Anúncio da Betnacional
Compartilhe!

Ranking de redes sociais

Pelo 16º mês, o Nordeste tem 30% dos clubes presentes no levantamento produzido pelo Ibope.

O Ibope-Repucom atualizou o ranking digital dos clubes do Brasil, com a soma dos perfis oficiais nas cinco redes sociais mais utilizadas no futebol até junho de 2024. No caso, dados do Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e TikTok – veja abaixo. O monitoramento apresenta os 50 principais nomes, incluindo 15 times do Nordeste, que registraram 109 mil inscrições do total de 1,7 milhão no mês. A fatia regional correspondeu a 6,4% do país. No balanço anterior foram 318 mil inscrições do NE entre 2,4 milhões, ou 13,2%.

Na região, o destaque deste mês foi o Bahia, que teve o maior crescimento, com 47 mil adesões, e assim viu a sua base passar de 5 milhões de seguidores. É o 15º clube do Brasil a alcançar essa marca nas redes – no NE, só o Sport havia conseguido, nove meses atrás. O tricolor de Salvador precisou de 20 meses para subir de 4 milhões a 5 milhões, o que corresponde a uma média mensal de 50 mil novas inscrições. Desde a implantação da SAF, o clube conta com 35 profissionais no departamento de comunicação e marketing.

Bahia reduz diferença pela 10ª vez seguida

Somando todos os perfis, o pódio do Nordeste segue com Sport (5,2 mi), Bahia (5,0 mi) e Vitória (4,3 mi). Trata-se da mesma ordem desde setembro de 2022. No entanto, a disputa pela ponta segue apertando. Afinal, o Baêa teve mais inscritos que o leão pernambucano nos últimos dez meses. Neste período, a diferença absoluta entre os rivais regionais caiu de 629 mil para 214 mil inscritos, com redução média de 41 mil a cada mês. O curioso é que o Sport vem crescendo regularmente, mas o ritmo tricolor está realmente maior.

A seguir, veja o quadro completo sobre o NE e os cinco melhores colocados da região em cada rede social, com as respectivas evoluções mensais até 31 de maio. Vale ressalvar que uma pessoa pode ter contas em diferentes plataformas e seguir perfis rivais. Pelo critério do instituto, o levantamento soma os 20 times da Série A de 2024 e os 30 com as maiores bases digitais nas demais divisões, com os mesmos nomes do último mês.

Abaixo, o ranking atualizado com as 50 maiores bases digitais do país. Caso esteja num aparelho celular, “estique” a tela para melhorar a visualização do quadro. O seu clube está presente?

Ranking de redes sociais

Soma das cinco redes quantificadas

Dos 15 clubes do Nordeste, apenas Íbis e ABC registraram encolhimento da base digital. O “pior time do mundo” perdeu 6 mil seguidores, enquanto o clube potiguar perdeu 757. Entre os demais, quatro ganharam mais de 10 mil seguidores neste novo quadro – no mês anterior foram oito neste patamar. Em relação ao posicionamento do ranking, não houve mudança alguma.

Top 15 do Nordeste (além da posição nacional e a série)
1º) (14º) 5.242.579 – Sport (+16.806), B
2º) (15º) 5.028.204 – Bahia (+47.245), A
3º) (16º) 4.339.193 – Vitória (+4.497), A
4º) (18º) 3.965.120 – Fortaleza (+15.897), A
5º) (19º) 3.546.439 – Ceará (+5.516), B
6º) (24º) 1.654.071 – Santa Cruz (+1.713), s/d
7º) (26º) 1.419.724 – Íbis (-6.825), s/d
8º) (31º) 855.710 – Náutico (+1.458), C
9º) (36º) 737.004 – CSA (+673), C
10º) (37º) 731.488 – Sampaio Corrêa (+7.655), C
11º) (39º) 712.108 – ABC (-757), C
12º) (41º) 659.915 – CRB (+11.390), B
13º) (44º) 630.792 – América-RN (+3.375), D
14º) (47º) 426.691 – Confiança (+838), C
15º) (49º) 384.826 – Botafogo-PB (+250), C

Top 5 do Brasil
1º) 58.530.927 – Flamengo (+268.381), A
2º) 36.808.457 – Corinthians (+273.142), A
3º) 22.182.170 – São Paulo (+49.854), A
4º) 21.108.454 – Palmeiras (+266.216), A
5º) 13.808.247 – Santos (+25.823), B
* O Fla também é o líder nacional em todas as redes.

A seguir, o G5 do Nordeste nas cinco redes observadas pelo Ibope e as respectivas evoluções de maio para junho. Sport (Twitter e TikTok) e Bahia (Facebook e YouTube) lideram em duas frentes, enquanto o Vitória lidera no Instagram. Em relação à quantidade, o perfil mais seguido da região é justamente o do Vitória, com 1,71 milhão no Insta. Veja o levantamento anterior aqui.

1) Facebook

1º) 1.100.000 – Bahia (igual)
2º) 1.000.000 – Sport (igual)
2º) 1.000.000 – Fortaleza (igual)
4º) 955.000 – Ceará (-1.000)
5º) 757.000 – Vitória (igual)

2) Twitter (X)

1º) 1.699.577 – Sport (+2.615)
2º) 1.607.361 – Bahia (+4.858)
3º) 1.154.353 – Vitória (+469)
4º) 463.333 – Ceará (+1.807)
5º) 459.613 – Fortaleza (+2.436)

3) Instagram

1º) 1.716.640 – Vitória (-1.172)
2º) 1.582.443 – Bahia (+29.587)
3º) 1.531.107 – Fortaleza (+10.561)
4º) 1.458.502 – Sport (+10.491)
5º) 1.384.906 – Ceará (+3.209)

4) YouTube

1º) 315.000 – Bahia (+5.000)
2º) 252.000 – Fortaleza (+1.000)
3º) 192.000 – Ceará (igual)
4º) 189.000 – Sport (+2.000)
5º) 145.000 – Vitória (+4.000)

5) TikTok

1º) 895.500 – Sport (+1.700)
2º) 722.400 – Fortaleza (+1.900)
3º) 592.500 – Íbis (-1.200)
4º) 566.200 – Vitória (+1.200)
5º) 551.200 – Ceará (+1.500)


Compartilhe!