Anúncio da Betnacional
Compartilhe!

O Clássico-Rei na semifinal teve a maior audiência média e a maior audiência acumulada.

Com 16 transmissões liberadas, a Copa do Nordeste de 2020 contabilizou 20 milhões de visualizações no Youtube, num aumento de 232% em relação à edição de 2019, que teve 6 milhões de views – e apenas uma transmissão a menos na fase principal. Na média por jogo, considerando o total de pessoas que clicaram no link, o dado passou de 401 mil para 1,25 milhão.

O sinal liberado foi uma ação da própria Liga do Nordeste para aumentar a visibilidade da competição – além disso, ainda teve tevê aberta (SBT, no Nordeste), tevê fechada (Fox Sports) e pay-per-view (Live FC, também por streaming). Aqui, um levantamento sobre o streaming “gratuito”. Em 2019, as audiências acumuladas oscilaram de 118 mil a 936 mil. Desta vez, de 408 mil a 3,3 milhões, com o recorde estabelecido na semifinal entre Fortaleza e Ceará, em Pituaçu, já na retomada da competição em sede única, num situação excepcional em prevenção ao Covid-19. Por sinal, os sete jogos nesta volta foram os sete maiores, todos acima de 1 milhão.

Uma das explicações é o aumento do próprio perfil da copa na rede social. O número de inscritos no Youtube saltou de 300 mil para 800 mil durante a edição, com a volta, sem público, acontecendo num momento de explosão no streaming esportivo – vide a decisão do Campeonato Carioca de 2020, com o Fla-Flu virando a maior live da história do Youtube.

Além do ranking absoluto, vale destacar também (pois é tão importante quanto) a audiência simultânea. Se em 2019 nenhum jogo do NE chegou a 100 mil aparelhos conectados no mesmo instante, desta vez sete jogos passaram da marca. E passaram bastante. O Clássico-Rei, que foi o único jogo do país naquele horário, contribuindo para o sucesso, chegou a 472 mil pessoas, num alcance muito além dos telespectadores do Nordeste. Dos 16 clubes presentes na fase principal, 12 tiveram jogos no Youtube. Por fim, a ressalva de que nenhuma partida foi exclusiva no Youtube. Ou seja, sempre houve concorrência, de um a três formatos.

Visualizações do Nordestão no Youtube*
2019 – 6.016.300 em 15 jogos, com média de 401.086
2020 – 20.014.989 em 16 jogos, com média de 1.250.936
* Considerando todos os dados no dia seguinte ao encerramento

O ranking de audiência absoluta do Nordestão 2020, via Youtube
1º) 3.335.933 – Fortaleza 0 x 1 Ceará (28/07, semi)
2º) 3.100.000 – Bahia 0 x 1 Ceará (04/08, final)
3º) 1.889.959 – Bahia 1 x 0 Confiança (29/07, semi)
4º) 1.713.163 – Fortaleza (4) 0 x 0 (1) Sport (25/07, quartas)
5º) 1.600.000 – Ceará 3 x 1 Bahia (01/08, final)
6º) 1.537.102 – Bahia 4 x 1 Náutico (22/07, grupo)
7º) 1.511.987 – Fortaleza 3 x 1 América-RN (21/07, grupo)
8º) 745.858 – Ceará 2 x 2 Bahia (15/02, grupo)
9º) 664.307 – River 0 x 4 Ceará (03/04, grupo)
10º) 661.500 – Santa Cruz 3 x 0 Botafogo-PB (13/03, grupo)
11ª) 657.409 – Ceará 2 x 1 Sport (15/03, grupo)
12º) 634.200 – Sport 1 x 0 Santa Cruz (07/03, grupo)
13º) 571.633 – Santa Cruz 0 x 0 Bahia (25/01, grupo)
14º) 517.970 – Vitória 2 x 1 CRB (27/02, grupo)
15º) 465.193 – Fortaleza 3 x 0 Santa Cruz (08/02, grupo)
16º) 408.775 – Sport 1 x 1 Vitória (01/02, grupo)

Maiores audiências simultâneas no Youtube
1º) 472,5 mil – Fortaleza 0 x 1 Ceará (28/07, semifinal)
2º) 402,6 mil – Bahia 0 x 1 Ceará (04/08, final)
3º) 309,6 mil – Bahia 1 x 0 Confiança (29/07, semifinal)
4º) 287,3 mil – Fortaleza (4) 0 x 0 (1) Sport (25/07, quartas)
5º) 255,5 mil – Ceará 3 x 1 Bahia (01/08, final)
6º) 237,3 mil – Fortaleza 3 x 1 América-RN (21/07, grupo)
7º) 140,1 mil – Bahia 4 x 1 Náutico (22/07, grupo)
8º) 87,4 mil – Santa Cruz 3 x 0 Botafogo-PB (12/03, grupo)
9º) 85,6 mil – Ceará 2 x 2 Bahia (15/02, grupo)
10º) 82,0 mil – Ceará 2 x 1 Sport (15/03, grupo)
11º) 72,4 mil – Sport 1 x 0 Santa Cruz (07/03, grupo)
12º) 68,6 mil – River 0 x 4 Ceará (03/03, grupo)
13º) 63,0 mil – Vitória 2 x 1 CRB (27/02, grupo)
14º) 59,8 mil – Santa Cruz 0 x 0 Bahia (25/01, grupo)
15º) 51,2 mil – Fortaleza 3 x 0 Santa Cruz (08/02, grupo)
16º) 50,5 mil – Sport 1 x 1 Vitória (01/02, grupo)

Nº de transmissões na fase principal (16 jogos)
6x – Bahia e Ceará
4x – Fortaleza, Santa Cruz e Sport
2x – Vitória
1x – América-RN, Botafogo-PB, Confiança, CRB, Náutico e River

A evolução no nº de inscritos no perfil da Copa do Nordeste no Youtube
300 mil inscritos em 25/01 (1ª transmissão)
400 mil inscritos em 15/02 (4ª transmissão)
500 mil inscritos em 07/03 (7ª transmissão)
600 mil inscritos em 22/07 (11ª transmissão)
700 mil inscritos em 29/07 (13ª transmissão)
800 mil inscritos em 04/08 (16ª transmissão)

Todo o cenário acima se refere à fase principal, com 16 transmissões entre os 72 jogos. Porém, ainda houve a fase preliminar, com 8 jogos. E os 8 foram exibidos no Youtube, ainda em maio de 2019. Neste recorte, a visualização total chegou 1.048.612, com média de 131.076.

O ranking de audiência absoluta na fase preliminar de 2020, via Youtube
1º) 255.788 – Náutico 2 x 0 Campinense (15/05/2019, preliminar)
2º) 180.485 – CRB 2 x 1 Juazeirense (14/05/2019, preliminar)
3º) 131.945 – Campinense 2 x 1 Náutico (01/05/2019, preliminar)
4º) 127.584 – Sampaio Corrêa 0 x 2 Confiança (07/05/2019, preliminar)
5º) 122.031 – Juazeirense 0 x 0 CRB (07/05/2019, preliminar)
6º) 103.311 – ABC 2 x 0 Altos (08/05/2019, preliminar)
7º) 65.814 – Confiança 0 x 0 Sampaio Corrêa (01/05/2019, preliminar)
8º) 61.654 – Altos 1 x 0 ABC (02/05/2019, preliminar)

Nº de transmissões na fase preliminar (8 jogos)
2x – ABC, Altos, Campinense, Confiança, CRB, Juazeirense, Náutico e Sampaio Corrêa

Leia mais sobre o assunto
Invicto, o Ceará vence o Bahia de novo e conquista a Copa do do Nordeste de 2020. Bi!

As audiências no streaming do Nordestão 2019, com 6 milhões de visualizações

Fla-Flu em 2020 chega a 3,5 milhões de pessoas simultaneamente no Youtube. Nova realidade?


Compartilhe!