Os dez clubes que somaram mais pontos em toda a história da Copa do Nordeste.
A Copa do Nordeste completou três décadas de história. Neste período, com torneios intermitentes, foram 21 edições oficiais, que tiveram a participação de 68 clubes diferentes espalhados pelos nove estados. O histórico foi atualizado com o tricampeonato do Fortaleza em 2024. Indo além da lista de campeões, formada por nove times, com o recorde ainda dividido pelos rivais de Salvador, o blog traz a atualização das campanhas. Da pioneira edição em 1994 até a mais recentes em 2024, ambas decididas no Rei Pelé, foram 4.059 gols em 1.552 jogos. Média de 2,61. Na última edição foram 197 gols e 84 partidas.
Em relação à pontuação absoluta, o maior pontuador do Nordestão 2024 foi o Bahia. O tricolor baiano somou 22 pontos, mas foi eliminado na semifinal. Considerando as suas 20 campanhas, o Baêa chegou a 383 pontos e aumentou a diferença sobre o vice-líder Vitória, de 32 pontos para 40 pontos. Ou seja, deve permanecer na ponta deste levantamento por mais alguns anos. O G4 segue com a mesma ordem: Bahia, Vitória, Ceará e Sport.
Fortaleza ultrapassou o Santa Cruz
A mudança mais importante nesta temporada foi na 5ª colocação. Campeão, o Laion somou 17 durante a campanha – ao todo, quatro times fizeram mais (Bahia, CRB, Sport e Botafogo). Então em 5º, o Santa Cruz caiu logo na “Pré-Copa”, com apenas 1 ponto. Assim, o Fortaleza foi a 257 e o Santa ficou com 249. O novo quinteto do ranking soma 17 títulos nordestinos, ou 80,9% das taças. Seguindo com “Top 10” de pontos, ocorreram mais duas mudanças.
Após um ano fora, Botafogo de João Pessoa e América de Natal estão de volta ao pelotão. Somando da preliminar e a fase principal, o Belo somou 18 pontos, enquanto Mecão somou 11, mesmo caindo na fase de grupos. Pior para CSA, que caiu de 9º para 12º, e Náutico, que caiu de 10º para 11º. Vice-campeão da Lampions, o CRB segue em 8º, mas reduziu bastante a distância para o ABC, de 11 pontos para apenas 2. Você confere o quadro completo abaixo.
Principais destaques na nova lista
– Fortaleza passou o Santa Cruz e assumiu o 5º lugar no ranking
– Sport tornou-se o 4º clube a superar os 300 pontos. Tem 303
– Botafogo-PB tornou-se o 9º clube a superar os 200 pontos. Tem 204
– Maranhão estreou no ranking já em 32º, enquanto o Iguatu estreou em 53º
– G10: Botafogo-PB e América-RN entraram e CSA e Náutico saíram
– Treze passou o rival Campinense, com 97 x 92, e figura em 15º
– Juazeirense saltou de 36º para 28º lugar ao somar 10 pontos
– Bahia segue sendo o único time com aproveitamento acima de 60%
Leia mais sobre o assunto
O ranking de títulos da Copa do Nordeste até 2024, com o Fortaleza tricampeão
Os critérios do ranking histórico do Nordestão
A seguir, cinco observações do blog sobre a composição do ranking de pontos – presente na sequência. Sobre o quadro, caso esteja num celular, a visualização do aparelho na horizontal pode melhorar a sua experiência. Sobre as diversas colunas, você pode ordenar cada uma delas (do maior para o menor ou vice-versa) tocando no tópico selecionado.
1) Vitória, 3 pontos. Empate, 1 ponto. Os resultados vão da fase preliminar/seletiva até a final.
2) Em caso de empate na pontuação, a ordem dos times no ranking foi estabelecida da seguinte forma: maior número de pontos, de vitórias, maior saldo de gols e maior número de gols marcados. O índice de aproveitamento é só um adendo.
3) O Torneio José Américo de Almeida Filho, realizado em 1976, é considerado pelo Vitória como um título nordestino. Outros torneios anteriores a 1994 também são pleiteadas da mesma forma. Os clubes já iniciaram um processo de unificação dos títulos do NE, mas esta lista parte de 1994.
4) Botafogo-PB e Sampaio já perderam pontos em punições do STJD, com redução de 4 em 2014 e 6 em 2015, respectivamente. No ranking, os resultados de campo (V, E e D) foram mantidos.
5) Dados atualizados ao fim de cada edição. Portanto, a lista será revista após a final de 2025.