Em boa fase e de contrato renovado, Júlio vai se firmando no ataque. Foto: Tiago Caldas/Náutico.
Com bastante tranquilidade, o Náutico venceu o Fluminense de Teresina por 2 x 0 e assumiu a liderança da Copa do Nordeste, no encerramento da 3ª rodada. Com 7 pontos em 9 disputados, o bicampeão pernambucano recuperou a dianteira do Grupo B e já se isolou na ponta. O campeão piauiense foi um adversário inédito na história alvirrubra, considerando as 5.014 partidas disputadas pelo time principal do clube de Rosa e Silva desde 1909. Neste primeiro encontro, nos Aflitos, pouco fez.
O Náutico foi bem superior no 1T. Pressionou bastante o Fluminense, usando as laterais, mas sobretudo o lado direito, com a dobradinha de Victor Ferraz e Kayon, ou experiência e juventude, funcionando bem. Ainda assim, o primeiro gol saiu curiosamente num passe do lado esquerdo, após inversão da direta, com Diego Matos abriu o placar aos 21 minutos. A tranquilidade na postura dominante somada à vantagem no placar acabou deixando o jogo até moroso, mas o timbu ampliou ainda no 1T. No último lance antes do intervalo, Kayon escorou um lançamento de Souza e deixou Júlio a 1 centímetro da linha para mandar para as redes. De base pra base – abaixo, veja os dois gols da noite.
O 2T foi um jogo de controle, com Dado aproveitando até para fazer testes e poupar jogadores. Não houve reação de fato do Flu, que vinha invicto na Lampions. Nesta temporada, este foi o 11º jogo do Náutico, que só perdeu uma vez até aqui, justamente na primeira apresentação do ano, pelo Estadual. Ao todo, o alvirrubro tem 5 vitórias, 5 empates e 1 derrota, somando NE (2V, 1E e 0D) e PE (3V, 4E e 1D). Mesmo com o Carnaval batendo à porta, este não foi o último jogo do Náutico antes da parada. O time vai jogar em pleno Sábado de Zé Pereira, mas lá em São Luís, contra o Sampaio Corrêa, também pela Lampions.
Escalação do Náutico (melhores: Kayon, Villero e Souza)
Vágner; Victor Ferraz, Anilson, Paulo Miranda e Diego Matos (Alan Cardoso); Juan Gauto (Jean Mangabeira), Souza (Lucas Paraíba), Gabriel Santiago (Nathan); Kayon, Paulo Villero e Júlio (Régis Tosatti). Técnico: Dado Cavalcanti
Escalação do Fluminense-PI
Jeferson; Lucão, Weverton, Gabriel Biloca (Maurício) e Lucas Manga; Pio (Nathan Cachorrão), Elivelton, Bismarck (Gabriel Vieira) e Janeudo (Carlinhos); Denis (Augusto) e Matheus. Técnico: Eduardo dos Santo
Histórico do Náutico na Copa do Nordeste (até 15/02/2023)
14 participações
119 jogos (181 GP e 147 GC, +34 SG)
48 vitórias, 37 empates e 34 derrotas
Leia mais sobre o assunto
A tabela completa da Copa do Nordeste de 2023, com todas as transmissões
Abaixo, veja o primeiro gol do Náutico nos Aflitos, que recebeu 3.729 torcedores.
É CAAAAAAIXA https://t.co/kVYCa2oyQP pic.twitter.com/T1scmhK5ip
— Náutico (@nauticope) February 16, 2023
Agora, assista ao segundo gol. De Kayon ou de Júlio?
Fiquei na dúvida de quem foi o gol 😂😅 https://t.co/qiXBoJQPk3 pic.twitter.com/rqf6KoSTdk
— Náutico (@nauticope) February 16, 2023