Anúncio da Betnacional
Compartilhe!

Enderson Moreira, tricampeão da Série B

A meta principal será obter o acesso à elite nacional. Ele já conseguiu 3. Fotos: divulgação.

O Sport confirmou o nome de Enderson Moreira para o comando técnico em 2023. O treinador mineiro de 51 anos já conquistou o título da Série B em três oportunidades, todas na era dos pontos corridos, com Goiás (2012), América-MG (2017) e Botafogo (2021). Porém, o seu último ano de trabalho foi ruim. No Botafogo, saiu ainda em fevereiro, durante o Carioca, a partir do desejo da SAF recém-criada de ter outro perfil de treinador. Depois foi anunciado no Bahia, onde já havia passado em 2018/2019. Entretanto, o futebol engessado e sem intensidade encurtou a passagem, mesmo com o time se mantendo no G4 da segunda divisão. No Baêa, Enderson teve 7V, 6E e 6D. Foi trocado por Barroca, que confirmou o acesso tricolor.

O anúncio oficial do clube pernambucano, em 18 de novembro, ocorreu 12 dias após o encerramento da campanha na Segundona, na qual o rubro-negro não alcançou o objetivo de entrar no G4 – ficou em 7º. Em tese, o tempo foi correto, assim como a escolha sobre a mudança, com a inviabilidade tática de Claudinei Oliveira para seguir lá na Ilha. A questão, neste caso, é que a eleição para a presidência executiva do clube, para o biênio 2023/2024, está marcada para 16 de dezembro, daqui a 28 dias. De fato, houve um dilema neste anúncio. Esta tarefa cabia à direção de Yuri Romão ou apenas à próxima direção?

A decisão antes da eleição

Neste caso específico, com a política tomando conta do clube mais uma vez, o grande erro é justamente a data da eleição, tão distante da realidade e, sobretudo, da necessidade. O pleito foi marcado para 40 dias após a última rodada da Série B, inacreditável. É tempo demais para ignorar um trabalho. Tanto na questão administrativa, com a renovação da Umbro por mais uma temporada saindo no período, quanto no futebol profissional, com a chegada de Enderson e a remontagem do elenco, com dispensas, contratações e renovações, casos de Wanderson e Eduardo, titulares já confirmados. Na minha opinião, o clube precisava andar, ainda que uma decisão assim alimente ainda mais o bate-chapa.

Calendário cheio em 2023

Ainda sobre o novo treinador, espera-se um trabalho mais consistente em 2023, incluindo variação de jogo. O Sport é o 4º clube do Nordeste na carreira de Enderson, todos nos últimos cinco anos. Ele também já passou por Ceará e Fortaleza. Pela Série B, com 139 jogos entre 2011 e 2022, Enderson teve 71V, 39E e 29D, com 60,4% de aproveitamento. O 4º colocado de 2022, o Bahia, somou 62 pontos, com 54,3%. Quando falo em consistência, vale também ao Sport, que viveu um ano de muitas mudanças e pouquíssimos resultados efetivos. Passaram pelo leão Gustavo Florentín, Gilmar Dal Pozzo, Lisca e Claudinei Oliveira, cujos critérios acabaram evitando escalações com força máxima em algumas rodadas no BR.

Vale lembrar que o time terá quatro competições oficiais: Estadual, Nordestão, Copa do Brasil e Série B. No caso da copa nacional, estreia só na 3ª fase, como vice no Nordestão, devido à classificação do Fortaleza à Libertadores. Isso garante uma cota de ao menos R$ 1,9 milhão – o novo valor ainda será divulgado. Já a disputa pela Série B será mais imprevisível, a partir das saídas de Cruzeiro, Grêmio, Vasco e Bahia. Sem previsão de grandes vendas, e em 2022 conseguiu R$ 27 milhões, o trabalho precisará de muita paciência. E essa palavra está em falta no Sport e na própria avaliação sobre o trabalho de Enderson, tri à parte.

Torcedor, o que você achou da contratação de Enderson Moreira?


Compartilhe!