Herói no jogo passado, Coutinho desta vez foi anulado no Sul. Foto: Rafael Bandeira/Sport.
Apesar do placar em branco no 1T, o Sport não estava bem tecnicamente diante do Grêmio, num jogo-chave em Porto Alegre no sonho do acesso. Afinal, o volume de erros de Love, Juba e, sobretudo, Giovanni inviabilizavam uma atuação efetiva, com o flerte com o perigo mesmo contra um adversário sem criatividade na noite. Pois o técnico Claudinei Oliveira fez o seu trabalho de praxe, seja lá qual for o nível de atuação.
Ou seja, voltou com o mesmo time, com as peças que rendem mais no banco, como Wanderson e Labandeira, e só mudou quando o tricolor gaúcho abriu o placar. Com queixo de vidro quando joga fora de casa, o Sport tomou outro gol logo depois, aos 12 minutos, a partir da disputa equivocada de Sabino numa bola aérea contra Diego Souza. Ali o revés tornou-se inevitável, mesmo com meia hora de bola rolando pela frente. Abatido, já mexido e sem personalidade, o Sport ainda tomou mais um, Grêmio 3 x 0.
Claudinei zerado fora
Assim, na abertura da 31ª rodada, o rubro-negro foi derrotado pela 6ª vez seguida como visitante nesta Série B. Com Claudinei, o time ainda não somou um ponto em cinco partidas nesta condição, apesar de todo o seu pragmatismo nas substituições. Fora de habitat, o leão pernambucano tem apenas 1 vitória, e já não vence há mais de 4 meses. E é isso que breca a chance real de entrar no G4, pois o ritmo com “vitória em casa e derrota fora”, faltando tão pouco para acabar o BR, será insuficiente para tirar os 5 pontos em relação ao Vasco, o 4º lugar. Por vezes, sendo inviabilizado pelo próprio treinador, como poucas vezes vi no Sport.
Fim da invencibilidade no confronto
Com a goleada em sua arena, o Grêmio voltou a vencer o Sport após sete jogos. O recorte recente era bem ruim para os gaúchos, com 1V, 4E e 8D antes da partida. Virando agora a análise, o time do Rio Grande do Sul termina Segundona com 4 pontos neste confronto e com a vantagem ampliada no histórico, agora com 25 x 15, ou 10 vitórias a mais que o leão.
Sport em 31 rodadas na Série B de 2022
Mandante – 15 jogos; 10V, 4E e 1D (34 pts e 75.5%)
Visitante – 16 jogos; 1V, 6E e 9D (9 pts e 18.7%)
Escalação do Grêmio (melhores: Biel, Bitello e Geromel)
Brenno; Edilson (Rodrigo), Geromel, Bruno Alves e Diogo Barbosa; Lucas Leiva (Lucas Silva), Thiago Santos e Bitello (Elkesson); Biel (Pedro Lucas), Diego Souza e Guilherme (Jhonata Robert). Técnico: Renato Gaúcho
Escalação do Sport (melhor: Thyere: piores: Giovanni, Love, Juba e Coutinho)
Saulo; Eduardo, Rafael Thyere (Alemão), Sabino e Sander (Wanderson); Ronaldo (Denner), Fabinho e Giovanni (Labandeira); Luciano Juba, Vagner Love (Thiago Lopes) e Gustavo Coutinho. Técnico: Claudinei Oliveira
Histórico geral de Grêmio x Sport (todos os mandos)
56 jogos
15 vitórias rubro-negras (26,7%)
16 empates (28,5%)
25 vitórias gaúchas (44,6%)
Leia mais sobre o assunto
A tabela de jogos do Sport no Campeonato Brasileiro da Série B de 2022
Abaixo, assista aos três gols na Arena do Grêmio, num vídeo do perfil da Série B no Twitter.
Hora de conferir os gols da grande vitória do @gremio na abertura da 31ª rodada! 🇧🇼 #GRExSPT
⚽ Biel, Lucas Leiva e Bitello (GRE)
🎥 @canalpremiere pic.twitter.com/oG8y54RpMH
— Brasileirão SportingBet – Série B (@BrasileiraoB) September 21, 2022