As transmissões devem ocorrer entre 17 de janeiro e 7 de abril. Imagem: GOAT/Instagram.
O Campeonato Pernambucano de 2024 tem uma nova “casa” no streaming. Pela primeira vez, a competição será transmitida no canal GOAT, do YouTube. O perfil criado em fevereiro de 2019 conta hoje com 1,09 milhão de inscritos, tendo em seu portfólio competições como Campeonato Alemão, Liga Saudita e Copa Argentina. Neste ano também teve a Série C, na sua primeira investida no mercado brasileiro, com o passo seguinte sendo a busca por torneios estaduais. O primeiro anúncio foi em 17 de novembro, com o Campeonato Cearense. Lá, firmou por 19 jogos, sendo 8 exclusivos. Agora é a vez do Pernambucano.
A informação foi antecipada pelo repórter Alan Dias, do Diario de Pernambuco. Obtive a confirmação com o presidente da FPF, Evandro Carvalho, que disse que o contrato é de um ano, como “experiência”. Essas negociações deste canal online no Nordeste lembram a movimentação feita pelo antigo canal Esporte Interativo, da tevê por assinatura, que chegou a contar com os direitos de sete campeonatos estaduais da região na década passada.
Trio de Ferro liberado no YouTube?
Uma exceção naquela ocasião, com o “EI”, foi justamente o Pernambucano, já que a Globo vinha assinando com exclusividade, obtendo os direitos na tevê aberta (Globo NE), na tevê fechada (SporTV) e no pay-per-view (Premiere). Isso mudou em 2023, quando no novo contrato com a FPF. A emissora só comprou os direitos em sinal aberto, com a exibição local chegando já a 25 anos seguidos. Já o PPV foi para a DAZN, com nova mudança agora. Era algo até esperado, pois os contratos de transmissão do Estadual passaram a ser anuais.
Sobre a mudança da DAZN para o GOAT, me refiro só ao formato da exibição, via streaming, pois há uma diferença clara entre os dois acordos. O modelo de negócio do GOAT é feito com transmissões gratuitas no YouTube. Considerando a presença dos três grandes em alguns desses jogos, será algo raro – sobretudo para o público fora de PE, que até hoje tinha apenas SporTV, Premiere e DAZN como opções. Nos últimos anos, Náutico, Santa Cruz e Sport vêm ganhando a mesma cota de participação. Em 2023 o repasse para cada um foi de R$ 1 milhão, valor que deve seguir, somando Globo e GOAT, com a devida correção inflacionária.
Histórico de transmissões do Pernambucano
1988/1989: Globo (aberta)
1995: Globo* (aberta)
1996: Band** (aberta)
1998: SporTV (fechada)
1999: TV Pernambuco (aberta)
2000/2010: Globo (aberta) e SporTV (fechada)
2011/2022: Rede Globo (aberta), SporTV (fechada) e Premiere (PPV)
2023: Globo (aberta) e DAZN (PPV)
2024: Globo (aberta) e GOAT (streaming)
* Só o jogo de volta da final
** Só a rodada dupla de abertura
Leia mais sobre o assunto
Pernambucano 2024 tem redução de clubes e mata-mata maior; veja o regulamento
Rede Globo segue no Pernambucano em 2024 e completa 25 anos na transmissão local
Atualização: O perfil do GOAT anunciou oficialmente meia hora após o post no blog.
MAIS UM CAMPEONATO NO CANAL GOAT! 🔥
Depois do Cearense chegou a hora do… Campeonato Pernambucano, visse? Transmitiremos DE GRAÇA, COM IMAGENS e AO VIVO para vocês!
Será que vem mais por aí? Fiquem ligados na programação e nas redes! #LetsGOAT pic.twitter.com/ptBtFEtMZ9
— Canal GOAT (@CanalGOATBR) November 22, 2023