Anúncio da Betnacional
Compartilhe!

Ranking de redes sociais

O Nordeste completou um ano tendo 30% dos clubes presentes no levantamento do Ibope.

O Ibope-Repucom atualizou o ranking digital dos clubes do Brasil, com a soma dos perfis oficiais nas cinco redes sociais mais utilizadas no futebol até fevereiro de 2024. No caso, Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e TikTok – veja abaixo. O monitoramento apresenta os 50 principais nomes, incluindo 15 do Nordeste, que tiveram um aumento considerável. Os times da região contabilizaram 375 mil inscrições, ou 17,8% do total no estudo, com 2,1 milhões. A “volta” do futebol, somando contratações, divulgação de novos uniformes e os primeiros jogos oficiais, impulsionou o cenário, com o Bahia puxando a fila.

Com contratações de impacto, como Everton Ribeiro, Caio Alexandre e Jean Lucas, além da pré-temporada no centro de treinamento do Manchester City, na Inglaterra, a alta produção de conteúdo do tricolor de Salvador rendeu 182 mil novos seguidores. Assim, o Bahia, cujo departamento de comunicação e marketing subiu para 35 profissionais após a SAF, vai reduzindo de forma acelerada a distância para o Sport, que tem a maior base digital da região. O tricolor baiano teve mais inscritos que o rubro-negro pernambucano nos últimos seis meses. No período, a diferença absoluta caiu de 629 mil para 328 mil inscritos.

Pódio do Nordeste segue igual

Hoje, então, o pódio de seguidores do NE tem Sport (5,0 mi), Bahia (4,7 mi) e Vitória (4,1 mi), a mesma ordem desde setembro de 2022. Ao todo, sete clubes nordestinos tiveram mais de 10 mil adesões nesta atualização. Nisso, destaco também o Santa Cruz, com 22 mil. Com 1,61 milhão de seguidores ao todo, o tricolor pernambucano ocupa o 24º lugar, sendo o time mais seguido do país entre aqueles ausentes das quatro divisões nacionais deste ano.

A seguir, o quadro completo sobre o Nordeste e os cinco melhores colocados da região em cada rede social, com as respectivas evoluções mensais até 2 de fevereiro. Vale a ressalva de que uma pessoa pode ter contas em diferentes plataformas e ainda seguir perfis rivais. Pelo critério do instituto, o levantamento atual soma os 20 times da Série A de 2024 e os 30 com as maiores bases digitais nas demais divisões, com os mesmos nomes do último mês.

Abaixo, o ranking atualizado com as 50 maiores bases digitais do país. Caso esteja num aparelho celular, “estique” a tela para melhorar a visualização do quadro. O seu clube está presente?

Ranking de redes sociais

Soma das cinco redes quantificadas

Em relação ao novo ranking, o quadro em fevereiro traz apenas duas mudanças envolvendo times do Nordeste. Na lista nacional, o Íbis caiu de 25º para 26º lugar, sendo ultrapassado pelo Remo. Por outro lado, o CRB subiu de 42º para 41º, superando o Paraná Clube.

Top 15 do Nordeste (além da posição nacional e a série)
1º) 5.092.981 (14º) – Sport (+31.547), B
2º) 4.764.832 (15º) – Bahia (+182.853), A
3º) 4.113.704 (16º) – Vitória (+27.349), A
4º) 3.865.418 (18º) – Fortaleza (+43.657), A
5º) 3.443.845 (19º) – Ceará (+10.122), B
6º) 1.612.877 (24º) – Santa Cruz (+22.212), s/d
7º) 1.452.010 (26º) – Íbis (-7.713), s/d
8º) 845.045 (30º) – Náutico (+9.076), C
9º) 730.845 (35º) – CSA (+3.232), C
10º) 708.660 (37º) – ABC (+3.904), C
11º) 680.434 (39º) – Sampaio Corrêa (+23.530), C
12º) 624.460 (41º) – CRB (+9.754), B
13º) 607.732 (44º) – América-RN (+2.165), D
14º) 409.897 (47º) – Confiança (+3.638), C
15º) 377.962 (48º) – Botafogo-PB (+2.668), C

Top 5 do Brasil
1º) 57.498.291 – Flamengo (+334.947), A
2º) 36.020.417 – Corinthians (+303.809), A
3º) 21.832.070 – São Paulo (+191.220), A
4º) 19.797.252 – Palmeiras (+92.128), A
5º) 13.272.263 – Santos (+40.021), B
* O Fla também é o líder nacional em todas as redes.

A seguir, o G5 do Nordeste nas cinco redes observadas pelo Ibope e as respectivas evoluções de janeiro para fevereiro. Sport (Twitter e TikTok) e Bahia (Facebook e YouTube) lideram em duas frentes, enquanto o Vitória lidera no Instagram. Em relação à quantidade, o perfil mais seguido da região pertence ao Sport, com 1,69 milhão no Twitter. Veja o levantamento anterior aqui.

1) Facebook

1º) 1.100.000 – Bahia (igual)
2º) 1.000.000 – Sport (igual)
2º) 1.000.000 – Fortaleza (igual)
4º) 956.000 – Ceará (igual)
5º) 759.000 – Vitória (igual)

2) Twitter

1º) 1.695.934 – Sport (+1.587)
2º) 1.597.336 – Bahia (+6.253)
3º) 1.153.180 – Vitória (-269)
4º) 457.243 – Ceará (+980)
5º) 452.662 – Fortaleza (+1.579)

3) Instagram

1º) 1.540.624 – Vitória (+19.718)
2º) 1.462.056 – Fortaleza (+21.578)
3º) 1.417.996 – Bahia (+114.100)
4º) 1.343.547 – Sport (+25.660)
5º) 1.301.402 – Ceará (+5.142)

4) YouTube

1º) 269.000 – Bahia (+33.000)
2º) 242.000 – Fortaleza (+3.000)
3º) 189.000 – Ceará (+1.000)
4º) 183.000 – Sport (+1.000)
5º) 121.000 – Vitória (+7.000)

5) TikTok

1º) 870.500 – Sport (+3.300)
2º) 708.700 – Fortaleza (+17.500)
3º) 593.000 – Íbis (-1.400)
4º) 540.200 – Ceará (+3.000)
5º) 539.900 – Vitória (+900)


Compartilhe!