Obs. Não pude assistir ao jogo inteiro. Aqui, trato o contexto. Foto: Paulo Paiva/Náutico.
O Náutico começou a última rodada do Nordestão em 4º lugar no Grupo B, precisando vencer para não correr risco de sair do G4. Nos Aflitos, com a atmosfera favorável, o timbu encarou o Ferroviário, já classificado e então invicto, com 3V e 4E. Crescendo de produção, o timbu derrubou a invencibilidade do time cearense, fazendo 3 x 2, e obteve o 5º resultado positivo seguido, somando Estadual (3), Nordestão (1) e Copa do Brasil. Com isso, o time de Dado Cavalcanti chegou a 13 pontos, tendo 4V, 1E e 3D, e terminou em 3º, avançando ao mata-mata da Lampions. Também assegurou uma premiação de R$ 500 mil.
Sob chuva, o timbu abriu vantagem no 1T, com dois gols do centroavante Jael. Marcou em duas cabeçadas na pequena área após cruzamentos de Victor Ferraz e Souza. No 2T, Souza ampliou de pênalti. Ou seja, valeu a a experiência nos Aflitos. Sobretudo depois que o Ferrão reagiu, com 2 gols e mais 10 minutos de pressão para tentar o empate. Não conseguiu.
Os caminhos do timbu para o título inédito
Com os demais resultados na 8ª rodada da Lampions, realizada de forma simultânea na noite desta quarta, o Náutico já tem o caminho definido na luta pelo título inédito. Nas quartas de final, o atual bicampeão pernambucano irá encarar o ABC já neste fim de semana – a CBF ainda irá detalhar. A partida será no Frasqueirão, pois o timbu ficou 1 ponto atrás do clube potiguar. Caso avance, o timbu pegará o vencedor de Sport x CRB, com mando incerto.
Numa hipotética final, em ida e volta, os adversários podem ser Ceará, Sergipe, Fortaleza e Ferroviário. Desde a volta da Copa do Nordeste ao calendário oficial da CBF, em 2013, esta é a 3ª classificação do clube de Rosa e Silva às quartas. O Náutico conseguiu avançar à semifinal nas duas anteriores, ambas fora de casa, sendo a última no ano passado, quando acabou em 3º lugar. Qual é a sua opinião sobre as chances do alvirrubro na edição de 2023?
Escalação do Náutico
Vágner; Diego Ferreira, Paulo Miranda (Anilson), Odivan e Diego Matos; Jean Mangabeira, Victor Ferraz (Nathan) e Souza; Kayon (Régis Tosatti), Paul Villero (Richarles) e Jael (Júlio). Técnico: Dado Cavalcanti
Escalação do Ferroviário
Douglas Dias; Rodrigo Negueba, Roni Lobo, Éder Lima e Zé Carlos (Kiuan); Linconl, Thalison e Thiaguinho (Juninho Quixadá); Deizinho, Erick Pulga e Ciel. Técnico: Paulinho Kobayashi
Histórico geral de Náutico x Ferroviário
15 jogos (todos os mandos)
10 vitórias pernambucanas (66,6%)
2 empates (13,3%)
3 vitórias cearenses (20,0%)
Histórico do Náutico na Copa do Nordeste
124 jogos em 14 participações até 22/03/2023
50 vitórias, 37 empates e 37 derrotas
188 GP e 156 GC, +32 SG
Leia mais sobre o assunto
A tabela completa da Copa do Nordeste de 2023, com todas as transmissões
Abaixo, veja o 1º gol de Jael no jogo, aos 25/1T.
Ver essa foto no Instagram
Agora, veja o 2º gol de Jael, aos 42/1T.
Ver essa foto no Instagram
Por fim, o gol de Souza, de pênalti, aos 20/2T. Foi o 6º gol dele na temporada.
Ver essa foto no Instagram