Anúncio da Betnacional
Compartilhe!

Santa Cruz 1 x 1 Sport pelo Pernambucano

O time coral ficou em vantagem no placar durante todo o 2º tempo. Foto: Rafael Melo/Santa Cruz.

Diante do maior público do Campeonato Pernambucano de 2024, com 35.601 torcedores no Arruda, só com tricolores, o Clássico das Multidões que abriu a semifinal terminou empatado em 1 x 1. Neste jogo de ida, numa tarde/noite na qual o Santa Cruz fez, com sobras, a sua melhor partida no ano, o dono da casa ficou a um triz de quebrar o tabu contra o Sport. Porém, acabou vendo o rival igualar nos acréscimos do 2º tempo – veja os gols abaixo.

A atmosfera do Arruda fortaleceu o Santa

A expectativa sobre a partida era a imposição da diferença técnica por parte do rubro-negro, cujo treinador repetiu o esquema com apenas um volante de fato, Felipe, tendo outras cinco peças para o jogo ofensivo. Para funcionar, era preciso, de fato, se impor. Mas não aconteceu quando a bola rolou. Pelo contrário. Aguerrido, e também leve após a vaga na Série D de 2025, o time de Schulle apertou a marcação, forçou o visitante ao erro e ficou mais perto do gol na primeira etapa. O Sport errou várias saídas, sobretudo com Felipe e os dois zagueiros.

Já no fim veio o combo, com Felipe recuando e Castán espanando pra lateral. Numa cobrança rápida diante de uma defesa desatenta, a bola chegou para Lucas Siqueira, que bateu rasteiro e colocou o Santa em vantagem num clássico local pela primeira vez na temporada. A vantagem duraria mais de uma hora, somando o tempo de jogo na etapa complementar e os 26 minutos de paralisação devido à queda de energia nos refletores do estádio. Lançado ao ataque, mas coletivamente muito mal, o Sport produziu poucas chances. Coutinho foi bem marcado e quando tocou na bola não acertou.

Sport terminou com um zagueiro, por opção

Assim, Soso foi aumentando a aposta cada vez mais. No fim, o Sport tinha só um zagueiro de ofício, Castán. À frente, tinha Ruiz, Lucas Lima, Titi Ortiz, Romarinho, Barletta e Zé Roberto. Essa turma todo só acertou uma jogada de qualidade. A reação acabou vindo na bola parada. Felipinho, que já vinha tentando há algum tempo, marcou um golaço. Bateu ao lado da barreira, no cantinho de William. Isso já aos 45 minutos. O jogo se estendeu até os 53, mas foi muito trombado, com direito ao segundo amarelo para Pedro Lima, desfalque na volta.

Por sinal, o reencontro será no próximo sábado, na Arena Pernambuco, desta vez só com rubro-negros. Ao Santa, apesar do desfecho frustrante na ida, fica a percepção que os dois clássicos contra o Sport, pelo Esdtadual, foram definidos nos detalhes. Ou seja, tem jogo. O equilibrado scout mostra isso. Em finalizações, 9 x 8 para o visitante. Nos desarmes, 14 x 7 para o mandante. Quanto ao Sport, o espírito decisão precisa ser mais presente. É preciso sentir o jogo. O Santa, aliás, viveu de forma intensa e, nos primeiros 90 minutos, foi melhor.

Leão invicto no clássico há quase 4 anos

Com o suado empate no Mundão, o Sport chegou sete jogos de invencibilidade contra o Santa Cruz, com três vitórias e quatro empates. Já são quase quatro anos desde o último triunfo tricolor, em 19 de julho de 2020. Por sinal, o Santa Cruz agora acumula 14 clássicos seguidos sem vitória, somando os duelos contra o Sport (7) ou contra o Náutico (7).

Escalação do Santa Cruz, 1 (melhores: Lucas Siqueira, Toty e Caio)
William Assmann; Toty (Wellisson), Paulo César, Ítalo Melo e João Victor (Juan Tavares); Lucas Siqueira, Caio Mello e João Pedro (Matheus Melo); João Diogo (Henrique Lordelo), Thiaguinho e Pedro Bortoluzo (Gilvan). Técnico: Itamar Schulle

Escalação do Sport, 1 (melhoes: Barletta e Felipinho; piores: Felipe, Castán e Coutinho)
Caíque França; Pedro Lima, Alisson Cassiano (Tití Ortiz), Luciano Castán e Felipinho; Felipe, Fabrício Domínguez (Chrystian Barletta), Alan Ruiz e Lucas Lima (Fábio Matheus); Romarinho (Rosales) e Gustavo Coutinho (Zé Roberto). Técnico: Mariano Soso

Histórico do Clássico das Multidões no Arruda

170 jogos
51 vitórias do Santa Cruz (30,0%)
66 empates (38,8%)
53 vitórias do Sport (31,1%)
Geral: 568 jogos, com 236V do Sport, 163E e 169V do Santa

Leia mais sobre o assunto
Folhas dos elencos do Pernambucano 2024 custam cerca de R$ 5 milhões; veja valores

Abaixo, veja o gol do Santa, através de Lucas Siqueira, aos 45 minutos do 1º tempo.

Agora, assista ao gol do Sport, marcado por Felipinho, aos 45 minutos do 2º tempo.


Compartilhe!