As duas ligas concentram os 40 clubes das duas principais divisões de 2025. Imagem: divulgação.
A transmissão da Série B foi completamente reformulada para a temporada 2025. Na televisão aberta, Globo, Band e TV Brasil saem de cena, com a RedeTV! retornando à competição após oito anos. A emissora chegou a ser um canal tradicional na Segundona, passando 10 das 12 edições entre 2006 e 2017. Desta vez, num acordo firmado por apenas um ano, a RedeTV! terá direito a dois jogos por rodada, um deles no sábado, às 16h. Entretanto, esta nem é a principal mudança. O que realmente chama a atenção é a saída do Grupo Globo da segunda divisão do Campeonato Brasileiro após 28 anos.
A substituição do Premiere
Portanto, sem Rede Globo na TV aberta, sem SporTV na TV fechada e sem Premiere no pay-per-view, onde todos os jogos eram exibidos. Quem irá cobrir esse espaço é o Grupo Disney, que fechou um contrato de três anos. Ou seja, irá exibir 1.140 partidas somando as edições de 2025, 2026 e 2027. A empresa distribuirá esses jogos na ESPN e, sobretudo, no streaming Disney+. Na estreia da ESPN, em 4 de abril, a empresa escolheu Paysandu x Athletico-PR, com a narração de Rogério Vaughan, o titular nas transmissões da Premier League.
Quem também vai transmitir a competição é o Desimpedidos, um canal do YouTube com 9,9 milhões de inscritos. Pelo acordo pontual, irá exibir os mesmos jogos da RedeTV!. Inclusive, o primeiro detalhamento da tabela da Série B confirmou isso, com Coritiba x Vila Nova e Ferroviária x Remo na 1ª rodada e Cuiabá x Avaí e Chape x Coritiba na 2ª. A curiosidade é que num primeiro momento o Grupo Disney ficaria com os outros 16 jogos dessas rodadas, sem choque nas transmissões. Porém, a CBF corrigiu o erro e garantiu os 20 jogos na Disney+.
Precisou do aval dos times da Série A
Uma reportagem do jornal O Estado de S. Paulo, assinada por Marcel Rizzo, informa que ainda haverá a transmissão através do aplicativo Kwai, com direito a um jogo por rodada. Por sinal, a publicação do Estadão aponta uma receita absoluta de R$ 170 milhões nesta Série B, incluindo todos os contratos firmados em parceria pela Liga Forte União (LFU) e pela Libra, que se reuniram pela primeira vez. Isso inclui as transmissões e as placas publicitárias nos estádios. Em 2025, a competição tem 16 clubes da LFU e 4 da Libra. Porém, o contrato só saiu em cima da hora por causa de alguns clubes da Série A. Isso mesmo.
Como os acordos foram fechados pelas duas ligas nacionais em atividade, era preciso ter o posicionamento de todos os respectivos filiados. A composição da Série A desta temporada tem 11 clubes da LFU e 9 da Libra. Numa apuração do blog, a coleta de assinaturas atrasou um pouco devido aos clubes com gestões estrangeiras, casos de Bragantino (Red Bull), Bahia (Grupo City) e Botafogo (John Textor). Com o aval dos 40 clubes, o acordo comercial foi finalmente homologado. Dito isso, ainda não há um valor preciso sobre a nova cota da Série B, pois além da receita gerada na competição há um pequeno repasse da receita gerada pela primeira divisão. Na edição anterior, o valor fixo da Segundona foi de R$ 9,5 milhões.
16 clubes da LFU na Série B
Amazonas (AM), América (MG), Athletic (MG), Atlético (GO), Athletico (PR), Avaí (SC), Botafogo (SP), Chapecoense (SC), Coritiba (PR), CRB (AL), Criciúma (SC), Cuiabá (MT), Goiás (GO), Novorizontino (SP), Operário (PR) e Vila Nova (GO)
4 clubes da Libra na Série B
Ferroviária (SP), Paysandu (PA), Remo (PA) e Volta Redonda (RJ)
Transmissões da Série B na TV aberta
2006-2011: Globo e RedeTV!
2012-2013: Globo e Band
2014: Globo e RedeTV!
2015-2016: Globo, RedeTV! e TV Brasil
2017: Globo e RedeTV!
2018-2022: Globo
2023: Band
2024: Band, Globo e TV Brasil
2025: RedeTV!
* Na era dos pontos corridos, a partir de 2006
Leia mais sobre o assunto
Definida a transmissão do Brasileirão 2025, com 11 times na Record e 9 times na Globo