Anúncio da Betnacional
Compartilhe!

Kuscevic (Chile), Kervin (Venezuela) e Arias (Colômbia)

Kuscevic, Kervin e Arias foram confirmados na convocação final para a Copa América 2024.

A Copa América de 2024 terá a presença de 34 jogadores em atividade no Campeonato Brasileiro, sendo 32 na Série A e 2 na Série B. Desses, apenas quatro na Seleção Brasileira. Os demais estão espalhados nos times do Uruguai (6), Venezuela (6), Colômbia (5), Equador (5), Paraguai (4), Chile (3) e Bolívia. Dos 20 clubes da primeira divisão, 15 tiveram pelo menos um atleta convocado para a 48ª edição da competição, que será realizada nos Estados Unidos entre 20 de junho e 14 de julho. Já na segunda divisão foram lembrados Santos e Ponte.

O clube que mais cedeu nomes foi o Flamengo, com cinco. Depois vieram São Paulo (4), Atlético-MG (3), Inter (3) e Palmeiras (3). E esta lista também contempla o Nordeste, com dois jogadores do Fortaleza, o zagueiro chileno Kuscevic e o atacante venezuelano Kervin, e um do Bahia, o lateral-direito Santiago Arias. Assim, cresceu o histórico da região em relação ao Sul-Americano/Copa América, em disputa há 108 anos. Até hoje foram 31 convocações de clubes do NE. Só para a Canarinha, a região contribuiu com 26 jogadores, com o primeiro sendo chamado em 1923, vindo do Botafogo de Salvador, e o último em 1995, do Vitória.

Curiosamente, as cinco convocações de estrangeiros foram justamente as últimas cinco. Em 2024, o Fortaleza tornou-se o primeiro clube do NE a ter jogadores em duas seleções diferentes numa mesma edição, enquanto o Bahia quebrou um jejum de 33 anos desde a última presença de um tricolor. Ao todo, oito edições do torneio continental tiveram jogadores que estavam atuando na região – veja abaixo. Sobre a lista completa de convocados da Série A de 2024, vale conferir o levantamento de Thiago Minhoca.

1 jogador em 1923

O zagueiro Mica, do Botafogo de Salvador e titular na seleção baiana, foi chamado para a 7ª edição do Campeonato Sul-Americano, que foi realizado no Uruguai. Mica também foi o primeiro jogador a ser convocado diretamente do Nordeste para a Seleção Brasileira.

22 jogadores em 1959

A CBD, a precursora da CBF, convidou a FPF para montar a Seleção Brasileira para o Sul-Americano Extra de 1959, no Equador. É exatamente isso que você leu. Assim, foram 22 jogadores em atividade em Pernambuco. Todos do Trio de Ferro. Foram 10 nomes do Santa Cruz: Biu, Clóvis, Dodô, Geroldo, Goiano, Moacir, Servílio, Tião, Valter Serafim e Zé de Mello. Mais 7 jogadores do Náutico: Elias, Fernando Florêncio, Geraldo José, Givaldo, Paulo Pisaneschi, Waldemar e Zequinha. E o Sport completou a lista com 5 atletas: Bria, Édson, Elcy, Traçaia e Zé Maria. Apelidada de “Cacareco” pela imprensa do Sudeste, a Seleção ficou em 3º lugar.

1 jogador em 1989

Campeão brasileiro pelo Bahia em 1988, o atacante Charles foi convocado para a Canarinha na janela de inscrições da segunda fase da Copa América, após pressão popular – e fazia bastante sentido. O jogador foi campeão sul-americano, mas não chegou a entrar em campo.

1 jogador em 1991

Na edição seguinte, o Bahia voltou a ter um jogador convocado. O rápido atacante Luiz Henrique teve participação efetiva na campanha do Brasil, que terminou como vice-campeão no Chile. Disputou 5 jogos, sendo titular na fase final, e marcou 2 gols.

1 jogador em 1995

Revelado no próprio Vitória, o lateral-direito Rodrigo foi convocado para a Copa América de 1995, no Uruguai. O jogador ficou no banco de reservas da Seleção Brasileira e acabou vice-campeão. Foi vendido para o Bayer Leverkusen, da Alemanha, logo depois.

1 jogador em 2004

Pouca gente deve lembrar, mas o atacante peruano Maestri foi chamado para a Copa América durante a breve passagem no Vitória. Jogando pela seleção anfitriã em 2004, ele fez 3 jogos e marcou 1 gol. O Peru parou nas quartas de final.

1 jogador em 2016

A Copa América completou 100 anos com uma edição especial nos Estados Unidos, a primeira no país. O Chile contou com um atleta do Sport. Convocado às pressas para substituir o lesionado Matías Fernández, Mark González ainda fez dois jogos na campanha do título, entrando nas quartas e na semifinal. Até hoje, Mark é o único campeão saindo do NE a disputar jogos.

3 jogadores em 2024

Esta foi a edição mais “estrangeira”. Afinal, foram três jogadores de três países diferentes. Enquanto o chileno Kuscevic e o venezuelano Kervin, do Fortaleza, vão pela primeira vez, o colombiano Santiago Arias, do Bahia, disputará a Copa América pela 4ª vez! Antes, esteve nas edições de 2015, 2016 e 2019.

Clubes com mais convocados para Copa América

1º) 10 jogadores – Santa Cruz (BRA 10)
2º) 7 jogadores – Náutico (BRA 7)
3º) 6 jogadores – Sport (BRA 5 e CHI 1)
4º) 3 jogadores – Bahia (BRA 2 e COL 1)
5º) 2 jogadores – Fortaleza (CHI 1 e VEN 1) e Vitória (BRA 1 e PER 1)
7º) 1 jogador – Botafogo-BA (BRA 1)

Leia mais sobre o assunto
Estádios do Super Bowl entram na rota da Copa América de 2024. Final na Flórida…


Compartilhe!