O público superou a semifinal do PE, quando foram 14.166. Imagem: Nosso Futebol/reprodução.
A atmosfera nos Aflitos foi a maior nesta temporada. Com 14.620 torcedores, o estádio alvirrubro encheu para o jogo do Náutico contra o então líder da Série C, o Athletic de Minas Gerais. Eram 12 pontos de diferença entre as equipes, indicando dificuldades neste domingo. E o visitante ainda abriu o placar logo no comecinho do jogo, enquanto o timbu perdeu o seu artilheiro, Paulo Sérgio, com uma lesão muscular. Entretanto, o momento ascendente do mandante acabou sendo o diferencial, com uma ótima reação no segundo tempo.
Num jogo franco, o artilheiro da competição, Jonathas, que já havia balançado as redes, desperdiçou oportunidades incríveis na área. Por sua vez, o Náutico de Pivetti contou com boas atuações, como do lateral Ludke e do meia Matheus Melo, que entrou no lugar de “PS9”. Insistindo, o timbu empatou com Gustavo Maia, que chegou a 4 gols neste Brasileirão, e até virou, com Patrick Allan concluindo um contragolpe muito rápido – veja os gols abaixo.
Atuação no 2º tempo rendeu aplausos
Apesar da festa no Eládio, com a partida já entrando na reta final, o Athletic se aproveitou da bola parada para empatar 4 minutos depois, ainda que o resultado fosse insuficiente para mantê-lo na ponta. O empate em 2 x 2 seguiu com as duas equipes abertas até o 53º minuto, com o apito final resultando em aplausos da maioria da torcida. Este sentimento condiz com a sequência. Ainda que não tenha encostado no G8 nesta 14ª rodada, o timbu chegou a cinco rodadas pontuando, com 2V e 3E. Hoje foi mal defensivamente, mas seguiu competitivo.
A esperança por uma classificação à fase decisiva segue viva, até porque o time pernambucano ainda tem um jogo a menos, contra o Ypiranga-RS, nos Aflitos. Hoje, o Náutico segue a três pontos da zona de classificação, mas uma posição acima, pois subiu de 11º para 10º. Com 17 pontos, tendo 4V, 5E e 4D, o Náutico volta a campo no próximo sábado, contra o Sampaio Corrêa, em São Luís. Vai sem Bruno Mezenga e Matheus Melo, suspensos.
Foi um duelo inédito nos Aflitos
O jogo neste domingo foi um confronto inédito na história do Náutico, sendo o 385º time diferente enfrentado pela equipe principal do alvirrubro. Ao todo foram 5.086 partidas computadas desde 1909. O Athletic foi a primeira novidade da lista nesta temporada.
Escalação do Náutico, 2
Deivity; Matheus Ludke (Wendel Lessa), Islan, Iran e Arnaldo (Luan); Sousa, Marco Antônio (Felipe Ferreira), Patrick Allan e Gustavo Maia (Kayon); Bruno Mezenga e Paulo Sérgio (Matheus Melo). Técnico: Bruno Pivetti
Escalação do Athletic, 2
Glauco; Ynaiã (Douglas Pelé), Danilo, Edson e Yuri; Fumaça, Djalma e Alason Carioca ( Rafael Conceição); David Braga (Denilson), Paul Villero (Alyson) e Jonathas (Neto Costa). Técnico: Roger Silva
Leia mais sobre o assunto
A tabela do Náutico na Série C do Brasileirão 2024, com 19 jogos e transmissões na TV
Abaixo, assista ao primeiro gol alvirrubro, anotado por Gustavo Maia, aos 12/2T.
Ver essa foto no Instagram
Agora veja o gol de Patrick Allan, que chegou a deixar o timbu em vantagem, aos 30/2T.
Ver essa foto no Instagram