Obs. Não pude assistir ao jogo inteiro. Aqui, trato o contexto. Foto: Rafael Bandeira/Sport.
O Sport venceu o CSA por 3 x 1, dentro do Rei Pelé, e terminou com a melhor campanha entre os 16 participantes da 1ª fase da Copa do Nordeste de 2023. O time de Enderson Moreira, que voltou à área técnica após a suspensão, somou 19 pontos em 8 jogos, tendo 6V, 1E e 1D. O empate no Clássico das Multidões fez com que o leão viajasse até Maceió com a obrigação de vitória para não depender de um tropeço do Fortaleza visando a liderança do Grupo A. Apesar da obrigação, o técnico leonino escalou um time com apenas três titulares. Com alguma dificuldade, a formação correspondeu à importância do resultado positivo.
Novamente sem a zaga titular, com Thyere poupado, e com Labandeira sendo o único nome corriqueiro no ataque, o rubro-negro teve 7 x 5 no scout de finalizações certas e balançou as redes duas vezes com o uruguaio, que apareceu bem para virar o jogo. O leão ainda ampliou no 2T com Gabriel Santos, que aproveitou a folga dada a Vagner Love – veja os três gols abaixo. Sobre o desempenho, vale dizer que o CSA, já eliminado do Nordestão, também atuou com reservas, já que, neste momento, o foco do azulão é a Copa Alagoas, que na prática é a última chance para disputar a Copa do Brasil de 2024.
Com os demais resultados na 8ª rodada da Lampions, realizada de forma simultânea na noite desta quarta, o Sport já tem o caminho definido na luta pelo tetracampeonato. Nas quartas de final, o Sport irá encarar o CRB, com o jogo já neste fim de semana, na Ilha do Retiro. Caso avance, o leão também terá o mando na semifinal, contra o vencedor do confronto entre ABC e Náutico. Numa hipotética final, em ida e volta, os adversários podem ser Ceará, Sergipe, Fortaleza e Ferroviário. Desde a volta do torneio ao calendário da CBF, em 2013, esta é a 8ª classificação do clube às quartas. Nas sete anteriores, avançou à semi em cinco oportunidades. Qual é a sua opinião sobre as chances do rubro-negro nesta edição?
Escalação do CSA
Paulo Ricardo; Celsinho, Thales, Lucas Ryan e Almir Luan; João Victor (William Oliveira), Bruno Matias e Jean Carlo; Robinho (Tomas Bastos), Dedé (Geovane) e Thiaguinho. Técnico: Vinícius Bergantin
Escalação do Sport
Renan; Ewerthon, Chico, Sabino e Felipinho; Pedro Martins, Fábio Matheus (Luciano Juba) e Matheus Vargas (João Igor); Labandeira (Paulinho), Wanderson (Jorginho) e Gabriel Santos (Kayke). Técnico: Enderson Moreira
Histórico geral de CSA x Sport
59 jogos (todos os mandos)
38 vitórias pernambucanas (64,4%)
8 empates (13,5%)
13 vitórias alagoanas (22,0%)
Histórico do Sport na Copa do Nordeste
161 jogos em 16 participações até 22/03/2023
76 vitórias, 46 empates e 39 derrotas
262 GP e 156 GC; +106 SG
Leia mais sobre o assunto
A tabela completa da Copa do Nordeste de 2023, com todas as transmissões
Abaixo, assista ao gol de Labandeira, empatando o jogo aos 49/1T.
FACUNDO LABANDEIRA. AVISA! 🇺🇾 pic.twitter.com/skGQIPmGTd
— Sport Club do Recife (@sportrecife) March 23, 2023
Agora, veja o gol da virada leonina, de novo com Labandeira, aos 02/2T.
VIRADAAAAAAAAA COM FACUNDO LABANDEIRAAAAAAAA! 🇺🇾🔃 pic.twitter.com/LdV4BVHZN5
— Sport Club do Recife (@sportrecife) March 23, 2023
Por fim, o gol de Gabriel Santos, que enfim deu tranquilidade ao leão, aos 27/2T.
ANOTA AÍ ESSE GOL DE GABRIEL SANTOS! 🕺🔥 pic.twitter.com/H26lyS3wtm
— Sport Club do Recife (@sportrecife) March 23, 2023