A festa dos rubro-negros, que não venciam fora desde o dia 13/05. Foto: Rafael Bandeira/Sport.
A noite ficou a um triz de ser perfeita para o Sport, e esse triz acabou sendo além da conta. Em Brusque, num jogo tecnicamente nivelado por baixo, com 15 x 15 em finalizações, sendo apenas sete chutes na barra, com 4 x 3 em tentativas certas para o visitante, o leão voltou a vencer fora de Pernambuco após quase cinco meses. Eram doze jogos de jejum na Série B, num rendimento que vinha inviabilizando uma disputa à vera pelo acesso à elite – ainda vem, na verdade.
O gol solitário saiu aos 43 minutos do segundo tempo, num chutão do goleiro Saulo, com Búfalo brigando pela bola e tocando para Wanderson marcar. Os dois atacantes haviam entrado há pouco. Àquela altura, o outro jogo que interessava ao Sport também caminhava para o finzinho, com a vitória do Operário sobre o Vasco por 2 x 1. Era o resultado ideal, que deixaria a classificação em 49 x 49, com o time carioca, que fecha o G4, à frente só no saldo.
Entretanto, após o gol do Sport, o Vasco também reagiu em Ponta Grossa. Se o Sport quebrou uma sequência de seis derrotas seguidas fora de casa, o Vasco quebrou uma sequência de oito jogos neste cenário! Pois é, virou para 3 x 2 com dois gols de Alex Teixeira, aos 44 e aos 50 minutos, no último lance. Analisando friamente, o Sport fez a sua parte no interior de Santa Catarina, batendo o vice-lanterna, que perdeu o 5º jogo seguido no BR. Na matemática para o acesso, era um resultado inegociável, independentemente do placar vascaíno.
Confronto direto mantido
O flerte com a igualdade em pontos na classificação deixa uma sensação de frustração com a realidade posta, agora com 52 x 49, faltando apenas cinco rodadas para a conclusão da Segundona. Ao menos, ainda cabe só ao Sport manter a pegada para chegar ao tira-teima contra o próprio Vasco, na Ilha, em 16/10. Antes, também em casa, em 09/10, receberá o campeão Cruzeiro. Mais um jogo com placar inegociável para o time de Claudinei…
Sport em 33 rodadas na Série B de 2022
Mandante – 16 jogos; 11V, 4E e 1D (37 pts e 77.0%)
Visitante – 17 jogos; 2V, 6E e 9D (12 pts e 23.5%)
Escalação do Brusque (melhor: Belliato; pior: Fernandinho)
Belliato; Pará (Gabriel Taliari), Éverton Alemão, Wallace Reis e Alex Ruan (Ângelo); Rodolfo Potiguar, Matheus Trindade e Diego Jardel (Toty); Paulo Baya (Alex Sandro), Fernandinho e Franklin Mascote (Crislan). Técnico: Gilson Kleina
Escalação do Sport (melhores: Saulo, Thyere e Sabino; piores: Labandeira, Sander e Ronaldo)
Saulo; Eduardo (Ezequiel), Rafael Thyere, Sabino e Sander; Fabinho, Ronaldo Henrique (William Oliveira), Luciano Juba e Facundo Labandeira (Denner); Gustavo Coutinho (Búfalo Parraguez) e Vagner Love (Wanderson). Técnico: Claudinei Oliveira
Os três jogos na história do confronto (1V do leão, 1V catarinense e 1E)
1º) 12/02/2020 – Brusque 2 x 1 Sport (Copa do Brasil)
2º) 25/06/2022 – Sport 0 x 0 Brusque (Série B)
3º) 04/10/2022 – Brusque 0 x 1 Sport (Série B)
Leia mais sobre o assunto
A tabela de jogos do Sport no Campeonato Brasileiro da Série B de 2022
Abaixo, assista ao gol do leão no Augusto Bauer, num vídeo do perfil da Série B no Twitter.
O rugir do Leão! Hora de ver o gol no final da partida que deu uma vitória importantíssima pro @sportrecife! #BRUxSPT
⚽️ Gol: Wanderson (SPT)
🎥 @canalpremiere pic.twitter.com/Ec8yIMfYsO
— Brasileirão SportingBet – Série B (@BrasileiraoB) October 5, 2022