na reta final. Apesar do risco de rebaixamento em 97,0% (UFMG), 98,0% (Infobola) e 98,6% (Chance de Gol), num cálculo antes mesmo de a bola rolar, o destino do Náutico ainda não será selado, matematicamente, nesta rodada. Contudo, é muita coisa remando contra…
Náutico em 34 rodadas na Série B de 2022
Mandante – 17 jogos; 6V, 4E e 7D (22 pts e 43.1%)
Visitante – 17 jogos; 2V, 2E e 13D (8 pts e 15.6%)
Escalação do Criciúma (melhores: Hygor e Lohan)
Gustavo; Cristovam (Claudinho), Rodrigo, Rayan (Oswaldo Henríquez) e Marcelo Hermes (Hélder); Rômulo, Arilson e Ítalo Melo; Hygor, Fellipe Mateus (Lucas Poletto) e Caio Dantas (Lohan). Técnico: Cláudio Tencati
Escalação do Náutico (piores: Jobson, Jean e Amarildo)
Jean; Victor Ferraz, Anilson, Arthur Henrique e João Lucas; Djavan (Thomaz), Jobson, Richard Franco (Júnior Tavares) e Jean Carlos (Júlio Vítor); Everton Brito (Ralph) e Amarildo (Pedro Vítor). Técnico: Dado Cavalcanti
Histórico geral de Criciúma x Náutico (todos os mandos)
21 jogos
6 vitórias alvirrubras (28,5%)
5 empates (23,8%)
10 vitórias catarinenses (47,6%)
Leia mais sobre o assunto
A tabela de jogos do Náutico no Campeonato Brasileiro da Série B de 2022
Náutico aciona antigo consórcio da Arena PE e pede R$ 14 milhões
Abaixo, assista aos três gols em Criciúma, num vídeo do perfil da Série B no Twitter.
Os gols do triunfo carvoeiro no Majestoso! 🐯 #CRIxNAU
⚽ Hygor e Lohan (CRI); Everton Brito (NAU)
🎥 @canalpremiere pic.twitter.com/68njsBWCAQ
— Brasileirão SportingBet – Série B (@BrasileiraoB) October 8, 2022