Anúncio da Betnacional
Compartilhe!

Após a realização da 19ª rodada, a CBF divulgou uma série de estatísticas sobre a primeira metade do Campeonato Brasileiro de 2018 – embora três jogos tenham sido adiados devido ao calendário, Santos x Vasco (3ª rodada), Atlético-PR x Vasco (15ª) e Ceará x Bahia (15ª).

O scout produzido pela Wyscout, empresa italiana de análise esportiva contratada pela entidade, traz cenários individuais e coletivos. A partir dos quadros divulgados nos perfis da CBF, alguns números do Sport chamam a atenção, pelo contraste em relação aos resultados.

O time pernambucano foi o maior interceptador de jogadas, quase 900 – com média de 47 por jogo, sendo Sander o 4º colocado na lista geral (122). Além disso, o time teve um dos melhores passadores, Deivid – o que deixa claro o número de passes curtos e para os lados, característica do volante. Por fim, o leão finalizou 239 vezes, ou 12x por jogo, ficando em 3º lugar neste quesito. Porém, marcou 19 gols, com média de 1 por rodada. Logo, precisou de 12 chutes para marcar 1 gol…

Neste primeiro quadro, com estatísticas individuais, o meia-atacante Zé Rafael, do Bahia, justifica a impressão de habilidade e objetividade, com 150 dribles certos, apenas 4 abaixo de Everton, recém-convocado à Seleção Brasileira. Em relação aos passes certos, o zagueiro Valdo, do Ceará, liderou o quesito entre os mais de 400 jogadores presentes na competição.

O segundo quadro traz dados coletivos, com o poder ofensivo do Atlético Mineiro. Na última rodada do turno, o Galo goleou o Botafogo no Rio de Janeiro, 3 x 0. O curioso é que mesmo o time tivesse passado em branco, ainda assim terminaria com o melhor ataque. O time precisou de 7 finalizações, em média, para marcar 1 gol. Em termos defensivos, o Grêmio foi o único time com menos de dez gols sofridos – marca de suas últimas conquistas.

Mais um quadro individual. Aos 38 anos, Ricardo Oliveira foi o jogador com a maior participação direta em gols marcados neste turno. O centroavante do Galo balançou as redes 9 vezes e ainda deu 5 assistências. Em 3º lugar, outro atleticano, Roger Guedes (9 gols e 2 assistências), que já foi negociado para o exterior. Entre os dois, a revelação do Flu, Pedro.

Na lista de artilheiros, Pedro, do Fluminense, tomou a dianteira na reta final do turno, uma vez que o ex-líder, Roger Guedes, foi para o futebol chinês. O desempenho acabou valendo a primeira convocação do jogador de 21 anos para a Seleção.

Mais dados
Líder: São Paulo (41 pontos)
Ataque mais positivo: Atlético-MG (36 gols)
Ataque menos positivo: Paraná (9 gols)
Defesa menos vazada: Grêmio (8 gols)
Defesa mais vazada: Vitória (39 gols)
Mais cartões amarelos: Vitória e Palmeiras (58)
Mais cartões vermelhos: Flamengo (6)
Menos cartões amarelos: Chapecoense (34)
Menos cartões vermelhos: Corinthians (0)
Maior posse de bola: Atlético-PR (53,9%)
Maior índice de acerto de passes: Atlético-PR (88,02%)
Mais chutes a gol: Atlético-MG – 258 chutes
Mais interceptações: Sport (895)
Jogador que mais atuou: Victor (Atlético-MG), 1.863 minutos
Melhor índice de acerto nos drible: Chará (Atlético-MG) e Moisés (Botafogo), 80,95%


Compartilhe!