O Nordeste chegou a 25 meses tendo 30% dos clubes no levantamento produzido pelo Ibope.
O Ibope-Repucom atualizou o ranking digital dos clubes do Brasil, com a soma dos perfis oficiais nas cinco redes sociais mais utilizadas no meio do futebol até março de 2025. No caso, com dados do Facebook, Twitter (ou “X”), Instagram, YouTube e TikTok – veja abaixo. O monitoramento traz os 50 principais times, sendo 15 do Nordeste, que registraram 246 mil inscrições do total de 9,1 milhão no mês. As torcidas do NE corresponderam a 2,7% do país.
O maior impacto foi, mais uma vez, a presença de Neymar no Santos. No levantamento anterior, o Santos já havia conseguido 1,7 milhão de seguidores, tendo 50% de participação nas novas inscrições dos clubes brasileiros. Agora, com o craque já atuando no Paulistão, o salto foi bem além. O Peixe conseguiu 7,6 milhões! Isso dá 83% do total. Foi, simplesmente, a maior evolução mensal da história do levantamento, que é atualizado periodicamente pelo instituto desde 2016. E fez o clube da Baixada subir de 5º para 3º lugar no ranking geral.
Clássico das Multidões passou de 100 mil
Observando as maiores evoluções deste mês, o pódio segue com Flamengo (+485 mil) e Corinthians (+330 mil). Na sequência vem Santa Cruz e Sport. Pois é. Os rivais do Clássico das Multidões, cujo duelo será a semifinal do Campeonato Pernambucano, tiveram 100.033 novos seguidores, sendo 51,3 mil da Cobra Coral, que liderou na região pela segunda vez seguida, e 48,7 mil do Leão. No embalo do anúncio do Santa Cruz sobre a assinatura da proposta vinculante para a SAF, o clube ganhou 108 mil seguidores em 60 dias. Com isso, encurtou a distância para o Goiás, o time logo acima, em 23º lugar, de 110 mil para 33 mil.
No ranking geral, somando todos os perfis ativos na web, o pódio do Nordeste segue com Sport (5,44 milhões), Bahia (5,35 mi) e Vitória (4,47 mi). É a mesma ordem desde setembro de 2022. Após dois meses de reação do Baêa, o Sport voltou a abrir vantagem na defesa da liderança regional, passando de 82 mil para 89 mil. Pelo critério do Ibope, o levantamento atual soma os 20 times presentes na Série A de 2025 e os 30 com as maiores bases digitais nas demais divisões. Os novos dados foram coletados em 28 de fevereiro.
Abaixo, o ranking atualizado com as 50 maiores bases digitais do país. Caso esteja num aparelho celular, “estique” a tela para melhorar a visualização do quadro. O seu clube está presente?
Soma das cinco redes quantificadas
Após dois meses seguidos com todos os nordestinos apresentando crescimento, desta vez houve uma baixa. O Íbis perdeu 1,3 mil seguidores. Já em relação às colocações, nenhuma mudança. Além do dado absoluto, o ranking abaixo traz a colocação no Nordeste, a colocação no Brasil (entre parênteses), o número de adesões no mês e, por fim, a divisão no Brasileirão deste ano.
Top 15 do Nordeste
1º) 5.445.469 (14º no país): Sport (+48.726), Série A
2º) 5.355.680 (15º): Bahia (+41.477), A
3º) 4.471.506 (16º): Vitória (+30.730), A
4º) 4.159.293 (17º): Fortaleza (+9.720), A
5º) 3.717.011 (19º): Ceará (+35.397), A
6º) 1.793.320 (24º): Santa Cruz (+51.307), D
7º) 1.437.657 (26º): Íbis (-1.376), s/d
8º) 871.846 (31º): Náutico (+5.732), C
9º) 771.454 (37º): CSA (+2.804), C
10º) 743.047 (38º): Sampaio Corrêa (+1.702), D
11º) 730.125 (39º): ABC (+676), C
12º) 698.657 (42º): CRB (+6.665), B
13º) 655.021 (44º): América-RN (+2.886), D
14º) 435.507 (48º): Confiança (+5.533), C
15º) 404.399 (50º): Botafogo-PB (+4.722), C
Top 5 do Brasil
1º) 61.876.482: Flamengo (+485.786), A
2º) 39.684.111: Corinthians (+330.653), A
3º) 23.393.750: Santos (+7.594.525), A
4º) 23.171.901: Palmeiras (+34.722), A
5º) 22.847.999: São Paulo (+26.208), A
* O Fla também é o líder nacional em todas as redes.
A seguir, o G5 do Nordeste nas cinco redes observadas pelo Ibope e as respectivas evoluções de fevereiro para março. Sport (Twitter e TikTok) e Bahia (Facebook e YouTube) lideram em duas frentes, enquanto o Vitória lidera no Instagram. Em relação à quantidade, o perfil mais seguido da região é justamente o do Vitória, com 1,80 milhão no Insta. Veja o levantamento anterior aqui.
1) Facebook
1º) 1.100.000: Bahia (igual)
2º) 1.000.000: Sport (igual)
2º) 1.000.000: Fortaleza (igual)
4º) 951.000: Ceará (igual)
5º) 741.000: Vitória (-2.000)
2) Twitter (X)
1º) 1.695.668: Sport (+1.341)
2º) 1.608.472: Bahia (+1.120)
3º) 1.152.337: Vitória (+125)
4º) 469.440: Ceará (+890)
5º) 467.350: Fortaleza (+740)
3) Instagram
1º) 1.801.069: Vitória (+19.305)
2º) 1.780.008: Bahia (+23.257)
3º) 1.664.442: Fortaleza (+7.779)
4º) 1.594.401: Sport (+29.086)
5º) 1.501.071: Ceará (+17.807)
4) YouTube
1º) 354.000: Bahia (+9.000)
2º) 267.000: Fortaleza (igual)
3º) 206.000: Sport (+4.000)
4º) 200.000: Ceará (+1.000)
5º) 179.000: Vitória (+8.000)
5) TikTok
1º) 949.400: Sport (+14.300)
2º) 760.600: Fortaleza (+1.300)
3º) 611.300: Íbis (+3.600)
4º) 598.100: Vitória (+5.300)
5º) 595.500: Ceará (+15.700)