A Arena Pernambuco na estética do desenho criado por Matt Groening. Imagens: reprodução.
A Arena Pernambuco irá completar 10 anos de inauguração em 22 de maio de 2023. Nesta primeira década, além de jogos de Náutico, Santa Cruz e Sport, o estádio recebeu também a Copa das Confederações de 2013 e a Copa do Mundo de 2014, com craques pisando no gramado em São Lourenço. E ainda houve uma participação bem especial, de Homer Simpson. Aqui, relembro uma publicação do meu blog anterior, no Diario de Pernambuco, sobre a “vinda” do protagonista de um dos desenhos animados mais populares da história, com 744 episódios em 34 temporadas. O texto original teve uma leve atualização. Confira:
1 gol de Homer em São Lourenço
Homer Simpson como árbitro de Copa do Mundo na Arena Pernambuco? O episódio “You don’t have to live like a referee”, ou “Você não precisa viver como um árbitro”, do desenho Os Simpsons, foi exibido nos Estados Unidos em março de 2014 e registrou a passagem do carismático personagem no Brasil, a primeira dele após doze anos desde a última viagem da sua família ao país. Na história, um discurso de Lisa fica viraliza na internet, o que leva a Fifa a chamar o pai dela para o quadro de arbitragem (?!). No desenho, a passagem de Homer durante o Mundial inclui partidas em São Paulo, Recife, Manaus, Brasília e Rio de Janeiro.
Aqui na terrinha, após chegar em Boa Viagem, o jogo em questão foi nada menos que Brasil x Espanha, que não estava previsto no calendário da arena, diga-se. Em todos os jogos no episódio alguém tentou subornar Homer. Em PE, foi um jogador espanhol durante o jogo, mas ele não aceitou o dinheiro, amassando as cédulas e transformando a pilha de papel em uma bola. Terminou em gol. Durante os 21 minutos do desenho, como não poderia deixar de ser, estiveram as merecidas críticas à organização da Copa do Mundo de 2014. Já o uniforme de Homer, no estilo “zebra”, foi inspirado nos árbitros da NFL, a liga de futebol americano.
Quase teve spoiler da final
Tentaram “comprar” Homer até na final, no Maracanã. Não conseguiram e o Brasil acabou perdendo da Alemanha por 2 x 0. A verdadeira decisão aconteceu pouco mais de três meses depois, com Alemanha 1 x 0 Argentina. Logo, o desenho acertou a seleção campeã e até a derrota da Seleção para os germânicos, mas longe da forma como aconteceu. Aliás, a “versão original”, com o revés de 7 x 1 na semifinal, é que pareceu um desenho animado de fato.
Abaixo, veja mais imagens da passagem de Homer Simpson em Pernambuco…