Anúncio da Betnacional
Compartilhe!

Goiás (4) 1 x 1 (5) Paysandu na Copa Verde

Foi o segundo título obtido pelo bicolor dentro do Serra Dourada. Foto: Heber Gomes/CBF.

O Paysandu domina a Copa Verde de maneira impressionante. Contabilizando as 12 edições do torneio inter-regional, o clube de Belém disputou o título em 9 oportunidades. Isso corresponde a 75% dos torneios já realizados. Chega bastante à final e ainda sai de lá com a taça na maioria das vezes, sobretudo em decisões em Goiânia. A capital goiana recebeu a finalíssima nos últimos quatro anos. Todas tiveram a presença do Papão da Curuzu.

Neste período, o time do Norte voltou pra casa com o troféu em 2022, 2024 e 2025, com este novo sendo o quinto título na história do clube, recordista disparado. Nesta temporada, o Paysandu devolveu o único vice amargado por lá. Em 2023, foi batido pelo Goiás. Naquela ocasião, o time goiano integrava a Série A, enquanto o time paraense estava na Série C. Agora, ambos estão na Série B, numa condição técnica mais próxima. O que inclusive pôde ser visto nos dois jogos da final, que levaram mais de 70 mil torcedores às arquibancadas.

Gol salvador aos 48 minutos do 2º tempo

Há dois anos, o alviverde venceu lá e lô. Já em 2025 foram dois empates, sendo 0 x 0 no Mangueirão, diante de 32.997 pessoas, e 1 x 1 no Serra Dourada, diante de 38.412 pessoas. Na volta, o mandante vencia até os instantes finais. Até que a zaga acompanhou mal um cruzamento na área e o atacante chileno Matías Cavalleri apareceu de surpresa para empatar. Curiosamente, foi um roteiro bem parecido com a decisão de 2022, também no Serra Dourada, mas contra o Vila Nova – repetição dos resultados e do momento do gol.

Nos pênaltis, o roteiro seguiu levando o torcedor bicolor à exaustão. Logo na primeira cobrança, viu Rossi bater muito mal. Isolou a bola. Ocorre que dois jogadores adversários bateram do mesmo jeito, dando “a” oportunidade para Leandro Vilela fechar. Sem titubear, ele bateu firme, no meio da barra e decretou o 5 x 4. Definiu o pentacampeonato da Copa Verde, que por sua vez ampliou o status de maior vencedor do futebol da Amazônia.

Abaixo, assista ao pênalti decisivo e a festa do time após a conquista como visitante.

Milhões para o Papão e apreensão para o Goiás

Campeão da Copa Verde de 2025, o Paysandu garantiu vaga já na terceira fase da Copa do Brasil de 2026 – curiosamente, o clube ainda irá estrear na edição de 2025, também na terceira fase, devido ao titulo inter-regional anterior. Considerando a cota atual da Copa do Brasil, o clube garantiu uma receita de R$ 2,315 milhões. Quanto ao Goiás, o vice poderá resultar numa lacuna enorme no torneio nacional da próxima temporada. Como ficou em 4º lugar no Estadual, o clube não obteve vaga. Agora, só terá vaga se um clube do estado for campeão da Série B. Caso não seja campeão, o Goiás “torceria” por Vila Nova e Atlético-GO.

Ranking de títulos da Copa Verde

5 títulos : Paysandu-PA (2016, 2018, 2022, 2024 e 2025)
2 títulos: Cuiabá-MT (2015 e 2019)
1 título: Brasília-DF (2014), Luverdense-MT (2017), Brasiliense-DF (2020), Remo-PA (2021) e Goiás-GO (2023)

Leia mais sobre o assunto
CBF confirma Copa Verde até 2026 e aponta Nordestão como modelo a ser seguido

Abaixo, veja a publicação do perfil oficial do Paysandu após a nova conquista em Goiás.


Compartilhe!