Anúncio da Betnacional
Compartilhe!

Os quatro clubes restantes na edição 2019/2020. Pelo hexa ou pelo feito inédito.

Pela primeira vez em 15 anos a semifinal da Liga dos Campeões não terá Messi ou Cristiano Ronaldo. Enquanto o centroavante português, pentacampeão, foi eliminado com a Juventus ainda nas oitavas, o craque argentino, tetra, foi trucidado pelo Bayern nas quartas, com a goleada de 8 x 2 sendo a maior sofrida pelo Barcelona em torneios europeus. Assim, portas abertas para o novo melhor do mundo, numa disputa com Neymar, Mbappé e Lewandowski. Todos eles envolvidos num G4 atípico na Champions, exceto por uma figurinha, carimbadíssima e favorita ao título.

No caso, trata-se do Bayern de Munique. Octacampeão alemão, num domínio sem precedentes na Bundesliga, o timaço bávaro chega à semifinal com uma campanha absurda na Champions League. Venceu os nove jogos disputados, com 39 gols marcados e apenas 8 sofridos. Ou seja, média de 4,33 no ataque e 0,88 na defesa. A histórica vitória sobre o Barça expôs de forma cristalina o tamanho dessa equipe, em busca da 6ª orelhuda. Por sinal, é o único que pode repetir o feito, pois outros três classificados, o RB Leipzig, o Paris Saint-Germain e o Lyon jamais ganharam. Na verdade, jamais chegaram à decisão.

Curiosamente, o chaveamento prevê duas disputas com as mesmas nacionalidades, França x Alemanha. Ou seja, PSG x Leipzig e Lyon x Bayern. Portanto, das quatro possibilidades de composição para a final, duas teriam clubes do mesmo país. Até hoje isso aconteceu sete vezes, a última na temporada passada, com o Liverpool triunfando numa decisão inglesa. Pitaco para a final em Lisboa? Sem muro, PSG x Bayern, com o time alemão à frente.

As equipes montadas nesta reta final da Champions…

Bayern (1º no grupo B, tirou Chelsea e Barcelona)
Neuer; Kimmich, Boateng, Alaba e Alphonso Davies; Goretzka, Thiago Alcantara, Gnaby, Thomas Müller e Perisic; Lewandowski

RB Leipzig (1º no grupo G, tirou Tottenham e Atlético de Madrid)
Gulacsi; Halstenberg, Upamecano, Klostermann e Angeliño; Kampl, Sabitzer e Laimer; Nkunku, Poulsen e Olmo

PSG (1º no grupo A, tirou Borussia Dortmund e Atalanta)
Navas; Kehrer, Thiago Silva, Kimpembe e Juan Bernat; Marquinhos, Ander Herrera e Gana; Sarabia, Icardi e Neymar

Lyon (2º no grupo G, tirou Juventus e Manchester City)
Lopes; Denayer, Marcelo e Marçal; Dubois, Bruno Guimarães, Cornet, Caqueret e Aouar; Depay e Ekambi

A tabela da fase decisiva

Semifinal
18/08 (16h00) – RB Leipzig (ALE) x PSG (FRA), no Estádio da Luz
19/08 (16h00) – Bayern (ALE) x Lyon (FRA), no José Alvalade

Final
23/08 (16h00) – Confronto a definir, no Estádio da Luz

Curiosidades sobre a semifinal
1) Assim como aconteceu nas quartas de final, a semifinal será em jogo único, atendendo ao caráter excepcional para a conclusão do torneio, em prevenção à Covid-19. Todos os jogos estão sendo realizados na capital portuguesa, de portões fechados.

2) A possibilidade de uma final com dois clubes brigando pelo título inédito (PSG x Lyon ou Leipzig x Lyon). A última vez foi em 1992! Naquela final, em Wembley, o Barcelona ganhou o primeiro dos seus cinco títulos diante da Sampdoria. Vitória por 1 x 0.

3) A possibilidade da primeira final francesa, com PSG e Lyon. Até hoje tivemos finais com espanhóis (3x), ingleses (2x), italianos (1x) e alemães (1x). Caso dê Bayern x Leipzig, seria a segunda versão germânica, sete anos após o triunfo do Bayern sobre o Borussia.

4) Dos quatro semifinalistas, três nunca ganharam a Champions. Caso a taça fique com PSG, Leipzig ou Lyon, teremos o 23º campeão diferente ao longo de 65 edições.

Mais títulos conquistados na Champions League de 1956 a 2019* (+5)
1º) 13x – Real Madrid (ESP)
2º) 7x – Milan (ITA)
3º) 6x – Liverpool (ING)
4º) 5x – Barcelona (ESP) e Bayern de Munique (ALE)
* Ao todo, 22 clubes diferentes já ergueram a taça

As “finais caseiras” na Champions League
1ª) 2000 (ESP) – Real Madrid 3 x 0 Valencia
2ª) 2003 (ITA) – Milan (3) 0 x 0 (2) Juventus
3ª) 2008 (ING) – Manchester United (6) 1 x 1 (5) Chelsea
4ª) 2013 (ALE) – Bayern de Munique 2 x 1 Borussia Dortmund
5ª) 2014 (ESP) – Real Madrid 4 x 1 Atlético de Madrid
6ª) 2016 (ESP) – Real Madrid (5) 1 x 1 (3) Atlético de Madrid
7ª) 2019 (ING) – Liverpool 2 x 0 Tottenham


Compartilhe!