O experiente atacante de 38 anos vem sendo o destaque do leão. Foto: Rafael Bandeira/Sport.
Com o ataque funcionando bem no 2º tempo, o Sport goleou o ABC e se manteve com 100% de aproveitamento como mandante na Série B, agora com quatro vitórias em quatro jogos. Ainda com dois jogos a menos no BR, o campeão pernambucano agora soma 14 pontos, com 4V, 2E e 1D, a 3 pontos do G4. Ou seja, segue com uma campanha firme. O resultado de 4 x 1 diante do time potiguar, que perdeu os três jogos disputados na Ilha em 2023, aconteceu com o apoio incessante de 18.358 pessoas, entre mulheres, crianças e pessoas com deficiência, no segundo dos três jogos com público parcial, numa determinação do STJD.
Nem a chuva no domingo diminuiu a intensidade na arquibancada. E ao menos desta vez não castigou o gramado. Em relação ao desempenho propriamente dito, o Sport teve muito mais volume que o ABC no 1T, com 11 x 5 em finalizações. Porém, sem tanta precisão, com 4 x 4 em chutes certos. Abriu o placar com Vagner Love e chegou ampliar com Jorginho, com o lance sendo anulado pelo VAR, de forma correta. No fim, já aos 48 minutos, “olhando” a troca de passes do lanterna da Brasileiro, acabou sofrendo o empate, com Júnior Todinho.
A forte reação no 2º tempo
Apesar do susto, a manutenção do ritmo dificilmente resultaria em outro que resultado que não fosse a vitória do Sport, que pressionou bastante no 2T e ainda contou com um erro crucial do ABC, com um corte malfeito aos 9 minutos. Vagner Love pegou o rebote e chutou firme, desempatando. Love chegou a 17 gols no ano, sendo 5 na Série B, assumindo a artilharia isolada. Vale a curiosidade de que Love já foi o goleador da Segundona. Aconteceu há 20 anos! Em 2003, pelo Palmeiras, fez 19 gols. Veremos a continuidade em 2023.
Voltando ao jogo desta noite, o leão ampliou pouco depois com Luciano Juba, num alívio para a equipe, pois o meia/lateral/ponta vinha em queda de produção. O gol, o 15º dele nesta temporada, saiu num belo chute cruzado e já serviu para recuperar a confiança. Tanto que ainda deu tempo de dar uma assistência para Fabio no finzinho. O volante, que vem despontando sob o comando de Enderson, transformou a vitória em goleada, mais uma.
Escalação do Sport, 4 (melhores: Love, Juba e Ronaldo)
Renan; Eduardo, Alisson Cassiano, Sabino e Felipinho; Ronaldo Henrique, Fabinho (Fábio Matheus) e Jorginho (Ítalo); Fabrício Daniel (Edinho), Luciano Juba (Gean) e Vagner Love (Kayke). Técnico: Enderson Moreira
Escalação do ABC, 1 (melhor: Todynho; piores: Habraão e Richardson)
Simão; Thallyson, Habraão, Richardson e Jhonnathan; Bruno Lima (Wallace), Ramon e Léo Ceará (Raphael Luz); Lucas Tocantins (Welliton), Júnior Todinho (Thonny Anderson) e Felipe Garcia (Romário). Técnico: Allan Aal
Histórico geral de Sport x ABC
42 jogos (todos os mandos)
24 vitórias rubro-negras (57,1%)
7 empates (16,6%)
11 vitórias alvinegras (26,1%)
Leia mais sobre o assunto
A tabela do Sport na Série B do Brasileirão 2023, com 38 jogos e transmissões na TV
Abaixo, veja os 4 gols do Sport, com Vagner Love (34/1T e 9/2T), Juba (16/2T) e Fábio (33/2T).
Ver essa foto no Instagram