Ambos os times estrearam novos uniformes. Qual foi o mais bonito? Foto: Tiago Caldas/Náutico.
Adversários na última final estadual, Náutico e Retrô voltaram a se enfrentar em alta na competição, agora valendo pela 5ª rodada do Pernambucano 2023. Atuando no Arruda como mandante, o clube-empresa empatou o jogo aos 47 minutos do 2º tempo e se manteve na liderança da primeira fase. Antes de maneira isolada, agora vê o Sport com os mesmos 10 pontos, com 3V, 1E e 0D, mas segue à frente pelo saldo de gols, +11 vs +8.
Embora a fênix tenha lutado bastante para pontuar diante atual bicampeão, mostrando um futebol rápido e tendo mais finalizações nos 90 minutos, com 13 x 8, os alvirrubros têm o direito de sair se queixando da arbitragem. O gol do Náutico, marcado por Souza aos 9 da etapa complementar, saiu numa penalidade indiscutível, com Pedro Costa errando a bola e chutando Villero. Ocorre que aquele já poderia ter sido o 3º pênalti para o timbu na partida!
Antes, no 1º tempo, ocorreram duas infrações na área, na minha opinião. Num deles, Júlio empurrado. O árbitro Diego Fernando Silva ainda deu amarelo para o atacante, por reclamação. No outro, Alencar tocou na bola com o braço de maneira bem imprudente. Não há VAR nesta etapa do PE, mas não precisava de tanto para enxergar de forma melhor.
Mascote falhou, Albano não
De toda forma, o Náutico ficou em vantagem durante quase 40 minutos, período em que até conseguiu diminuir as articulações do bom time de Camaragibe, mas sem neutralizá-lo. Sem ser efetivo nos contragolpes, deu chance ao Retrô. Primeiro, viu Mascote bater pra fora em ótima condição – na primeira metade, o atacante já havia sido parado pelo goleiro Vagner. Depois, nos acréscimos, Albano, que entrara há pouco, concluiu uma boa jogada pela esquerda. Com o suado empate em 1 x 1, o Retrô também segue com o ataque mais positivo (12 GP) e a defesa menos vazada (1 GC) do PE. No próximo sábado, terá um confronto direto pela liderança contra os rubro-negros, na Ilha do Retiro. Tem bola…
Escalação do Retrô (melhor: Albano; pior: Pedro Costa)
Jean; Pedro Costa, Renan Dutra (Yuri Bigode), Guilherme Paraíba e João Victor; Ratinho, Alencar (Albano) e Radsley (Giva); Gustavo Ermel (William), Matheus Serafim e Mascote. Técnico: Dico Woolley
Escalação do Náutico (melhores: Vagner e Souza; pior: Matheus)
Vagner; Diego Ferreira (Odivan), Anilson, Denilson e Diego Matos; Juan Gauto (Matheus Cocão), Jean Mangabeira e Souza (Nathan); Matheus Carvalho (Gabriel Santiago), Paul Villero e Júlio (Kayon). Técnico: Dado Cavalcanti
Os seis duelos na história, todos pelo Estadual (2V do timbu, 2V da fênix e 2E)
1º) 08/03/2020 – Náutico 2 x 2 Retrô (Aflitos)
2º) 11/04/2021 – Retrô 1 x 4 Náutico (Arena PE)
3º) 09/02/2022 – Náutico 1 x 2 Retrô (Aflitos)
4º) 21/04/2022 – Náutico 0 x 1 Retrô (Aflitos)
5º) 30/04/2022 – Retrô (2) 0 x 1 (4) Náutico (Arena PE)
6º) 26/01/2023 – Retrô 1 x 1 Náutico (Arruda)
Leia mais sobre o assunto
A tabela do Pernambucano 2023, agora com 13 clubes; 84 jogos na TV
O Náutico se queixou sobre a arbitragem em seu perfil no Twitter logo após o fim do 1T no Arruda. Abaixo, assista aos dois gols da partida, com ambos anotados no 2T.
EMPATE NO ARRUDA ⚽️
Ficou tudo igual no reencontro entre @retrofcbrasil e @nauticope. O Timbu abriu o placar com gol de pênalti, marcado por Souza e a Fênix empatou nos acréscimos, com Albano.
Confira os gols da partida! pic.twitter.com/8pb0QrUOia
— Federação Pernambucana de Futebol (@fpfpe) January 26, 2023