Tricolores comemoram o gol que deixou o time com 6 pontos. Foto: Rafael Melo/Santa Cruz.
O Santa Cruz cumpriu o seu objetivo nessas duas primeiras rodadas no Arruda e venceu Maguary e Flamengo de Arcoverde, largando com 100% de aproveitamento no Campeonato Pernambucano. Levando 33 mil torcedores às arquibancadas, sendo 15.657 nesta quarta-feira, o tricolor começa bem a corrida pelas vagas na Série D, que tende a ser muito disputada, já que Retrô e Central também começaram mostrando competitividade.
Diante do clube sertanejo, cuja participação só foi confirmada há duas semanas, o time de Itamar Schulle foi o mesmo em relação à estreia e teve uma produção ofensiva bem melhor, na minha opinião. Ainda que o 1º tempo tenha sido amarrado, com o visitante tentando picotar a partida a todo momento, os corais conseguiram ir para o intervalo em vantagem. Graças ao gol do atacante João Diogo, que pegou o rebote após o chute do meia Matheus Melo – assista abaixo. Aquele gol definiria a vitória coral por 1 x 0 nesta 2ª rodada.
Bolas na trave e um susto
Esse placar mínimo foi explicado de maneira didática pelo ataque. Começando pelo atacante Thiaguinho, que havia balançado as redes nos dois primeiros jogos, considerando também a Pré-Copa do Nordeste. Desta vez ele pecou bastante nas conclusões. Outros também. O volume de jogo no 2º tempo proporcionou várias oportunidades, mas o time acertou a trave duas vezes, chegou a uma triz da bola outras vezes e também parou nas mãos de Lucão.
Essa falta de efetividade quase terminou em surpresa, pois o Flamengo teve uma grande chance para empatar. Porém, André Luiz salvou a cabeçada de Bruno Henrique à queima-roupa. Indo além dos três pontos, este talvez tenha sido o fato mais importante nesta noite, com a retomada da confiança no goleiro, que havia falhado no primeiro jogo do ano, contra o Altos, lá no Piauí. Com isso, o time ganha corpo para seguir no Estadual. E agora será fora do Arruda. No sábado, o Santa vai encarar o Clássico das Multidões na Arena Pernambuco.
Escalação do Santa Cruz, 1 (melhores: Matheus Melo e João Diogo)
André Luiz; Toty, Rafael Pereira, Paulo César e Juan Tavares (João Victor); Lucas Siqueira, Caio Mello e Matheus Melo; João Diogo, Thiaguinho (Felipe Cardoso) e Pedro Bortoluzo (Gabriel Cardoso). Técnico: Itamar Schulle
Escalação do Flamengo de Arcoverde, 0 (melhor: Lucão)
Lucão; Gustavinho (Júlio), Geovani, Matheus Vinícius e Gabriel Cardoso; Cal Rodrigues (Jhonata), Medina, Gabriel Soares (Ronaldo) e Wellington; Léo Pedro (Wendel) e Bruno Henrique. Técnico: Toninho Pesso
Histórico geral de Santa Cruz x Flamengo
8 jogos (todos os mandos)
5 vitórias tricolores (62,5%)
2 empates (25,0%)
1 vitória sertaneja (12,5%)
Leia mais sobre o assunto
Folhas dos elencos do Pernambucano 2024 custam cerca de R$ 5 milhões; veja valores
Abaixo, assista ao gol de João Diego aos 42 minutos do 1º tempo.
O GOL CORAL! João Diogo! 🃏🐍 pic.twitter.com/xnwPAWPGtd
— Santa Cruz F.C. (@SantaCruzFC) January 18, 2024