Pelo 9º mês, o Nordeste tem 30% dos clubes presentes no levantamento produzido pelo Ibope.
O Ibope-Repucom atualizou o ranking digital dos clubes do Brasil, com a soma dos perfis oficiais nas cinco redes sociais mais utilizadas no futebol até novembro de 2023. No caso, Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e TikTok – veja abaixo. O monitoramento apresenta os 50 principais nomes, incluindo 15 do Nordeste, que contabilizaram 250 mil inscrições. O bloco da região correspondeu a 8,6% dos 2,9 milhões de novos seguidores no último mês.
Todos os nordestinos cresceram desta vez. No mês passado, só o América de Natal havia destoado, com -3 mil. Agora teve uma leve reação, com 960 inscrições. Ao todo, cinco clubes ganharam mais de 10 mil seguidores, com o Fortaleza sendo o destaque absoluto, com quase 90 mil inscrições. O número foi impulsionado pelo perfil do laion no Instagram, com 83 mil, ou 92% do seu total. A explicação é a extensa cobertura da sua participação na final da Copa Sul-Americana, na qual foi vice numa equilibrada disputa contra a LDU do Equador.
Pódio digital da região segue intacto
Também vale menção ao Bahia, com 42 mil novos seguidores, número próximo ao quadro passado, período marcado pela chegada de Rogério Ceni e pela melhora na briga contra a queda na Série A. Em relação ao ranking elaborado pelo Ibope, o pódio da região segue com Sport (5,0 mi), Bahia (4,4 mi) e Vitória (3,9 mi). Pelos avanços recentes, era esperado que o leão baiano tivesse atingido 4 milhões agora, mas a marca deverá ser alcançada em dezembro. Até porque o acesso, hoje calculado em 99%, deverá disparar o engajamento. Faltam apenas 17 mil parao líder da Série B, que ganhou 37 mil nesta atualização.
A seguir, o quadro completo sobre o Nordeste e os cinco melhores colocados da região em cada rede, com as respectivas evoluções mensais até 7 de novembro. Vale a ressalva de que uma pessoa pode ter contas em diferentes plataformas e ainda seguir perfis rivais. Pelo critério do Ibope, o levantamento soma os 20 times presentes na Série A de 2023 e os 30 com as maiores bases digitais nas demais divisões, ou mesmo sem participação no Brasileirão.
Fluminense deu salto com a Libertadores
No país, o maior crescimento neste mês foi do Fluminense, com 640 mil, no embalo do inédito título da Libertadores. Por causa da importância, a coleta de dados esperou a final Maracanã, em 4 de novembro. Com isso, o Flu passou o Inter e entrou no top ten.
Abaixo, o ranking completo com as 50 maiores bases digitais do país. Caso esteja num aparelho celular, “estique” a tela para melhorar a visualização do quadro. O seu clube está presente?
Soma das cinco redes quantificadas
Seguindo a análise dos clubes do Nordeste além do pódio, dois nomes perderam posições. Sem atividade, o Santa Cruz foi ultrapassado pelo Red Bull Bragantino e agora figura em 24º lugar. Já o CSA perdeu uma posição pela segunda vez seguida. Foi ultrapassado pelo Botafogo-SP em outubro e pelo Cuiabá em novembro. Agora, o azulão alagoano está em 35º lugar.
Top 15 do Nordeste (além da posição nacional e a série)
1º) 5.049.037 (14º) – Sport (+15.869), B
2º) 4.486.627 (15º) – Bahia (+42.226), A
3º) 3.982.973 (16º) – Vitória (+37.632), B
4º) 3.800.606 (18º) – Fortaleza (+89.799), A
5º) 3.432.628 (19º) – Ceará (+5.062), B
6º) 1.579.353 (24º) – Santa Cruz (+1.935), D (s/d em 2024)
7º) 1.422.049 (26º) – Íbis (+41.414), s/d
8º) 831.069 (30º) – Náutico (+2.703), C
9º) 724.664 (35º) – CSA (+2.317), C
10º) 703.263 (36º) – ABC (+844), B (C em 2024)
11º) 611.900 (40º) – CRB (+1.907), B
12º) 603.867 (41º) – América-RN (+960), C (D em 2024)
13º) 458.626 (46º) – Sampaio Corrêa (+5.895), B
14º) 404.767 (47º) – Confiança (+517), C
15º) 374.665 (48º) – Botafogo-PB (+1.032), C
Top 5 do Brasil
1º) 56.729.841 – Flamengo (+485.596), A
2º) 35.437.377 – Corinthians (+139.437), A
3º) 21.578.365 – São Paulo (+85.882), A
4º) 18.986.752 – Palmeiras (+392.245), A
5º) 12.910.940 – Santos (+237.795), A)
* O Fla também é o líder nacional em todas as redes.
A seguir, o G5 do Nordeste nas cinco redes observadas pelo Ibope e as respectivas evoluções de outubro para novembro. O Sport é o único a liderar em duas frentes, com Twitter (maior perfil geral da região, com 1,69 milhão) e TikTok. Nas outras frentes, três nomes diferentes: Bahia (Facebook), Vitória (Instagram) e Fortaleza (YouTube). Veja o levantamento anterior aqui.
1) Facebook
1º) 1.100.000 – Bahia (igual)
2º) 1.000.000 – Sport (igual)
2º) 1.000.000 – Fortaleza (igual)
4º) 958.000 – Ceará (-2.000)
5º) 759.000 – Vitória (+2.000)
2) Twitter
1º) 1.694.674 – Sport (+1.584)
2º) 1.586.153 – Bahia (+2.234)
3º) 1.154.841 – Vitória (-864)
4º) 455.534 – Ceará (+695)
5º) 451.522 – Fortaleza (+39)
3) Instagram
1º) 1.427.932 – Vitória (+26.296)
2º) 1.423.331 – Fortaleza (+83.407)
3º) 1.306.363 – Sport (+11.785)
4º) 1.294.294 – Ceará (+3.967)
5º) 1.243.574 – Bahia (+30.192)
4) YouTube
1º) 238.000 – Fortaleza (+4.000)
2º) 231.000 – Bahia (+4.000)
3º) 188.000 – Ceará (igual)
4º) 181.000 – Sport (+1.000)
5º) 111.000 – Vitória (+3.000)
5) TikTok
1º) 867.000 – Sport (+1.500)
2º) 688.000 – Fortaleza (+2.600)
3º) 581.300 – Íbis (+15.500)
4º) 536.800 – Ceará (+2.400)
5º) 530.200 – Vitória (+7.200)