Em 18º no ranking de seguidores, o Fortaleza teve o 11º maior crescimento no último ano.
Em 2023, os 50 principais clubes brasileiros contabilizaram 31,8 milhões de novas inscrições nas redes sociais mais utilizadas no futebol. A adesão acumulada superou o recorde anterior, de 2022, quando foram 31,3 milhões. A lista foi naturalmente puxada pelo Flamengo, com 4,8 milhões. Com isso, o rubro-negro carioca já passou de 57 milhões de seguidores em todos os seus perfis. Outros oito times também tiveram mais de um milhão de novos seguidores na última temporada. Do Nordeste, que tem 15 clubes presentes neste levantamento do Ibope-Repucom, o maior crescimento absoluto foi o do Fortaleza.
Vice-campeão da Copa Sul-Americana e mais uma vez no G10 do Brasileirão, o laion teve 549 mil inscrições, com a sua base digital passando de 3,27 milhões para 3,82 milhões. Isso corresponde a um aumento de quase 17% em doze meses, considerando os perfis tricolores no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e TikTok. De forma proporcional, o maior crescimento do país foi registrado pelo Fluminense, o campeão da Libertadores, com 62%!
Outros nordestinos mostraram também força na web, como Vitória (+500 mil), Sport (+459 mil), Bahia (+451 mil) e Íbis (+291 mil), todos entre as vinte maiores evoluções da temporada, de acordo com o levantamento do Ibope, que há anos monitora mensalmente o desempenho dos clubes nas redes. Pelo critério do instituto, o levantamento atual soma os 20 times presentes na Série A de 2024 e os 30 com as maiores bases digitais nas demais divisões, ou mesmo fora do Campeonato Brasileiro, como é o caso do Santa Cruz agora.
Com 1,59 milhão de seguidores, o tricolor pernambucano ocupa o 24º lugar, sendo o time mais seguido do país entre aqueles ausentes das quatro divisões nacionais deste ano.
Maiores evoluções de 01/2023 a 01/2024
1º) +4.812.490: Flamengo (+9,2%)
2º) +3.731.532: Corinthians (+11,7%)
3º) +3.336.296: Fluminense (+62,4%)
4º) +2.915.368: Palmeiras (+17,4%)
5º) +2.304.704: Santos (+21,1%)
6º) +2.289.315: São Paulo (+11,8%)
7º) +1.604.720: Grêmio (+15,9%)
8º) +1.416.117: Vasco (+12,4%)
9º) +1.224.801: Botafogo (+27,6%)
10º) +923.616: Atlético-MG (+9,4%)
11º) +549.345: Fortaleza (+16,8%)
12º) +532.104: Internacional (+7,5%)
13º) +503.251: Cruzeiro (+5,5%)
14º) +500.492: Vitória (+14,0%)
15º) +484.671: Paysandu (+37,1%)
16º) +459.337: Sport (+10,0%)
17º) +451.897: Bahia (+10,9%)
18º) +406.279: Red Bull Bragantino (+32,7%)
19º) +342.616: Athletico-PR (+9,7%)
20º) +291.154: Íbis (+24,9%)
Abaixo, o ranking atualizado com as 50 maiores bases digitais do país. Caso esteja num aparelho celular, “estique” a tela para melhorar a visualização do quadro. O seu clube está presente?
Soma das cinco redes quantificadas
Focando na análise regular, cuja atualização mensal teve dados colhidos em 2 de janeiro, o destaque fica por conta do Sampaio Corrêa. O clube de São Luís recuperou a conta no Facebook após cinco meses e adicionou 188 mil seguidores à sua base. Assim, saltou de 46º para 39º no ranking nacional e de 13º para 11º no ranking nordestino. Na região, aliás, o pódio segue intacto na soma das redes, com Sport em 1º (5,0 mi), Bahia em 2º (4,5 mi) e Vitória em 3º (4,0 mi).
Top 15 do Nordeste (além da posição nacional e a série)
1º) 5.061.434 (14º) – Sport (+7.309), B
2º) 4.581.979 (15º) – Bahia (+66.299), A
3º) 4.086.355 (16º) – Vitória (+9.770), A
4º) 3.821.761 (18º) – Fortaleza (+12.555), A
5º) 3.433.723 (19º) – Ceará (+688), B
6º) 1.590.665 (24º) – Santa Cruz (+7.953), s/d
7º) 1.459.723 (25º) – Íbis (+6.071), s/d
8º) 835.969 (30º) – Náutico (+320), C
9º) 727.613 (35º) – CSA (+828), C
10º) 704.756 (37º) – ABC (-47), C
11º) 656.904 (39º) – Sampaio Corrêa (+194.681), C
12º) 614.706 (42º) – CRB (+1.333), B
13º) 605.567 (44º) – América-RN (+967), D
14º) 406.259 (47º) – Confiança (+519), C
15º) 375.294 (48º) – Botafogo-PB (+84), C
Top 5 do Brasil
1º) 57.163.344 – Flamengo (+89.219), A
2º) 35.716.608 – Corinthians (+176.444), A
3º) 21.640.850 – São Paulo (+34.078), A
4º) 19.705.124 – Palmeiras (+453.974), A
5º) 13.232.242 – Santos (+283.632), B
* O Fla também é o líder nacional em todas as redes.
A seguir, o G5 do Nordeste nas cinco redes observadas pelo Ibope e as respectivas evoluções de dezembro para janeiro. O Sport é o único a liderar em duas frentes, com Twitter (maior perfil geral da região, com 1,69 milhão) e TikTok. Nas outras frentes, três nomes diferentes: Bahia (Facebook), Vitória (Instagram) e Fortaleza (YouTube). Veja o levantamento anterior aqui.
1) Facebook
1º) 1.100.000 – Bahia (igual)
2º) 1.000.000 – Sport (igual)
2º) 1.000.000 – Fortaleza (igual)
4º) 956.000 – Ceará (-1.000)
5º) 759.000 – Vitória (-1.000)
2) Twitter
1º) 1.694.347 – Sport (+697)
2º) 1.591.083 – Bahia (+4.502)
3º) 1.153.449 – Vitória (-755)
4º) 456.263 – Ceará (+577)
5º) 451.083 – Fortaleza (+722)
3) Instagram
1º) 1.520.906 – Vitória (+10.825)
2º) 1.440.478 – Fortaleza (+9.833)
3º) 1.317.887 – Sport (+5.412)
4º) 1.303.896 – Bahia (+37.997)
5º) 1.296.260 – Ceará (+1.111)
4) YouTube
1º) 239.000 – Fortaleza (+1.000)
2º) 236.000 – Bahia (+3.000)
3º) 188.000 – Ceará (igual)
4º) 182.000 – Sport (+1.000)
5º) 114.000 – Vitória (igual)
5) TikTok
1º) 867.200 – Sport (+200)
2º) 691.200 – Fortaleza (+1.000)
3º) 594.400 – Íbis (+1.500)
4º) 539.000 – Vitória (+700)
5º) 537.200 – Ceará (igual)