Love completou 50 jogos pelo Sport, com 26 gols, sendo 19 em 2023. Foto: Filipe Barbosa/Sport.
Em seu 4º jogo como visitante na Série B, o Sport finalmente conseguiu vencer longe da Ilha do Retiro. De virada, superou o Londrina por 2 x 1 no Estádio do Café, no encerramento da 10ª rodada. Ainda com dois jogos a menos no BR, o campeão pernambucano agora soma 17 pontos, com 5V, 2E e 1D. A distância ao G4 segue em 3 pontos, já que os quatro primeiros venceram no fim de semana. Ou seja, o leão foi a campo já pressionado neste domingo.
O time para outro recomeço
A pressão vinha da tabela e pela dura eliminação da Copa do Brasil, quando conseguiu bater o São Paulo no Morumbi, mas terminou superado nos pênaltis. Essa recuperação imediata já havia acontecido após a final do Nordestão, com a boa vitória sobre o Guarani. Desta vez só valeu pelos pontos, essenciais para uma meta maior na competição, como é o caso do time de Enderson. O técnico, aliás, foi determinante para o resultado no interior paranaense, mexendo bem no decorrer – desfazendo uma escalação que parecia a ideal.
Isso porque o Sport teve uma atuação lamentável no 1T, sofrendo o gol logo aos 3 minutos, numa falha grave de posicionamento numa cobrança de escanteio. Pela falta de mobilidade, pela inoperância no ataque e pelo excesso de lançamentos infrutíferos, foi, na minha opinião, o pior 1T do time em 2023. Até então era aquele do Castelão, no início da decisão da Lampions, mas ali o desafio técnico contra o Ceará era maior maior. Neste domingo, o leão teve 71% de posse e só chutou duas vezes, pra fora.
2 chutes no 1T e 5 chutes no 2T
Não havia como iniciar o 2T com a mesma formação. Apesar de não ser o estilo de Enderson, ele mexeu já no intervalo, acionando Edinho. No decorrer fez mais alterações, trocando os laterais e promovendo a volta de Igor Cariús, absolvido no STJD da denúncia de manipulação de resultados. A melhora em campo não foi considerável, mas foi suficiente para a virada.
Foram 5 finalizações na retomada, sendo três na barra. E Vagner Love, até então apagadíssimo, foi decisivo, marcando duas vezes. Na primeira, pegou sobra na área após o escanteio e depois, já aos 30 minutos, concluiu a assistência de Cariús. Love chegou a 7 gols na Série B, se mantendo na artilharia isolada. Após estabelecer o 2 x 1, o Sport conseguiu ter concentração e intensidade para segurar o resultado necessário no Brasileiro.
Escalação do Londrina, 1
Lucas Frigeri; Da Silva, Xandão e Gabriel; Léo Morais (Vinícius Barata), João Paulo, Moisés Gaúcho, Higor Leite (Carlos Jatobá) e Salomão; Paulinho Moccelin (Caio Mancha) e Matheus Lucas (Vitor Feijão). Técnico: PC Gusmão
Escalação do Sport, 2 (melhores: Cariús, Fábio e Love; piores: Fabrício e Jorginho)
Renan; Eduardo (Gabriel Santos), Rafael Thyere, Sabino e Felipinho (Igor Cariús); Fabinho, Fábio Matheus e Jorginho (Ronaldo Henrique); Fabrício Daniel (Edinho), Vagner Love (Alisson Cassiano) e Luciano Juba. Técnico: Enderson Moreira
Histórico geral de Londrina x Sport
8 jogos (todos os mandos)
5 vitórias rubro-negras (62,5%)
2 empates (25,0%)
1 vitória paranaense (12,5%)
Leia mais sobre o assunto
A tabela do Sport na Série B do Brasileirão 2023, com 38 jogos e transmissões na TV
Abaixo, assista o primeiro gol de Love no Paraná, aos 22 do 2º tempo.
VÁGNER LOVE EMPATA O JOGO PARA O LEÃO!
Londrina 1×0 Sport
ACOMPANHE AO VIVO:
▶️ https://t.co/2H5O3pqoyR pic.twitter.com/iVLj9DI581
— Podcast 45 minutos (@Podcast45) June 4, 2023
Abaixo, assista o segundo gol de Love no Paraná, aos 30 do 2º tempo.
E O SPORT VIRA O JOGO! VÁGNER LOVE DE NOVO!
Londrina 1X2 Sport AO VIVO:
▶️ https://t.co/2H5O3pqoyR pic.twitter.com/wvpsk02ZUR
— Podcast 45 minutos (@Podcast45) June 4, 2023