Anúncio da Betnacional
Compartilhe!

Sampaio Corrêa entra na Libra

O clube de São Luís é o primeiro a trocar de liga, sendo o 2º nordestino a entrar na Libra.

O atual contrato de transmissão do Campeonato Brasileiro, com quase todos os direitos pertencendo à Rede Globo, vai até 2024. Portanto, a partir de 2025 começará um novo ciclo na Série A, cuja negociação já levará em consideração a “Lei do Mandante” – na Série B isso já valerá em 2023. No meio deste processo há a formação da liga nacional. Por enquanto, com duas correntes, a Libra (Liga do Futebol Brasileira) e a LFF (Liga Forte Futebol), que começou contando com todos os clubes nordestinos que marcaram posição no primeiro semestre. Em ambos os casos, a largada foi com os times das Séries A e B de 2022. Porém, o tabuleiro começou a mudar.

Após o acesso na terceirona, o Vitória foi convidado pela Libra e confirmou a adesão em 11 de novembro, sendo o primeiro nordestino neste grupo. Agora, a primeira mudança de casa. Em 17 de novembro o Sampaio Corrêa publicou uma nota oficial anunciando a sua saída da LFF, considerando que alguns pontos sobre a Série B não vinham sendo debatidos. Passado quase um mês o Sampaio confirmou a troca, com o ingresso na Libra, que agora conta com 16 clubes, sendo 10 da primeira divisão de 2023. A LFF agora tem 24 filiados, sendo 9 da primeira. A única lacuna na elite é o Bahia, que ainda não se decidiu devido ao processo de criação da sua SAF, que foi adquirida pelo Grupo City com 98% de aprovação dos sócios. A tendência é que o tricolor de Salvador se junte ao arquirrival – apenas por coincidência.

Lembrando que, hoje, os dois grupos só articulam os processos em relação aos novos contratos de transmissão na tevê, o que não significa que serão “dois campeonatos” a partir de 2025. O campeonato será um só, mas poderemos ter, sim, dois contratos paralelos. Projetando um exemplo, tomando como base a atual formação do Brasileirão, o jogo entre Flamengo e Fortaleza teria os direitos da Libra no Maracanã e da LFF no Castelão. Daí a aplicação da “Lei do Mandante”. Em relação à receita, a Libra teria aprovado a assinatura de um contrato de exclusividade para vender 20% do seu capital ao Mubadala, um fundo de Abu Dhabi. A liga receberia R$ 4,75 bilhões, segundo o jornalista Lauro Jardim, de O Globo.

Já a LFF, cujo processo vem sendo produzido pela consultoria XP, diz ter “avançado nas tratativas com investidores”, além de passar a conversar com clubes tradicionais que hoje estão na Série C, casos de Paysandu e Remo, por exemplo – projetando mais jogos na grade nas divisões acima dos próximos anos. Com fundos milionários fazendo ofertas por percentuais das ligas, essa as peças desta história ainda deverão mudar bastante, mas a movimentação do Sampaio já é um ponto relevante, concretizando a possibilidade de atração de uma liga sobre a outra. Há chance de caminho inverso?

A seguir, a atual composição das ligas nacionais, com 41 clubes confirmados até 9 de dezembro de 2022. As divisões de cada um já se referem ao campeonato de 2023.

Os 17 clubes na Libra

10 na Série A: Botafogo (RJ), Bragantino (SP), Corinthians (SP), Cruzeiro (MG), Flamengo (RJ), Grêmio (RS), Palmeiras (SP), Santos (SP), São Paulo (SP) e Vasco (RJ); 7 na Série B: Guarani (SP), Ituano (SP), Mirassol (SP), Novorizontino (SP), Ponte Preta (SP), Sampaio Corrêa (MA) e Vitória (BA)

Os 24 clubes na Forte Futebol

9 na Série A: Athletico (PR), Atlético (MG), América (MG), Coritiba (PR), Cuiabá (MT), Fluminense (RJ), Fortaleza (CE), Goiás (GO) e Internacional (RS); 11 na Série B: Atlético (GO), Avaí (SC), Chapecoense (SC), Ceará (CE), Criciúma (SC), CRB (AL), Juventude (RS), Londrina (PR), Sport (PE), Vila Nova (GO) e Tombense (MG); 4 na Série C: Brusque (SC), CSA (AL), Náutico (PE) e Operário (PR)

Abaixo, a publicação do Sampaio Corrêa confirmando a entrada oficial na Libra.

Na mesma semana, os clubes da LFF fizeram um comunicado geral sobre as novas ações.

Leia mais sobre o assunto
Libra x Forte Futebol? A briga das ligas pelos direitos de TV, mas sem torneios paralelo


Compartilhe!