O visual no estádio rubro-negro após o apito final no sábado. Imagem: Rede Globo/reprodução.
A Ilha do Retiro recebeu 26.345 torcedores na decisão do Campeonato Pernambucano de 2023. Hoje, esta é a capacidade máxima liberada para a torcida do Sport. Se por medida de segurança não havia mais ingressos, ainda havia a possibilidade de assistir na televisão. Mesmo num horário tido como “difícil” na tevê aberta, a tarde de sábado, e com o título quase decidido, ainda mais quando Love abriu o placar no 1º tempo, a audiência média de Sport x Retrô foi de 35,5 pontos. É algo próximo ao último capítulo de uma “novela das 9”.
Só no Grande Recife foram 1.293.797 telespectadores, em média, durante as duas horas de programação da Globo. Esse número é igual ao pico do jogo de ida. Na volta, o pico foi de 45,0 pontos. Pois é, dez a mais. Assim, a finalíssima chegou a ter 1.640.025 telespectadores simultâneos – recorde no estado nesta temporada. Vale lembrar que cada ponto mensurado pela Kantar Ibope Media corresponde a 1% da região pesquisada. Ou seja, 45% da RMR estava “ligada na Globo”. Atualmente, 1 ponto no Recife equivale a 36.445 pessoas. É a maior praça do Nordeste, pouco à frente de Fortaleza (36.279) e Salvador (36.111).
Decisão marcou a despedida de Rembrandt
No blog, tenho os dados de todas as finais, sem lacunas, desde 2016. Nos últimos oito anos, a média da “volta” foi de 37,5 pontos. Ainda que a final de 2023 tenha sido altíssima, ficou abaixo, pesando o dia da transmissão. Porém, teve um aumento de 7,9 pontos em relação à “ida”, na Arena. A partida que resultou no título estadual do Sport após quatro anos também marcou a despedida de Rembrandt Júnior do Pernambucano. À frente das transmissões da Globo NE há 24 anos, o narrador agora irá atuar na Globo Rio, nos jogos da “rede”.
Fim das transmissões na Globo Nordeste?
O jogo disputado em 22 de abril encerrou o contrato de transmissão do Campeonato Pernambucano, tanto com a Rede Globo, na tevê aberta, quanto com a DAZN, no pay-per-view. A duração foi de 1 ano. No caso da Globo, o canal vem transmitindo a competição há 24 anos, com seguidas renovações. A partir de agora, haverá uma nova negociação para 2024. Na edição vencida pelo Sport, o total gerado pelos contratos, somando ainda a Betnacional, com o naming rights, foi de R$ 5 milhões, sendo R$ 1 mi a cada grande clube.
As audiências médias dos jogos de volta da final do Pernambucano (2016-2023)
1º) 2021 – 44,0 pontos, Náutico* (5) 1 x 1 (3) Sport (23/05, domingo)
2º) 2019 – 42,5 pontos, Sport* (4) 1 x 2 (3) Náutico (21/04, domingo)
3º) 2017 – 41,9 pontos, Salgueiro 0 x 1 Sport* (28/06, quarta)
4º) 2016 – 41,0 pontos, Sport 0 x 0 Santa Cruz* (08/05, domingo)
5º) 2018 – 35,8 pontos, Náutico* 2 x 1 Central (08/04, domingo)
6º) 2023 – 35,5 pontos, Sport* 2 x 0 Retrô (22/04, sábado)
7º) 2020 – 33,3 pontos, Santa Cruz (3) 0 x 0 (4) Salgueiro* (05/08, quarta)
8º) 2022 – 26,0 pontos, Retrô (2) 0 x 1 (4) Náutico* (30/04, sábado)
* O clube campeão
Variação de pontos de audiência da “ida” para a “volta” da final do PE
2016: -4,0 pontos
2017: +7,6 pontos
2018: +8,0 pontos
2019: +7,0 pontos
2020: +8,6 pontos
2021: +14,0 pontos
2022: +1,5 ponto
2023: +7,9 pontos
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