Obs. Não pude assistir ao jogo. Aqui, trato o contexto. Foto: Evelyn Victoria/Santa Cruz.
Aos 38 anos, o centroavante Pipico segue sendo a referência técnica do Santa Cruz. Na estreia coral na Série D de 2023, diante do Iguatu do Ceará, o jogador marcou um belo gol de cabeça, aos 8 minutos do 2º tempo, e definiu a vitória por 1 x 0 – assista abaixo. Pipico chegou a 8 gols nesta temporada, sendo o artilheiro do time em jogos oficiais. Indo além, somando todas as suas temporadas com a camisa tricolor, já são 54 gols em 126 partidas, com média de 0,42, muito boa para um jogador da posição.
Diante do caos que vem sendo o Santa neste ano, esta largada foi importantíssima, até pelo necessário abraço da torcida para a dura caminhada na última divisão nacional. Contudo, não é possível ir além na análise técnica nesta segunda-feira. Apesar da cota inicial de R$ 300 mil, confirmada pela CBF, não houve transmissão na tevê dos jogos da rodada de abertura, num vacilo daqueles da confederação – a transmissão só deve começar na 2ª rodada.
Largada já no G4
E assim foi a estreia do Santa diante do semifinalista do Cearense 2022, num jogo “restrito” aos 13.026 torcedores no Arruda e às locuções nas rádios. Essa partida, a primeira do Santa em 34 dias, completou a 1ª rodada do Grupo A3. Dos oito times, três largaram com vitória na chave: Sousa (+3 de saldo), Nacional de Patos (+2) e Santa Cruz (+1). O time pernambucano volta a campo no domingo, contra o Potiguar de Mossoró, fora de casa.
Adversário inédito
O Iguatu foi um adversário inédito na história do Santa Cruz, considerando as 5.349 partidas do time principal do clube do Arruda desde 1914. Ao todo, já foram 433 times diferentes enfrentados até hoje, segundo o site Futebol 80. Por sinal, a cobra coral ainda terá mais um jogo inédito na 1ª fase da Série D, diante do Pacajus, também do Ceará.
Escalação do Santa Cruz, 1
Michael; Léo Fernandes (Anderson Paulista), Guedes, Ítalo Melo e Marcus Vinícius; Pingo (Ítalo Henrique), Fabrício Bigode (Jadson) e Chiquinho; Lucas Silva (Emerson Galego), Nadson (Marcelinho) e Pipico. Técnico: Felipe Conceição
Escalação do Iguatu, 0
Marcelo; Talisson Calcinha, Regineldo, Max Oliveira e Júnior Prego (Lalim); Murilo, Gleidson (Dico Quixadá) e Thiaguinho (Júlio Nascimento); Caxito (Araçoiaba), Luís Soares e Zé Love (Leonardo Reis). Técnico: Washington Luiz
Histórico do Santa Cruz na Série D
49 jogos em 5 participações até 08/05/2023
19 vitórias, 16 empates e 14 derrotas
52 gols feitos e 46 gols sofridos (+6)
Leia mais sobre o assunto
A tabela do Santa na Série D do Brasileirão 2023, com 14 jogos e possíveis transmissões na TV
Abaixo, assista ao gol decisivo na noite no Mundão, através do camisa 9.
PIPIIIICOOO! O OPORTUNISMO DE SEMPRE ABRINDO O PLACAR NO ARRUDA! VIBRA, TRICOLOR! pic.twitter.com/Gx4CnkGpCG
— Santa Cruz F.C. (@SantaCruzFC) May 9, 2023