Anúncio da Betnacional
Compartilhe!

Ranking de redes sociais

Pelo 22º mês seguido, o Nordeste tem 30% dos clubes no levantamento produzido pelo Ibope.

O Ibope-Repucom publicou a atualização do ranking digital dos principais clubes brasileiros, somando os perfis oficiais nas cinco redes sociais mais utilizadas no futebol até novembro de 2022 – Facebook, Twitter, Instagram, Youtube e TikTok; abaixo, confira a lista completa. Ao todo, o quadro digital conta com 50 times monitorados, incluindo 15 do Nordeste. No blog, a abordagem costuma sempre partir dos clubes da região, mas faço uma exceção neste mês devido à marca pra lá de expressiva alcançada pelo Flamengo nos últimos dias.

No período em que ganhou a Copa do Brasil, em 20/10, e a Libertadores, em 29/10, o clube carioca passou de 50 milhões de seguidores em suas redes – na verdade, já está com 51 mi. Com isso, o Fla chegou ao 13º lugar no ranking mundial, que tem Real Madrid (317 mi), Barcelona (300 mi) e Manchester United (198 mi) no pódio, mas com a maior dessas três bases digitais fora dos países de origem. No cenário nacional, o rubro-negro carioca lidera desde outubro de 2018, quando ultrapassou o Corinthians. Hoje, a distância é de 19 milhões.

Nesta atualização do Ibope, o Flamengo representou quase 50% dos 2,8 milhões de inscrições no país. Os clubes nordestinos, somados, geraram 130 mil adesões, numa baixa em relação a outubro, quando foram 393 mil. Com isso, a representatividade na evolução nacional caiu de 17,1% para 4,6%. Em parte, isso se deve à estagnação de fim de temporada, para a maioria dos times, com dados irrisórios, além de varreduras em redes específicas.

Quedas acentuadas no Facebook

No Facebook, Ceará e Vitória perderam 48 mil e 26 mil seguidores, respectivamente. No ranking passando, os dois clubes haviam crescido 31 mil e 25 mil por lá. Em relação ao ranking regional, a liderança segue com o Sport, com 4,5 milhões nas suas redes. Tem 536 mil à frente do Bahia, o vice-líder entre os nordestinos. Na lista nacional, o rubro-negro pernambucano aparece em 13º lugar há 26 meses seguidos. Neste quadro, aumentou a vantagem sobre o Botafogo do Rio, o concorrente mais próximos, de 192 mil para 221 mil.

Abaixo, o ranking completo com as 50 maiores bases digitais do país. Caso esteja num aparelho celular, “estique” a tela para melhorar a visualização do quadro. O seu clube está presente?

Ranking de redes sociais

A seguir, o quadro completo sobre o Nordeste e os cinco melhores colocados da região em cada rede, com as respectivas evoluções mensais até 31 de outubro. Vale a ressalva de que uma pessoa pode ter contas em diferentes plataformas e ainda seguir perfis rivais. Pelo critério do Ibope, o levantamento soma os 20 times presentes na Série A de 2022 e os 30 com as maiores bases digitais nas demais divisões, ou mesmo sem participação no Brasileirão.

Soma das cinco redes quantificadas

Esta atualização trouxe algumas mudanças no ranking entre os clubes do NE, com uma subida e três descidas. Começando pelo viés positivo, o Sampaio Corrêa ganhou duas posições, indo de 41º para 39º. Passou Portuguesa e CRB, um dos nordestinos que desceram – este para 41º. Já o Íbis caiu de 25º para 26º, ultrapassado pelo Red Bull Bragantino, e o América de Natal caiu de 37º para 38º, superado pelo Cuiabá. Ou seja, por dois clubes da Série A, em plena atividade.

Top 15 do Nordeste (além da posição nacional e a série)
1º) 4.585.489 (13º) – Sport (+47.666), B
2º) 4.048.807 (15º) – Bahia (+21.717), B
3º) 3.392.221 (17º) – Vitória (+23.885), C (B em 2023)
4º) 3.283.690 (18º) – Ceará (-41.207), A
5º) 3.210.144 (19º) – Fortaleza (+47.816), A
6º) 1.481.843 (22º) – Santa Cruz (-364), D
7º) 1.161.968 (26º) – Íbis (+403), s/d
8º) 762.102 (30º) – Náutico (+1.052), B (C em 2023)
9º) 687.834 (32º) – CSA (+1.595), B
10º) 636.142 (34º) – ABC (+2.837), C (B em 2023)
11º) 566.391 (38º) – América-RN (+1.164), D (C em 2023)
12º) 565.292 (39º) – Sampaio Corrêa (+20.206), B
13º) 552.297 (41º) – CRB (+2.012), B
14º) 341.732 (48º) – Confiança (+2.250), C
15º) 338.776 (49º) – Botafogo-PB (-444), C

Top 5 do Brasil
1º) 51.139.325 – Flamengo (+1.328.993), A
2º) 31.490.497 – Corinthians (+577.202), A
3º) 19.288.152 – São Paulo (+67.184), A
4º) 16.620.711 – Palmeiras (+183.674), A
5º) 11.292.217 – Vasco (+65.736), B
* O Fla também é o líder nacional em todas as redes.

A seguir, o G5 do Nordeste nas cinco redes observadas pelo Ibope e as respectivas evoluções. O Sport é o único a liderar em duas frentes, com Twitter (maior perfil geral da região, com 1,67 milhão) e TikTok (9º maior do país). Nas outras frentes, os mesmos nomes dos últimos meses: Bahia (Facebook), Ceará (Instagram) e Fortaleza (Youtube). Veja o levantamento anterior aqui.

1) Facebook

1º) 1.125.256 – Bahia (-1.485)
2º) 1.079.525 – Sport (-138)
3º) 981.479 – Ceará (-48.063)
4º) 970.978 – Fortaleza (+624)
5º) 643.784 – Vitória (-26.019)

2) Twitter

1º) 1.673.892 – Sport (+3.495)
2º) 1.559.758 – Bahia (+3.912)
3º) 1.175.792 – Vitória (+7.927)
4º) 434.355 – Ceará (+2.267)
5º) 411.461 – Fortaleza (+3.169)

3) Instagram

1º) 1.186.156 – Ceará (+2.789)
2º) 1.129.945 – Vitória (+14.177)
3º) 1.074.705 – Fortaleza (+11.823)
4º) 1.057.372 – Sport (+30.309)
5º) 950.493 – Bahia (+16.490)

4) Youtube

1º) 215.000 – Fortaleza (+1.000)
2º) 179.000 – Ceará (+1.000)
3º) 159.000 – Bahia (+1.000)
4º) 157.000 – Sport (+2.000)
5º) 82.500 – Vitória (+1.400)

5) TikTok

1º) 617.700 – Sport (+12.000)
2º) 538.000 – Fortaleza (+31.200)
3º) 502.700 – Ceará (+800)
4º) 412.800 – Íbis (+5.200)
5º) 360.200 – Vitória (+26.400)


Compartilhe!