Juba voltou a marcar a já soma 19 gols na temporada. Foto: Rafael Bandeira/Sport.
Num domingo de muita chuva no Recife, o gramado da Ilha do Retiro ficou pesado, mas ainda assim foi suficiente para construir as boas jogadas que definiram a vitória do Sport sobre o Ceará por 2 x 0. O campeão pernambucano venceu como mandante na Série B pela 8ª vez consecutiva, se mantendo com 100% de aproveitamento em casa. É este desempenho que mantém o leão no primeiro pelotão, firme no G4, uma vez que a campanha como visitante ainda é mediana, sendo apenas o 10º maior pontuador fora de casa.
A chance de se isolar na ponta
Com 31 pontos, tendo 9V, 4E e 1D, o time pernambucano poderá se isolar na liderança em caso de vitória na próxima quarta-feira, contra o CRB, em Maceió. É o jogo da adiado da 1ª rodada, que fará com que ambos os times cheguem a 15 jogos disputados nesta edição.
Só será possível devido ao triunfo nesta noite. Quase dois meses após a final da Copa do Nordeste, o Sport teve novamente as principais chances na Ilha. O scout de chutes certos foi de 6 x 1 para o mandante, com o placar sendo justamente o almejado naquela decisão, que acabou em 1 x 0, com o Sport perdendo o título nos pênaltis. Hoje, o Sport encontrou espaços em bolas esticadas e marcou duas vezes no 1T. Foram dois passes longos, rasteiros e precisos. No primeiro, Fabrício achou Jorginho, que entrou na livre na área e foi derrubado pelo goleiro Bruno, ex-Náutico. Com frieza, Ronaldo bem o pênalti e abriu o placar.
Construção do placar “necessário”
Num jogo duro, com distribuição de cartões amarelos, a vantagem já era acima do que se via, mas o Sport ampliou no último lance antes do intervalo. Ronaldo tocou para Juba, que também entrou livre, também driblou o goleiro, mas com a diferença de mandar para as redes. Ficou a 2 gols de Love, o artilheiro no ano, com 21 tentos, e que foi vetado pelo DM.
Por sinal, a questão física esfacelou a equipe rubro-negro no 2T, com três substituições após lesões – de Jorgino, Ewerthon e Sabino. Antes, o Sport ainda perdeu um pênalti com Ronaldo, que mandou a segunda cobrança pra fora, e desperdiçou outra grande chance. Depois, desconfigurado, foi pressionado. Contudo, o vozão, que estreou o técnico Guto Ferreira, não foi eficiente, conseguindo no máximo uma bola na trave já no fim. Vitória justa, de novo.
Escalação do Sport, 2 (melhores: Juba, Ronaldo e Jorginho)
Renan; Weverthon (Eduardo), Rafael Thyere, Sabino (Chico) e Igor Cariús; Ronaldo Henrique, Fábio Matheus, Jorginho (Gabriel Santos) e Luciano Juba; Edinho (Juan Xavier) e Fabrício Daniel (Felipinho). Técnico: Enderson Moreira
Escalação do Ceará, 0 (piores: Tiago e Janderson)
Bruno Ferreira; Caíque (Richardson), Tiago, Willian Formiga e Zé Ricardo; Jean Carlos, Erick e Janderson (Erick Pulga); Michel (Warley), Léo Santos (David Ricardo) e Vítor Gabriel (Nicolas). Técnico: Guto Ferreira
Histórico geral de Sport x Ceará
67 jogos (todos os mandos)
29 vitórias rubro-negras (43,2%)
19 empates (28,3%)
19 vitórias alvinegras (28,3%)
Leia mais sobre o assunto
A tabela do Sport na Série B do Brasileirão 2023, com 38 jogos e transmissões na TV
Abaixo, assista ao gol de pênalti de Ronaldo, aos 30 do 1º tempo.
— Sport Club do Recife (@sportrecife) July 2, 2023
Agora, veja o gol de Luciano Juba driblando o goleiro, aos 50 do 1º temo.
Ele é muito apaixonado: a família de Luciano Juba tá aumentando! pic.twitter.com/S4lbnqm1P1
— Sport Club do Recife (@sportrecife) July 2, 2023