A Copa do Brasil de 2019 terá 91 clubes, dos quais 11 (!) largam já nas oitavas de final, a 5ª fase da competição. Os demais participantes precisam remar bastante até lá, passando por quatro mata-matas. Para esses, então, eis o sorteio da primeira fase, que ocorre de maneira dirigida.
Como na última edição, os 80 clubes são divididos em oito potes, com dez times cada. O ordem segue o Ranking Nacional de Clubes. Numa tentativa de equilibrar os confrontos, CBF promove o seguinte cruzamento: A x E, B x F, C x G e D x H. Não é um cruzamento olímpico, pois este seria do “maior” para o pior”. O primeiro cruzamento, por exemplo, seria A x H.
Dito isso, confira abaixo os possíveis adversários de cada clube na primeira etapa, realizada em jogo único e com mando para os times de pior ranking – já os visitantes têm a vantagem do empate. Em relação aos quatro representantes pernambucanos, três vão jogar fora de casa: Sport (A), Santa Cruz (B) e Náutico (C). Vice-campeão estadual, o Central aparece no F. Ou seja, há 10% de chance de ocorrer um duelo local (Central x Santa). Em 30 anos de história, nunca ocorreu.
Vale lembrar que o formato eliminatório em jogo único segue na segunda fase, mas sem vantagem de empate e com o mando de campo definido também em sorteio, no mesmo evento promovido pela confederação brasileira, no Rio de Janeiro, em 13 de dezembro.
Os onze pré-classificados às oitavas*
Atlético-MG, Atlético-PR, Cruzeiro, Flamengo, Fortaleza, Grêmio, Internacional, Palmeiras, Paysandu, São Paulo e Sampaio Corrêa
* Via Libertadores, melhor posição na Série A e títulos do Nordestão, Copa Verde e Série B