O ranking completo com as 50 maiores bases digitais do país. Caso esteja num celular, “estique” a tela para melhorar a visualização do quadro. O seu clube está presente?
O Ibope-Repucom publicou a atualização das bases digitais dos principais clubes brasileiros, somando os perfis oficiais nas redes sociais mais utilizadas no futebol até agosto de 2020 – facebook, twitter, instagram, youtube e tiktok. Pelo terceiro mês, o quadro traz cinco redes. Por sinal, o “caçula” foi a principal fonte de adesão em 25 dos 41 clubes presentes nesta plataforma – os clubes do país já somam 4 milhões de usuários na rede de microvídeos.
Ao todo, o ranking digital conta com 50 times, sendo 14 nordestinos. A seguir, uma análise focada na região, sendo esta a quinta tabela desde o início da pandemia e a primeira com a volta do futebol no NE, com a conclusão da Copa do Nordeste. Isso alavancou os dados.
Após ser ultrapassado pelo Botafogo, numa gangorra antiga pelo 13º lugar nacional, o Sport aparece hoje a 6,7 mil pessoas do clube carioca – considerando a escala, é algo bem próximo. A reação se baseia no TikTok, com o clube pernambucano tendo o 6º maior perfil do país. Inclusive, isso ajudou na defesa da liderança regional, com o Sport voltando aumentar a diferença sobre o Bahia. Foi apenas a 4ª vez em 26 meses. No caso, passou de 70 mil para 84 mil. Entretanto, no NE, o destaque fica logo na sequência, com os cearenses acelerando de vez. Passaram o Vitória. Agora, na lista nacional, o Ceará é o 17º e Fortaleza é o 18º.
Pelo critério adotado pelo instituto, o levantamento soma os 20 times presentes na Série A deste ano e os 30 com as maiores bases digitais nas demais divisões, ou mesmo aqueles sem participação no Campeonato Brasileiro de 2020. No topo da lista combinada, o Flamengo é o único no patamar de 30 milhões (soma 34,2 mi). Além disso, o atual campeão do Brasileirão e da Libertadores já abriu 10,3 mi sobre o Corinthians. A seguir, os seis quadros sobre o Nordeste (e o top 3 nacional), com as respectivas evoluções mensais e as observações do blog sobre os novos dados, contabilizados pela equipe do Ibope até o dia 31 de julho.
Obs 1. O asterisco (*) corresponde à maior evolução do NE no último mês.
Obs 2. Uma pessoa pode ter contas em diferentes plataformas, com a lista contando cada uma delas. E também pode, em tese, seguir perfis rivais, também contabilizados nas listas.
1) Soma das cinco redes quantificadas
Pelo segundo mês seguido, oito clubes nordestinos tiveram crescimento acima de 10 mil, o recorde desde que comecei a acompanhar os quadros digitais do Ibope. Refinando o número, seis clubes tiveram mais de 30 mil adesões, também recorde. Assim, três clubes cruzaram a barreira de 2 milhões de usuários de uma só vez, mas com uma dança de cadeiras no ranking. Isso porque ocorreu a esperada ultrapassagem dos cearenses sobre o Vitória. O leão baiano até registrou um bom dado, com 30 mil novos inscritos, mas a dupla de Fortaleza foi muito além, com ambos passando de 100 mil! Assim, o Ceará entrou no pódio e o Fortaleza agora fecha o G4. Quanto ao Vitória, uma queda do 3º para o 5º lugar. Ainda vale destacar que, finalmente, o Íbis voltou a crescer. Assim, todos os presentes tiveram saldo positivo.
Top 14 do NE
1º) 3.500.881 – Sport (+60.577)
2º) 3.416.752 – Bahia (+46.630)
3º) 2.103.037 – Ceará (+109.187)
4º) 2.060.095 – Fortaleza (+118.357)*
5º) 2.027.401 – Vitória (+30.617)
6º) 1.181.153 – Santa Cruz (+42.935)
7º) 531.050 – Náutico (+14.390)
8º) 485.402 – Íbis (+11.683)
9º) 474.804 – ABC (+4.151)
10º) 465.059 – América-RN (+4.076)
11º) 451.865 – CSA (+6.959)
12º) 391.290 – CRB (+4.320)
13º) 300.654 – Sampaio Corrêa (+3.136)
14º) 244.530 – Botafogo-PB (+6.538)
Top 3 do Brasil
1º) 34.289.047 – Flamengo (+1.554.510)
2º) 23.925.875 – Corinthians (+237.106)
3º) 15.500.055 – São Paulo (+131.394)
2) Facebook
Os últimos quatro meses foram os piores dos nordestinos na rede de Mark Zuckerberg, que, de fato, vem registrando queda como um todo neste cenário. Em maio e junho, 12 dos 14 clubes da região tiveram decréscimo. Em julho e agosto foram 11 times negativados. Só Ceará (+8,3 mil), Vitória (+3,1 mil) e Fortaleza (+0,3 mil) se salvaram desta vez. No caso do vozão, o dado foi bem acima da média (nacional até). Aqui, não houve mudanças no ranking regional.
Top 14 do NE
1º) 1.117.958 – Bahia (-392)
2º) 1.058.667 – Sport (-1.195)
3º) 917.591 – Fortaleza (+1.624)
4º) 892.319 – Ceará (+8.372)*
5º) 551.198 – Santa Cruz (-48)
6º) 487.019 – Vitória (+3.196)
7º) 236.949 – América-RN (-240)
8º) 219.814 – ABC (-236)
9º) 211.843 – Náutico (-193)
10º) 157.546 – CSA (-89)
11º) 155.942 – Sampaio Corrêa (-144)
12º) 143.769 – CRB (-17)
13º) 140.642 – Íbis (-259)
14º) 89.630– Botafogo-PB (-23)
Top 3 do Brasil
1º) 12.107.325 – Flamengo (+29.157)
2º) 11.225.511 – Corinthians (-11.380)
3º) 6.645.568 – São Paulo (-8.980)
3) Twitter
Considerada a rede mais utilizada pelos brasileiros para debater futebol, de acordo com estudo do próprio Ibope, o Twitter voltou a crescer. Após três meses de varreduras (com 6 clubes negativados em maio, 9 em junho e 10 julho), desta vez apenas dois times tiveram decréscimo. No caso, Sport e Vitória, cujas bases passam de 1 milhão. No geral, nenhuma mudança de posição. Curiosidade: dos 14 nordestinos presentes, só o Botafogo de João Pessoa segue sem o selo azul de verificação.
Top 14 do NE
1º) 1.567.195 – Sport (-445)
2º) 1.440.557 – Bahia (+2.145)
3º) 1.131.360 – Vitória (-665)
4º) 320.508 – Ceará (+1.465)
5º) 268.167 – Fortaleza (+2.449)*
6º) 242.692 – Santa Cruz (+1.852)
7º) 207.161 – Íbis (+1.773)
8º) 144.632 – Náutico (+452)
9º) 122.258 – ABC (+132)
10º) 99.100 – América-RN (+163)
11º) 82.276– CRB (+284)
12º) 44.306 – CSA (+121)
13º) 33.326 – Botafogo-PB (+279)
14º) 12.858 – Sampaio Corrêa (+204)
Top 3 do Brasil
1º) 6.794.619 – Flamengo (+91.097)
2º) 6.099.938 – Corinthians (+27.670)
3º) 4.320.138 – São Paulo (+7.443)
4) Instagram
O Ceará manteve a liderança pelo 4º mês seguido. Além disso, o vozão ampliou a vantagem para o segundo colocado, de 18 de mil para 23 mil. Mas o concorrente não é o mesmo, pois o Fortaleza ganhou 43 mil seguidores e passou o Bahia. Ou seja, esta é, hoje, a rede de melhor desempenho dos clubes cearenses. Ainda sobre dados relevantes, vale dizer que o América de Natal finalmente chegou a 100 mil, sendo o 13º time da região a atingir a marca. Em relação as colocações, nenhuma mudança.
Top 14 do NE
1º) 683.610 – Ceará (+28.950)
2º) 660.237 – Fortaleza (+43.384)*
3º) 648.837 – Bahia (+12.177)
4º) 620.219 – Sport (+10.217)
5º) 326.722 – Vitória (+8.486)
6º) 269.363 – Santa Cruz (+16.031)
7º) 206.613 – CSA (+1.527)
8º) 145.047 – CRB (+1.685)
9º) 137.599 – Íbis (+10.169)
10º) 128.275 – Náutico (+1.931)
11º) 119.116 – Sampaio Corrêa (+783)
12º) 112.081 – ABC (+1.828)
13º) 101.291 – América-RN (+2.240)
14º) 93.611 – Botafogo-PB (+1.369)
Top 3 do Brasil
1º) 8.607.103 – Flamento (+174.256)
2º) 4.920.726 – Corinthians (+92.216)
3º) 2.962.349 – São Paulo (+30.831)
5) Youtube
Os 13 times nordestinos presentes cresceram nesta atualização, com números expressivos. A partir das transmissões simultâneas no Estadual, com a autorização da TV Verdes Mares, a afiliada da Globo, Fortaleza e Ceará turbinaram os seus canais. O leão somou 52 mil e o vozão 30 mil. Assim, o Fortaleza assumiu a liderança, já colocando 38 mil de vantagem sobre o Bahia – caso o tricolor não tenha um momento semelhante, essa ponta deverá durar. Já o Ceará passou de 100 mil inscritos e será o 4º time da região a receber a placar do Youtube. No embalo, passou o Sport e assumiu a 3ª posição. Ainda houve o avanço do Botafogo, que tomou o 8º lugar do CSA. Ainda sobre esta lista, que não teve mudança de posição, é preciso pontuar que o Íbis aparece sem canal, embora já tenha um perfil oficial, hoje com 3.500 pessoas.
Top 13 do NE
1º) 165.000 – Fortaleza (+52.000)*
2º) 127.000 – Bahia (+9.000)
3º) 124.000 – Ceará (+30.700)
4º) 112.000 – Sport (+4.000)
5º) 62.700 – Santa Cruz (+3.500)
6º) 47.200 – Vitória (+7.800)
7º) 26.500 – América-RN (+900)
8º) 26.200 – Botafogo-PB (+3.500)
9º) 24.600 – CSA (+1.300)
10º) 19.200 – ABC (+1.300)
11º) 16.800 – CRB (+700)
12º) 13.800 – Náutico (+1.600)
13º) 10.800 – Sampaio Corrêa (+960)
Top 3 do Brasil
1º) 5.280.000 – Flamengo (+1.060.000)
2º) 1.360.000 – Palmeiras (+30.000)
3º) 1.280.000 – São Paulo (+20.000)
6) TikTok
Presente pela 3ª vez no ranking digital do Ibope, o TikTok segue com crescimento bem elevado, com muitos jovens aderindo à rede de compartilhamento de vídeos curtinhos. Se no mês passado foram 10 clubes mudando de posição, nesta, já com alguma estabilização dos patamares, só houve uma. E foi relevante, com o Ceará tomando a vice-liderança do Bahia. Por um triz: apenas 200 pessoas. O Íbis segue sendo o único, entre os nordestinos presentes na lista geral do Ibope, a não ter um perfil no TikTok.
Top 13 do NE
1º) 142.800 – Sport (+48.000)*
2º) 82.600 – Ceará (+39.700)
3º) 82.400 – Bahia (+23.700)
4º) 55.200 – Santa Cruz (+21.600)
5º) 49.100 – Fortaleza (+18.900)
6º) 35.100 – Vitória (+11.800)
7º) 32.500 – Náutico (+10.600)
8º) 18.800– CSA (+4.100)
9º) 3.398 – CRB (+1.668)
10º) 1.938 – Sampaio Corrêa (+1.333)
11º) 1.763 – Botafogo-PB (+1.413)
12º) 1.451 – ABC (+1.127)
13º) 1.219 – América-RN (+1.013)
Top 3 do Brasil
1º) 1.500.00 – Flamengo (+200.000)
2º) 449.700 – Corinthians (+78.600)
3º) 292.000 – São Paulo (+82.100)