O Lacerdão durante a disputa na Série A2 de 2022. Fotos: Central e City/instagram.
Com 369 mil habitantes segundo a última projeção do IBGE, Caruaru terá três clubes no Campeonato Pernambucano de 2023, sendo o primeiro município do interior com essa quantidade de representantes na elite do futebol local. Com o formato de turno na fase classificatória, com onze rodadas ao todo, serão ao menos 16 jogos na Capital do Agreste, sendo 6 do Caruaru City, 5 do Central e 5 do Porto.
Os jogos deverão ser realizados em dois estádios, o Lacerdão e o Antônio Inácio. Para dar conta disso, em termos de bilheteria, os três clubes almejam a criação de um programa especial na cidade, inspirado no “Todos com a Nota”. Apesar da ex-prefeita caruaruense Raquel Lyra ter sido eleita governadora do estado, com mandato entre 2023 e 2026, a continuidade da campanha de subsídio estatal nos ingressos, retomada durante o Campeonato Brasileiro de 2022, ainda não está confirmada.
Por isso, os representantes do trio local na A1 se encontraram em 16/11 com o presidente da Câmara de Vereadores de Caruaru, Bruno Lambreta, “para tratar da viabilidade para a criação de programa de incentivo nos moldes do TCN”. Participaram do encontro o presidente do City, Evandro Marinho, o vice do Central, Sivaldo Oliveira, e o diretor do Porto, José Porfírio. Os clubes não divulgaram o modelo sobre a versão especial do TCN.
Evandro Marinho, mandatário do City:
“Nós já havíamos nos reunido anteriormente com o presidente da Câmara. Ele foi muito receptivo à ideia e se colocou à disposição para dialogar com o prefeito (Rodrigo Pinheiro) e os demais vereadores. Agora, com os acessos de Central e Porto, entendemos que seria o melhor momento e estamos muito entusiasmados para darmos este novo passo para o esporte caruaruense”.
Genérico ou não, TCN segue em xeque
Vale lembrar que a última campanha do TCN no estado trocou R$ 200 em notas ficais por 1 ingresso, com solicitação via aplicativo oficial. Ao todo, um investimento de R$ 8,7 milhões até o fim do calendário esportivo de 2022. Apesar da receptividade sobre a ideia no âmbito municipal, será que dá tempo de implantar uma versão especial até o início do Estadual? Me parece difícil. A próxima edição do PE começará em 7 de janeiro de 2023, faltando cerca de 50 dias até os primeiros jogos nos estádios da cidade. Com ou sem Todos com a Nota…