Anúncio da Betnacional
Compartilhe!

Náutico (3) 0 x 0 (5) Retrô pelo Pernambucano

Time do Retrô celebra a classificação obtida dentro dos Aflitos. Foto: Retrô/Instagram.

Numa segunda-feira de céu cinzento e portões fechados nos Aflitos, Náutico e Retrô fizeram uma das partidas mais sonolentas do Campeonato Pernambucano de 2025. Obviamente isso chama bastante a atenção porque valia bastante, com a disputada das quartas de final em jogo único. Realizado em pleno carnaval, o confronto terminou em 0 x 0, com a impressão deste placar norteando a tarde inteira. Pra se ter ideia, foram apenas quatro chutes certos do Timbu, sem perigo e com o técnico Marquinhos Santos tirando Patrick Allan, o único articulador, aos 24 do 2º tempo. Ou seja, criou pouco mesmo. Já a Fênix, nem isso. Zero.

Retrô mira terceira decisão estadual

Com um futebol tão opaco, o desempate saiu nos pênaltis. Com 100% de aproveitamento nas cinco cobranças, o clube-empresa da região metropolitana venceu a série em 5 x 3, já que o goleiro Volpi defendeu a cobrança de Bruno Mezenga. Coube ao volante paraguaio Richard Franco, ex-Náutico, fechar a disputa – veja abaixo. Com isso, o Retrô enfim eliminou o Náutico num mata-mata. Esse foi o terceiro duelo, todos definidos nas penalidades. Os alvirrubros haviam levado a melhor em 2022, na final, e em 2024, na semifinal. Classificado à semifinal pela 4ª vez seguida, o Retrô irá encarar o Maguary na próxima fase do Estadual.

Serão dois jogos na Arena Pernambuco nos dois próximos domingos, o primeiro com mando do representante de Camaragibe e o segundo com mando do representante de Bonito – na primeira fase o Maguary venceu por 3 x 1. Ou seja, um clube intermediário voltará a disputar o título pernambucano da primeira divisão – além de garantir vaga na Copa do Brasil de 2026. Considerando os 15 anos anteriores desde a implantação do sistema de mata-mata, em 2010, foram apenas seis presenças na final, sendo três com o Salgueiro, em 2015, 2017 e 2020, duas com o próprio Retrô, em 2022 e 2023, e uma com o Central, em 2018. Neste período, o único título fora do Trio de Ferro foi obtido pelo Salgueiro em 2020.

Náutico fica em 5º e Copa do Brasil está ameaçada

Quanto ao Náutico, a eliminação nos Aflitos acabou aumentando o tamanho do fiasco em Sertânia, na última rodada da primeira fase. Naquela ocasião, na sequência da vitória no Clássico dos Clássicos na Ilha do Retiro, bastava uma vitória simples sobre o Decisão para selar a passagem direta para a semifinal. A derrota no finzinho deixou o time em 3º lugar, gerando um cruzamento complicado nas quartas, diante do Retrô, futuro adversário na Série C e cuja folha é a segunda maior desta edição do PE, estimada em R$ 1 milhão.

Ainda que o Retrô tenha feito uma campanha irregular até aqui, e sequer tenha jogado bem nas quartas, o duelo era perigoso e desnecessário para o Náutico. Assim, o time que venceu os clássicos contra Santa e Sport acabou terminando fora do “G4” do Pernambucano. Com isso, o Timbu está numa situação delicadíssima para disputar a Copa do Brasil de 2026. Na prática, só tem dois caminhos nesta temporada: ser campeão da Copa do Nordeste ou ser campeão da Copa do Brasil. Em ambos os casos, seriam títulos inéditos.

Escalação do Náutico, 0 (3)
Muriel; Marcos Ytalo, Felipe Santana, Odivan (Léo Coltro) e Igor Fernandes; Auremir, Marco Antônio (Sousa), Wenderson (Kayon) e Patrick Allan (Hélio Borges); Samuel Otusanya (Bruno Mezenga) e Paulo Sérgio. Técnico: Marquinhos Santo

Escalação do Retrô, 0 (5)
Volpi; Gedeilson, Claudinho, Rayan Ribeiro e Luiz Henrique (Salomão); Fabinho, Richard Franco, Rômulo (Fialho) e Radsley; Maycon Douglas (Grafite) e Mascote (Ericson). Técnico: Wyres

Histórico geral de Náutico x Retrô

11 jogos (todos os mandos)
3 vitórias alvirrubras (27,2%)
3 empates (27,2%)
5 vitórias da fênix (45,4%)

Leia mais sobre o assunto
SAF: Náutico recebe proposta de R$ 1 bi, com mínimo garantido no futebol e reforma dos Aflitos

Estudo aponta o Náutico como o 33º clube mais valioso do Brasil; veja o Top 40

Datafolha aponta 8 clubes do NE entre as 15 maiores torcidas da região; Timbu em 13º

Veja a a cobrança que decidiu o último duelo das quartas de final do Pernambucano de 2025.


Compartilhe!