De volta ao time, o meia Jorginho foi o destaque na noite. Foto: Rafael Bandeira/Sport.
Atuando novamente com a Ilha do Retiro de portões fechados, o Sport venceu a segunda seguida na Série B e deu um salto na classificação. Ao fazer 3 x 2 no Tombense, o campeão pernambucano subiu de 14º para 8º lugar. Agora com 7 pontos, o time de Enderson está a 3 do G4, seguindo com dois jogos a menos. Eram três, mas o leão já disputou um jogo adiado nesta quarta-feira, numa disputa que chegou a caminhar para ser fácil, com o ataque criando bastante, mas que acabou de forma perigosa nos minutos finais, com o goleiro Renan fazendo duas boas defesas para evitar um empate surpreendente.
Apesar dos vacilos defensivos desta vez, sobretudo no 2º tempo, o desempenho ofensivo fez a diferença de fato. Com os 3 gols marcados, o Sport chegou a 71 na temporada – abaixo, veja os gols da noite. Em 32 jogos, a média do clube é de 2,21. E os três principais artilheiros do elenco tiveram alguma participação neste triunfo pelo Brasileiro. Começando pelo camisa 10. Jorginho marcou duas vezes e ainda deu uma assistência. Na temporada, já são 8 gols e 4 assistências de Jorginho. Acima dele, em participações diretas, apenas Juba e Love.
Mais participações diretas nos gols
Vagner Love passou em branco de novo, mas teve uma ótima participação coletiva e ainda somou uma assistência. Agora, tem 12 gols e 6 passes pra gol. Na liderança, Luciano Juba. O meia/lateral/ponta marcou o terceiro gol da equipe e chegou a 14 gols em 2023. Com as 14 assistências, tem 28 participações diretas. É muita coisa. E esse scout só não aumentou porque Wnaderson (por baixo) e Sabiano (por cima) não concluíram bons cruzamentos.
Com o apito final, a atmosfera melancólica, com a arquibancada vazia, perde espaço na Ilha. Assim, vencer os dois jogos sem público após a porrada que foi o vice do Nordestão acabou sendo uma resposta muito boa do time do Sport, pois havia o risco de “acusar o golpe”. Embora ainda faltem três jogos da punição imposta pelo STJD, devido aos incidentes no jogo contra o Vasco em 2022, as três próximas apresentações em casa serão flexibilizadas.
O perfil do novo público na Ilha
Os jogos poderão ter a presença de mulheres, pessoas com deficiência e crianças até 12 anos, vs Botafogo-SP (20/05), ABC (28/05) e Avaí (07/06). Na Segundona, começará aí o abraço a um time que já vai somando os pontos esperados numa campanha de favorito ao acesso.
Escalação do Sport, 3 (melhores: Jorginho, Love e Juba; pior: Ewerthon)
Renan; Igor Cariús (Felipinho), Sabino, Rafael Thyere, Ewerthon; Ronaldo Henrique (Pedro Martins), Fabinho; Jorginho (Gabriel Santos), Luciano Juba, Edinho (Wanderson) e Vagner Love. Técnico: Enderson Moreira
Escalação do Tombense, 2 (melhor: Alex Sandro; pior: Zé Vitor)
Felipe Garcia; Zé Vitor (Luís Felipe), Augusto (Felipe Cruz), Roger Carvalho; Guilherme Santos (Marcelinho), Bruno Silva, Elton (Pierre) e Pedro Costa; Egídio, Alex Sandro e Jaderson (Luiz Fernando). Técnico: Marcelo Chamusca
Os quatro jogos na história do confronto
1º) 13/02/2019 – Tombense 3 x 0 Sport (Copa do Brasil)
2º) 06/05/2022 – Sport 2 x 0 Tombense (Série B)
3º) 18/08/2022 – Tombense 1 x 0 Sport (Série B)
4º) 10/05/2023 – Sport 3 x 2 Tombense (Série B)
Scout: 2V do leão e 2V do time mineiro
Leia mais sobre o assunto
A tabela do Sport na Série B do Brasileirão 2023, com 38 jogos e transmissões na TV
Abaixo, assista ao 1º gol do Sport, com Jorginho recebendo de Love aos 14/1T.
MEU ABRIU O PLACAR! pic.twitter.com/4TR9ZvnT6B
— Sport Club do Recife (@sportrecife) May 11, 2023
Agora, veja o golaço de Jorginho após longo lançamento de Thyere, aos 34/1T.
Não podia anular esse gol de jeito nenhum: ̧! pic.twitter.com/EVLrzGroGF
— Sport Club do Recife (@sportrecife) May 11, 2023
Por fim, assista ao gol de Luciano Juba após assistência de Jorginho aos 9/2T.
não para, meus amigos! pic.twitter.com/uK49twPv0T
— Sport Club do Recife (@sportrecife) May 11, 2023