Anúncio da Betnacional
Compartilhe!

Destaques de Sport x Ceará no Nordestão

Juba e Janderson, dois dos melhores jogadores da edição. Imagem: Copa do Nordeste/divulgação.

O primeiro capítulo da final da Copa do Nordeste de 2023, em 19/04, terá dois times com força máxima, sem suspensões ou lesões. Porém, considerando o desempenho nos últimos jogos, restam algumas dúvidas a Enderson e Morínigo acerca da titularidade no Castelão, com mando alvinegro nos primeiros 90 minutos. Antes do comparativo, vamos aos detalhes. Começando pelo vozão, cujo técnico paraguaio só deve ter dúvida, à vera na cabeça de área.

A tendência é que Arthur Rezende comece jogando. Outra possibilidade de mudança, bem menor, é no meio-campo, com Chay ganhando a vaga de Castilho, o jogador mais caro da história do futebol cearense – o Ceará pagou R$ 9,6 milhões em 2022. Nas demais posições do Ceará, um time diferente daquele que estreou na Série B com revés diante do Ituano. E a principal diferença, de longe, é a volta de Erick, poupado no Brasileiro. O ponta-direita tem 5 gols no Nordestão, sendo o artilheiro da equipe, além do destaque nos clássicos contra o Fortaleza – apesar do vice no Estadual, foram 3V, 1E e 1D num desafio técnico elevado.

Rodízio no leão e VAR definido

Já no leão pernambucano, o treinador tem apenas uma dúvida, que só existe devido a um cenário bem curioso. Na ponta-direita, o substituto sempre melhora o time no 2º tempo, ganha a titularidade no jogo seguinte, mas não vai bem e o substituto melhora o time no 2º tempo. Parece um ciclo infinito promovido pelo uruguaio Facundo Labandeira, que parece ser mais efetivo nas jogadas de linha de fundo, e Edinho, com drible e bola parada.

No restante do time, uma formação que já ficou conhecida pela torcida rubro-negra e que chega à capital cearense com 60 gols marcados em 25 jogos oficiais no ano – sendo 12 de Juba e 11 de Love. Tem apenas uma derrota, justamente para o Ceará, também fora. Este jogo de ida, com 45 mil torcedores já confirmados, será comandado pelo árbitro potiguar Caio Max Vieira, além do auxílio do VAR, com o alagoano José Ricardo Vasconcellos à frente.

Invencibilidade alvinegra há 19 anos

Atuando em casa, o vozão não perde do leão desde a Série B de 2004. Depois foram 9 jogos, com 5V e 4E. Após este duelo em Fortaleza, os times voltam a campo em 03/05, na Ilha do Retiro. Em breve saberemos o roteiro para o segundo capítulo. A seguir, veja as possíveis escalações no primeiro jogo da final e um comparativo entre os 11 titulares, avaliando a capacidade técnica e o desempenho nesta Copa do Nordeste. Numa visão inicial, portanto, o scout do blog teve 6 jogadores do Sport, 4 do Ceará e um empate. Qual seria o seu scout?

TIME-BASE DO CEARÁ
Richard; Warley, Tiago Pagnussat, Luiz Otávio e Willian Formiga; Arthur Rezende (Caíque), Richardson e Chay (Guilherme Castilho); Erick, Vitor Gabriel e Janderson. Técnico: Gustavo Morínigo

TIME-BASE DO SPORT
Renan; Eduardo, Sabino, Rafael Thyere e Igor Cariús; Ronaldo Henrique, Fabinho e Jorginho; Labandeira (Edinho), Vagner Love e Luciano Juba. Técnico: Enderson Moreira

Comparativo do blog sobre os 11 titulares

Goleiro: Richard x Renan – Ceará
Lateral-direito: Warley x Eduardo – Empate
Zagueiro: Tiago Pagnussat x Rafael Thyere – Sport
Zagueiro: Luiz Otávio x Sabino – Sport
Lateral-esquerdo: Willian Formiga x Igor Cariús – Sport
Volante: Arthur Rezende x Ronaldo Henrique – Ceará
Volante: Richardson x Fabinho – Ceará
Meia: Chay x Jorginho – Sport
Ponta-direita: Erick x Labandeira – Ceará
Atacante: Vitor Gabriel x Vagner Love – Sport
Ponta-Esquerda: Janderson x Luciano Juba – Sport

As campanhas dos finalistas após 10 jogos
Sport: 8V, 1E e 1D; 24 GP e 5 GC; +19
Ceará: 7V, 1E e 2D; 22 GP e 14 GC; +8

Leia mais sobre o assunto
Sport x Ceará, o repeteco na final da Copa do Nordeste. Em 2023, tetra ou tri

Após 9 anos, rubro-negros e alvinegros voltam a se enfrentar na final da Lampions. Desta vez pela 20ª edição da história. Lembrando que não há gol qualificado fora de casa como critério de desempate. Apenas pontos e saldo. Em caso de igualdade, a definição será nos pênaltis.


Compartilhe!