O lance mais polêmico da tarde no Rio Grande do Norte. Imagem: Santa Cruz/reprodução.
Numa partida iniciada às 15h, com a temperatura na casa dos 30 graus, Santa Cruz de Natal e Santa Cruz do Recife empataram sem gols no Estádio Narazerão. O jogo em Goianinha, a 59 km da capital potiguar, foi realizado num gramado bastante irregular e que dificultou bastante a construção de boas ações ofensivas. Ainda assim, o jogo válido pela 3ª rodada da Série D, foi disputado. O clube pernambucano teve a ampla maioria dos 1.410 torcedores presentes na acanhada arquibancada. Após as duas vitórias iniciais, o futebol coral acabou sob vaias neste sábado. Apesar da queixa da torcida sobre a apresentação, o time visitante também pode reclamar do resultado a partir da arbitragem.
Aos 9 minutos do primeiro tempo, o ponta Thiaguinho recebeu a bola, invadiu a área e foi derrubado – veja o lance no vídeo abaixo. Num início pra lá de complicado em termos de organização por parte da CBF, que atrasou a primeira rodada em uma semana e até agora não definiu a transmissão oficial na televisão, a 4ª divisão do Campeonato Brasileiro vai sendo marcada por cenas desse tipo. O Santa já havia tido um pênalti ainda mais claro não assinalado na estreia, em Campina Grande. Naquela ocasião, Israel foi derrubado, mas o lance não fez falta porque minutos depois o mesmo Israel marcou o gol da vitória.
Clube do Arruda permanece no G4
Desta vez o placar de 0 x 0 seguiu até o fim. Além do público pequeno no estádio, só foi possível assistir esse confronto através de “exibições extraoficiais” de torcedores, com um desses links nas redes sociais passando de 8 mil dispositivos simultâneos. É óbvio que essa “Série D no escuro” é um problema daqueles em pleno 2025. É inaceitável que um torneio nacional passe por isso. Com essa lacuna, a implantação do “árbitro de vídeo” beira a utopia – a ideia é contar com o VAR só a partir das oitavas de final, como na edição passada.
Essa partida abriu a rodada do Grupo A3, com os outros três jogos no domingo. Ainda sem sofrer gols e agora com 7 pontos, tendo 2V, 1E e 0D, o Santa aguarda o resultado de Central x América de Natal, no Lacerdão, para saber se continuar em 1º lugar – os dois concorrentes têm 4 pontos e podem alcançar o Tricolor. De toda forma, o clube do Arruda está garantido por mais uma rodada no “G4”, a zona de classificação ao mata-mata. O time de Marcelo Cabo volta a campo na próxima sexta-feira. Na 4ª rodada, o Santa Cruz receberá o América.
Adversário inédito na história coral
O Santa chegou a 5.394 jogos disputados com o seu time principal. Na história do clube, com dados a partir de 1914, o Santa Cruz potiguar foi o 436º adversário diferente. Foi a segunda semana seguida com dois adversários inéditos – o Horizonte do Ceará também foi novidade.
Escalação do Santa Cruz (RN), 0
Pedro Henz; Guizão, Eduardo Brito, Raniery e Pedro Teixeira; Felipe Cruz (Matheus Bambu), Einstein (Wesley) e Thálisson (Zé Vitor); Hudson Dias (David Lopes), Felipinho e Diego Costa. Técnico: Eugênio Gomes
Escalação do Santa Cruz (PE), 0
Felipe Alves; William Alves, Matheus Vinicius, Eurico Lima e Rodrigues (David Cabeça); Gabriel Galhardo (Willian Jr), Balotelli e Pedro Favela (Lucas Bessa); Israel, Thiaguinho (Geovany) e Thiago Galhardo (Eduardo Tanque). Técnico: Marcelo Cabo
Leia mais sobre o assunto
Santa Cruz x Santa Cruz, um recorrente duelo de homônimos no histórico tricolor
A tabela do Santa Cruz na Série D do Brasileirão 2025; veja jogos e transmissões
Datafolha aponta 8 clubes do NE entre as 15 maiores torcidas da região; Tricolor em 10º
Abaixo, assista ao lance reclamado pelo clube pernambucano. Você achou pênalti?
#SérieD | Thiaguinho recebeu a bola e partiu pra dentro da área. Foi derrubado, mas o juiz não marcou nada. O que acharam? ♂️ pic.twitter.com/paB2EpwC5s
— Santa Cruz F.C. (@SantaCruzFC) May 3, 2025