Fabrício subiu de produção, mas também perdeu oportunidades. Foto: Paulo Paiva/Sport.
Após as duas derrotas cruciais fora de casa, contra América-MG e Operário-PR, o Sport voltou bastante pressionado para o Recife. Mas ainda tendo a situação a favor, tanto na classificação da Série B, com 2 pontos a mais que o Ceará, o perseguidor do G4, quanto na tabela, pois jogaria antes que o concorrente. Portanto, era vencer de qualquer jeito no domingo e jogar a pressão para o alvinegro cearense, que vai encerrar a rodada na terça-feira, contra o Botafogo, em SP. O roteiro era esse, mas a realidade foi mais cruel.
Desfalques e falta de pontaria
Com os dois centroavantes machucados (Gustavo Coutinho e Zé Roberto), tendo ainda o desfalque de Titi Ortiz, suspenso, o Sport foi reconfigurado no ataque. Basta dizer que Lobato foi titular pela primeira vez, e como “falso 9”. Ainda assim, até pela disparidade técnica das equipes, o Sport foi superior. No 1º tempo, o rubro-negro teve 70% de posse de bola, com amplo domínio no campo ofensivo. O scout de finalizações foi de 11 x 0! Ocorre que isso não foi traduzido em chances reais, tanto que apenas um chute foi na barra.
E não mudou muito no 2º tempo, apesar da explosão logo aos 2 minutos, com o volante argentino Julián pegando um rebote para abrir o placar. Apesar da desvantagem, Dal Pozzo só criou coragem para atacar nos minutos finais. O scout final foi mesmo dilatado, com 23 x 4, mas a eficiência mostra a mudança da história. O Sport só acertou a barra 3 vezes, enquanto a Chape acertou duas. Uma delas certeira, com Perotti aos 38 minutos, pouco depois de sair do banco – veja abaixo. Com 25 mil pessoas, a Ilha do Retiro ficou atordoada.
Ceará pode tomar o lugar no G4
Afinal, foram muitas chances desperdiçadas pelos rubro-negros, a maior por falta de capricho, que o goleiro Léo trabalhando até pouco. Sendo justo, ainda fez uma boa defesa aos 51 minutos, garantindo o empate em 1 x 1, importante para a luta catarinense contra o rebaixamento. Em relação ao Sport, esse tropeço na 36ª rodada tirou o clube da rota de segurança. Mesmo sendo difícil, uma sequência de três vitórias nos últimos três jogos garantiria o acesso. Neste momento, vencer os próximos dois já não é suficiente.
Com 60 pontos, o Sport agora tem 3 a mais que o Ceará. No entanto, uma vitória alvinegra no encerramento da rodada resultará numa mudança no G4 – que tem a mesma composição há sete rodadas. Em caso de triunfo, o Vozão passaria no número de vitórias, com 18 x 17. Além do tropeço imediato do Ceará, outra possibilidade é ir a 66 pontos e torcer por um revés de Mirassol ou Novorizontino – num desses casos, disputaria no saldo. Portanto, além de fazer a sua parte, o bicampeão pernambucano agora depende de um resultado paralelo.
2022, 2023 e 2024?
É um cenário surreal, considerando que o clube chegou a ter 7 pontos de vantagem sobre o 5º lugar há pouquíssimo tempo, na 33ª rodada. Tinha 97% de chance de subir. Para não repetir os fracassos de 2022 e 2023, o time comandado por Pepa precisará controlar os nervos contra Ponte (fora) e Santos (casa). Além disso, agora passa a secar muito também…
Escalação do Sport, 1 (melhor: Fabrício; piores: Felipinho, Barletta e Lobato)
Caíque França; Igor Carius (Di Plácido), Chico, Rafael Thyere (Allyson), Felipinho (Dalbert); Julián Fernández, Felipe (Pedro Vilhena), Lucas Lima; Fabrício Dominguez, Chrystian Barletta e Lenny Lobato (Wellington Silva). Técnico: Pepa
Escalação da Chapecoense, 1
Léo Vieira; Marcelinho (Mailton), Bruno Leonardo, João Paulo, Mancha; Tárik (Auremir), Foguinho (Marlone) e Rafael Carvalheira; Marcinho (Giovanni Augusto), Mário Sérgio e Ítalo (Perotti). Técnico: Gilmar Dal Pozzo
Histórico geral de Sport x Chapecoense
22 jogos (todos os mandos)
9 vitórias rubro-negras (40,9%)
8 empates (36,3%)
5 vitórias catarinenses (22,7%)
Leia mais sobre o assunto
A tabela do Sport na Série B do Brasileirão 2024, com 38 jogos e transmissões na TV
Abaixo, assista aos gols do empate entre Sport e Chape na Ilha, ambos no 2º tempo.
Tinha muita gente torcendo por esse resultado..
Se liga nos gols do jogão entre @sportrecife e @ChapecoenseReal. ⚽ pic.twitter.com/ubgHq7CXrq
— Brasileirão Betnacional – Série B (@BrasileiraoB) November 11, 2024